Para onde viajar em setembro: os 5 melhores destinos

Para onde viajar em setembro? Essa é uma pergunta comum de quem escolhe esse mês menos movimentado para tirar férias. A verdade é que há destinos ótimos no Brasil e no mundo, alguns com eventos especiais e outro com simplesmente com clima ideal.

Destinos no Brasil pra viajar em setembro: Holambra (SP)

Flores, flores e mais flores! Holambra é a capital nacional das flores, uma cidade charmosa e colorida que fica a 135 km de São Paulo. O nome (com certeza você pensou em Holanda) vem da comunidade holandesa que vive no local e mantém as tradições do país.

Setembro é o mês ideal para visitar Holambra, pois é quando acontece a Expoflora. O evento foi criado em 1981 para expandir o mercado de flores, paisagismo e também para celebrar a cultura holandesa. As entradas para o evento são vendidas com antecedência pelo site Ingresso Rápido ou nos dias de exposição.

Além do evento, vale um passeio pelos prédios históricos do centro da cidade e também visitar os campos de flores, para conhecer as plantações de rosas, girassóis e muitas outras plantas. A empresa Real Receptivo Holambra faz esse tour. Inclua também o Moinho dos Povos Unidos e o Museu Histórico de Holambra no roteiro.

Como chegar em Holambra: De carro, seguindo pela Rodovia Bandeirantes ou Anhanguera até a SP-340 e entrando para a cidade de Holambra.

Clima em Holambra: As temperaturas em setembro são moderadas, tendo mínima de 12ºC e máxima de 25ºC e chove pouco durante o mês.

Onde se hospedar em Holambra: Bem no centro fica o Hotel 1948, muito charmoso, moderno e confortável. Outros bons são o Hotel e Pousada OCA e o Holambra Garden Hotel, que ficam a 15 minutos de caminhada da rua principal.

Para onde viajar em setembro: Portal da cidade de Holambra.

Para onde viajar em setembro: Portal da cidade de Holambra.

Destinos nacionais para ir em Setembro: Jardim de flores na Exploflora em Holambra.

Destinos nacionais para ir em Setembro: Jardim de flores na Exploflora em Holambra.

Para onde ir em setembro: Holbox (México)

O que faz essa cidade desconhecida ser tão especial, ainda mais em setembro? A gente explica. Além de ter o mar azul e calmo da costa leste mexicana, Holbox é o santuário natural dos tubarões baleias.

Esses graciosos animais migram para a península de Yucatán por causa de um fenômeno chamado de ressurgência que acontece até o final de setembro. Os passeios para mergulhar com eles são feitos por empresas locais, como a  Unexplore Experience e a Holbox Whale Sharks.

O valor por pessoa é a partir de 120 dólares e o passeio dura aproximadamente 6 horas (entre no site da empresas para conferir o ponto de partida).

O tubarão baleia, no México: setembro ainda é temporada de migração dos animais

Mas além dessa atividade incrível, há outras coisas para fazer na charmosa Holbox. Primeiro, é andar no centrinho pecado da ilha. Ele tem áreas de interior, sem carros, agitação ou onda de turistas. Há restaurantes locais, lojinhas de lembranças e muita tranquilidade.

O próprio centrinho fica na frente de um mar azul esverdeado, outra coisa para se fazer por lá. Mergulhar nas águas calmas de Holbox e relaxar na areia são atividades obrigatórias. Mas, quem quiser ir além, pode alugar uma magrela (tem várias lojas no centro) e ir pela orla até Cabo Catoche, na parte leste da ilha.

Como chegar em Holbox: Por se tratar de uma ilha, a única forma de chegar é de barco, pela cidade de Chiquilá. Essa cidade fica na parte norte de Quintana Roo, a aproximadamente 140 km de Cancún.

Dá para chegar de carro, de ônibus (pelas empresas Mayab e Oriente) ou com transfer (empresas Tranfer Holbox e Travel Yucatan ou verificando a disponibilidade no hotel reservado).

Já a travessia até a ilha é feita pela Holbox Express, com saídas a cada 1h. O valor é 140 pesos por pessoa a cada trecho.

Viagem em setembro: Letreiro da pacata cidade de Holbox.

Viagem em setembro: Letreiro da pacata cidade de Holbox.

E ai vai um aviso: as empresas de ônibus não tem sites. Então, se optar por esse meio para chegar em Chiquilá, saiba que será necessário ir na rodoviária para verificar os horários de saída e os valores para a viagem de ida e volta.

Clima em Holbox: Setembro é um mês com chuvas moderadas e também o período de furacões no Caribe. Porém, é também quando os tubarões baleias aparecem. Nesse caso, vale a pena pensar nas possibilidades e no desejo de conhecer esse destino.

Onde se hospedar em Holbox: Todas as pousadas e hotéis da ilha ficam concentradas nas proximidades do centro, o que facilita na locomoção. Um hotel lindo por lá é o Hotel Casa Takywara, que fica uma praia privada e tem quartos em bangalôs separados. Outro, também de frente para o mar é o CASA CAT BA, muito tropical e confortável.

Agora, se quiser luxo, sugerimos ir um pouco mais afastado no Las Nubes de Holbox. Os quartos ficam em diferentes cabanas viradas para o mar azul ou para os jardins. Há a disponibilidade de equipamentos aquáticos, uma SPA, bicicletas e contratação de passeios pela ilha.

Viajar em setembro: o mar impressionantemente azul de Holbox.

Viajar em setembro: o mar impressionantemente azul de Holbox.

Viajar em setembro: Tiradentes (MG)

Histórica, cultural e charmosa. Essa é a cidade de Tiradentes, em Minas Gerais. Não só o clima  de setembro é ótimo, com poucas chuvas e temperaturas agradáveis, mas nesse mês acontece também o Festival Internacional de Artes Vertentes.

