Dicas de Tulum: roteiro de 3 dias

Nem só de Cancún vive Quintana Roo. Tulum, na verdade, consegue ser ainda  mais linda que região vizinha. É um recanto gipsy e original na Riviera Maia, com um pé em Woodstock, mas cheio de bons hoteis, beach clubs, guacas e tortillas insuperáveis, glampings de tirar o fôlego e piscinas de borda infinita com vista pro mar. E para você aproveitar tudo o que esse lugar tem de melhor, montamos um roteiro de 3 dias em Tulum  (na verdade, vale ficar uma semana por aqui, e por isso no fim do post colocamos mais dicas de Tulum, Mas três dias dá pra curtir, principalmente se você está fazendo um roteiro conjugado com Cancún). Confere só:

Como chegar em Tulum:

O aeroporto mais próximo de Tulum é o de Cancún, a 130 km de distância e pouco mais de 2 horas de carro. A melhor opção de chegar até a cidade é alugando carro no aeroporto e devolvendo no retorno, já que todas as atividades podem ser feitas por conta própria e as estradas são bem sinalizadas.  Para ver os melhores valores de locação, você pode alugar seu carro online pela Rentcars ou então pela rentalcars. A Rentcars é nacional, então sempre dou preferência, já que nao entra IOF se for pagar no cartão.

Como se locomover em Tulum:

Se você for ficar uma dia apenas,  alugue uma bike. Boa parte dos hoteis já têm bicicletas disponíveis para os hóspedes. Caso o seu não tenha, vá até o centrinho de Tulum.

dicas de tucum como se locomover

Roteiro 3 dias em Tulum: Dia 1

9 horas: Café da manhã no Raw Love

Em vez de começar o dia no hotel, vá até o Raw Love, na orla de Tulum, e tome um café da manhã caprichado. É um lugar bacana pacas, super alto astral e  com pé no alternativo. O ingrediente principal do Raw é o coco, que aparece em smoothies, iogurtes e também natural . O bônus fica por conta de um ambiente cercado do de palmeiras, plantas nativas, redes de balanço e mesinhas com bancos.

dicas tucum: Raw Love Café

Dicas Tulum: o Raw Love Café é um lugar ótimo para tomar o café da manhã

11 horas: Explorar os cenotes

De todas as atividades possíveis em Tulum, os cenotes estão entre as mais bonitas. Eles são piscinas cristalinas escondidas em cavernas, formadas pelo acúmulo da água das chuvas. Os principais são Gran Cenote e Dos Ojos, que você pode ir com excursões ou por conta própria. Neles é possível nadar e fazer snorkel, explorando a formação rochosa incomum.

O cenote dos Ojos fica na Carretera Federal, próximo a entrada do parque Xel-Há, e o Gran Cenote fica quase na entrada da cidade de Tulum. Dá para fazer os dois em um dia, principalmente se você optou pelo aluguel de carro, mas também dá para ir de taxi e excursões. Nossa dica é levar lanche para não perder muito tempo entre um e outro.

dicas tulum: roteiro 3 dias Cenote dos Ojos

Dicas de Tulum: roteiro de 3 dias não pode deixar de fora um mergulho ao Cenote dos Ojos

dicas tulum Gran Cenote

Vá também ao Gran Cenote

20 horas: Jantar no Gitano

Na volta dos cenotes, vá para o hotel, descanse um pouco e siga para um jantar tropical no Gitano. O ambiente descontraído e boêmio do lugar lembra uma selva, com mesas de madeiras entre vegetações nativas, disco ball entre as árvores, e pratos coloridos feitos artesanalmente.

Já o menu é típico mexicano, com saladas variadas, tacos, e drink a base de mezcal, destilado derivado da agave. E não deixe de pedir o avocato com amêndoas, ponzu e sal aromático, é delicioso.

dicas Tulum restaurante gitano

Roteiro 3 dias em Tulum: tire uma noite para jantar ano Gitano

Melhores restaurantes em Tulum: roteiro 3 dias tulum

Melhores restaurantes em Tulum: o avocato com amêndoas do Gitano

Dia 2:

8 horas: Dicas de Tulum, explorar as ruínas Maias

O sítio arqueológico Maia de Tulum é um dos mais importantes do México e o único a ficar no litoral. Além das ruínas que contam a história da civilização antiga, há também o azul estonteante do mar que deixa a visita ainda mais interessante. Você pode conhecer o lugar sem guias, mas fica sem mais graça ver as construções sem saber sa história por trás delas, então recomendamos que você contrate um.