Ele reúne música, pintura, apresentações, exposições e outras inúmeras atividades para toda a família. No site oficial tem a programação de todos os dias de evento, com a localização de cada uma delas (sempre em pontos importantes do centro).

Fora ele, há inúmeras igrejas, museus e ruas para visitar. Nós temos o post Tiradentes, um roteiro delicioso em Minas Gerais, com várias dicas imperdíveis do que fazer por lá.

Tiradentes também é um destino para criançada.

Tiradentes também é um destino para criançada.

Como chegar em Tiradentes: Ela fica à 190 km de Belo Horizonte, onde fica o aeroporto mais próximo. Vale alugar um carro e ir por conta própria pela BR-040. Das capitais São Paulo e Rio de Janeiro, as distancias são, respectivamente 490 km e 340 km.

Clima em Tiradentes: É a estação de seca, quando chove menos. O bom é que não atrapalha os passeios (que são basicamente a pé) e as temperaturas são amenas.

Onde se hospedar em Tiradentes: O centro é a nossa área favorita para ficar em Tiradentes. Nós recomendamos a Pousada do Ó, um casarão colonial lindo, o Solar da Ponte, com decoração de época, e o Richard Rothe, ao lado da Igreja da Matriz.

Destinos nacionais em setembro: a charmosa e histórica Tiradentes.

Destinos nacionais em setembro: a charmosa e histórica Tiradentes.

Destinos internacionais em setembro: Lima (Peru)

Lima é uma capital vibrante, com muita história, cultura e, principalmente, gastronomia. Em setembro a cidade recebe o festival Mistura, que reune produtores locais, chefes famosos e muita comida boa.

No site oficial do Governo ficam as informações do evento, sempre com as datas, preços e atrações. Vale conferir para programar a visita.

Além disso, o clima é agradável nessa época e, no mais, Lima tem muito o que fazer. O centro histórico tem para visitar o Palácio do Governo, a Igreja e o Convento de São Francisco de Assis e a Praça das Armas. O Museu Nacional de Cultura Peruana fica próximo e é super interessante para ir em família.

Para onde viajar em setembro: Conhecer o centro histórico de Lima.

Para onde viajar em setembro: Conhecer o centro histórico de Lima.

Outro bairro para conhecer é o de Miraflores, onde ficam alguns dos melhores restaurantes e hotéis da cidade. Lá também tem um mirante lindo para o mar, que é favorecido pela geografia local.

Quem quiser estender a viagem pode ir até Cusco, cidade de partida para Machu Pichu.

Como chegar em Lima: O Aeroporto Internacional Jorge Chávez, à 30 minutos do centro de Lima é a porta de entrada para a cidade. Ele recebe voos do Brasil, principalmente das capitais de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.

Para sair do aeroporto, há transfes privados e coletivos, vendidos pelas empresas Peruvian Shuttle, Lima Mentor e Transfer Lima.

Clima em Lima: Ainda é inverno e o clima é ameno. Os dias não são tão ensolarados, mas chove pouco.

Onde se hospedar em Lima: Miraflores é o bairro mais charmoso para se hospedar em lima. É onde se concentram bons restaurantes, lojas e também onde ficam o shopping Lacomar e o calçadão com vista para o mar.

Bons hotéis por lá são o AC Hotel, da rede Marriott (com design moderno), o Belmond Miraflores Park, luxuoso e bem localizado, e o Best Western Plus Urban Larco Hotel, em frente ao shopping.

O que fazer em Lima: Conhecer o bairro de Miraflores.

O que fazer em Lima: Conhecer o bairro de Miraflores.

Onde ir em setembro: Gramado (RS)

A cidade mais cenográfica do país é um dos melhores destinos para ir em setembro. Explicamos. É nesse mês que começa a primavera e as flores voltam a colorir as ruas e jardins de Gramado (principalmente as hortênsias).

Outras vantagens são os preços, muito inferiores aos meses de alta, e também a lotação, sendo um dos meses com o menor numero de turistas. Isso significa atrações mais tranquilas e ruas mais calmas.

Agora, sobre o que ver, ai vai uma dica. Aproveite ao máximo os passeios ao ar livre. Isso incluí caminhar pelo centro, ir até o Lago Negro, até a Praça das Etnias e conhecer o Mini Mundo (principalmente com crianças). O Parque Snowland (com atividades no gelo) também é super divertido.

E não dá para deixar de dar um pulo na cidade vizinha (bem perto) Canela. Por lá tem o Parque Terra Mágica Florybal, para ir em família, e os parques do Caracol e da Ferradura, para quem gosta de natureza e ecoturismo.

Como chegar em Gramado: O aeroporto mais próximo é o de Porto Alegre, a 115 km de Gramado. Chegando lá, dá para alugar um carro e ir por conta própria ou dá para contratar transfer (empresas que oferecem o serviço: Gramado Receptivo, Brocker Turismo e Book Transfer).

Clima em Gramado: O mês de setembro dá boas vindas à primavera, com jardins floridos, principalmente com hortênsias. Já as temperaturas são medianas, não passando dos 20 graus.

Onde se hospedar em Gramado: Dois hotéis bem localizados (no centro da cidade) e de alta qualidade são o Laghetto Stilo e o Prodigy Gramado. Os quartos são amplos, confortáveis, há amenidades gratuitas nos banheiros e wi-fi gratuito.

Viagem em setembro: Portal da cidade de Gramado.

Viagem em setembro: Portal da cidade de Gramado.

O que fazer em Gramado: caminha pela rua principal da cidade.

O que fazer em Gramado: caminha pela rua principal da cidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.