Dica de viagem: Vá cedo para o sítio arqueológico, pois a chance de estar com muita gente é sempre menor.

roteiro 3 dias tulum Sítio Arqueológico

Sítio Arqueológico de Tulum

10 horas: Curtir o beach club do Papaya Playa Project

O Papaya Playa Project é um hotel na praia super descolado, com bangalôs de sapê e piscina, e que tem um beach club super gostoso aberto para não hóspedes (você pode ficar nas cabaninhas do beach club se consumir cerca 32 dólares no clube de praia). Tire a manhã pra curtir o clima e a praia daqui, e quando ficar com fome peça um tira-gosto.

Dicas roteiro 3 dias em Tulum: papaya project beach club

Dicas roteiro 3 dias em Tulum: papaya project beach club

dicas tulum roteiro 3 dias Papaya Playa Project

O Beach Club do Papaya Playa Project

 

15h horas: Almoço na Posada Marguerita e mais praia

Quando cansar de ficar no Papaya (se é que é possível cansar de ficar lá ♥) , vá almoçar vendo na Posada Marguerita. O restaurante pé-na-era serve pratos italianos. No menu, vista pro mar, e massas caseiras com vegetais e ingredients locais, focaccia, pickles de couve-flor  e por aí vai.

Depois, relaxe na praia por ali mesmo. Aliás, essa é uma das dicas de Tulum: relaxar num beach club na praia!

dicas de tucum: restaurante da Posada Marguerita

A área da praia do restaurante da Posada Marguerita

dicas de tucum: restaurante da Posada Marguerita

19h horas: Jantar e Party!

As baladinhas em Tulum são um delícia As do Papaya e do Nomade são um delícia. Fiquem ligados nas festas da Lua Cheia também.

Dicas de Tulum: Dia 3

8 horas: Manhã na praia

Aproveitem uma manhã relaxante de frente para o mar caribenho. Se o seu hotel for com pé na areia, melhor ainda, basta curtir o visual. Se não, siga para a parte litoral sul, onde ficam km de águas claras.

Se quiser, também pode começar o dia com uma aula de yoga no Maya Tulum ou o Holistika.

12:30 horas: Almoço no centro de Tulum

Claro que comer de frente para praia é uma delícia, mas dê uma chance e almoço no centro de Tulum. Os restaurantes por lá oferecem pratos mexicanos autênticos, bem temperados e regados a guacamole. Na rua principal, estão o Burrito, Amor, Tulum, o Antojitos El Chiapaneca e o El Tacoqueto, com deliciosas enchiladas e cervejas Sol.

dicas de tulum: restaurantes

O Burrito, Amor, Tulum: boa opção no vilarejo

14 horas:  Tomar sorvete no Flor de Michoacan

E que tal uma paleta? Deixe pra comer de sobremesa uma paleta artesanato no Flor de Michoacan, que fica na rua central da cidade de Tulum. O lugar oferece opções tradicionais com manga, morango, laranja, e frutas típicas mexicanas, como tuna e pitaya.

dicas tucum Flor de Michoacan

Flor de Michoacan: pausa pra um sorvete

14:30 horas: Compras no centro de Tulum

Na estrada principal de Tulum Beach há inúmeras lojinhas com acessórios artesanais, roupas tropicais e uma infinidade de lembrancinhas da cidade. Aproveite a tarde para bater perna por elas e garantir alguns itens para levar para casa.

20 horas: Jantar de despedida no Hartwood

Termine a viagem em Tulum com uma refeição no restaurante Hartwood, considerado o melhor da cidade pelo The New York Times (e com longas filas de espera).  Todas os pratos são preparados sem fogão, o menu varia diariamente dependendo dos ingredientes frescos do dia. O conceito sustentável é a alma do restaurante, que utiliza energia solar para todas as atividades.

Restaurante Hartwood

Restaurante Hartwood

Mais dicas de Tulum, caso você tenha mais tempo

  •  – Explorer a Reserva da Biósfera Sian Ka’an
  • Almoçar no Ziggy’s Beach, na Playa Paraúso. O lugar também oferece ambiente tropical, com mesas na areia e vista para o mar. O cardápio é regado a receitas mexicanas e misturas frescas com frutas refrescantes. Não deixe de pedir os camarões empanados na farinha de coco e as quesadillas.
  • Fazer um lanche o Matcha Tulum

Onde se hospedar em Tulum:

O centro da cidade de Tulum fica um pouco afastado da orla e tem opções mais baratas de hospedagem, mas se você quiser tem uma experiência completa, indicamos escolher um hotel com pé na areia, para aproveitar o azul do mar caribenho sem moderação.

Um dos melhores hotéis de frente para a praia é o El Pez, que fica a 5 km do sítio arqueológico e 7 km do centro. Há diferentes opções de quartos, incluindo cabanas para famílias de até 5 pessoas. Além disso, há restaurante que serve todas as refeições diárias (algumas a parte), wi-fi gratuito e estacionamento.

Hotéis em Tulum

Hotéis em Tulum: Vista do Hotel El Pez

Onde se hospedar em Tulum

Onde se hospedar em Tulum: Quarto com vista para o mar do Hotel El Pez

Outras opção charmosa e de frente para o mar é o Be Tulum Beach & Spa Resort, que fica mais ao sul de Tulum. Os quartos são decorados com elementos rústicos, com vista para a praia ou para os jardins da propriedade. Há também serviços de SPA, duas piscinas externas e atividades aquáticas mediante pedido.

Melhores hotéis de Tulum

Melhores hotéis de Tulum: área comum do Be Tulum Beach & Spa Resort

Hotéis de luxo em Tulum

Hotéis de luxo em Tulum: Quarto do Be Tulum Beach & Spa Resort

Onde ficar em Tulum

Onde ficar em Tulum: Be Tulum Beach & Spa Resort entre palmeiras

Não poderia faltar na lista de onde se hospedar em Tulum o hotel Habitas, que fica ao sul do sítio arqueológico e tem uma pegada ecológica, com quartos no estilo cabana de frente para a praia e para os jardins.

Hotéis em Tulum

Hotéis em Tulum: Hotel Habitas com vista para o mar azul

Hotéis de luxo em Tulum

Hotéis de luxo em Tulum: O Hotel Habitas é um dos melhores

Onde ficar em Tulum

Onde ficar em Tulum: Cabanas do Hotel Habitas

Com pé na praia também há o resort Coco Tulum, com chalés de até dois andares espalhados pela propriedade e alguns com vista para o mar. Além disso, a praia é privativa para os hóspedes, há serviço de SPA disponível e o restaurante local serve pratos da culinária mexicana e italiana.

Onde ficar em Tulum:

Onde ficar em Tulum: Resort Coco tem praia privativa

Melhores hotéis em Tulum

Melhores hotéis em Tulum: Cabanas do Resort Coco

Onde se hospedar em Tulum

Onde se hospedar em Tulum: O Resort Coco fica de frente para o mar azul

Outro incrível é o Papaya Playa Project, com bangalôs de frente pro mar, e com uma piscina privativa no teto. O Papaya é considerado um dos melhores hoteis de Tulum, e tem um beach club sensacional (falamos dele lá em cima, lembra?)

E para quem procura um hotel charmoso e com preços convidativos, o hotel Secret Garden é a pedida. Ele fica no centro de Tulum, tem quartos amplos, café da manhã incluso na diária e, mesmo não estando de frente para o mar, fica a poucos minutos de carro da praia.

Hotéis baratos em Tulum

Hotéis baratos em Tulum: o Secret Garden é charmoso e com preços convidativos

Onde ficar em Tulum

Onde ficar em Tulum: O Secret Gardem é uma opção barata na cidade

Hotéis em Tulum

Hotéis em Tulum: O Secret Garden

Para saber mais de Tulum e Cancún:

Quer viajar mais e ficar por dentro de todas as dicas, novidades e promoções?

Deixe seu email aqui!

SalvarSalvarSalvarSalvarSalvarSalvar

SalvarSalvar

2 Comments

  • Ana disse:

    Olá Juju.

    Em Tulum a táxis ou Uber?? Vou me hospedar lá e quero fazer o passeio aos Cenotes. E depois ir a Playa del Carmen. Sem carro alugado consigo me locomover?

    Se puder responder lhe agradeço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.