Que tal ir além de Paris e visitar outros lugares incríveis no país? Selecionamos 12 cidades medievais na França, lindas, históricas, culturais e pouco conhecidas. É uma viagem no tempo pelas mais diferentes regiões francesas.
França Medieval: Carcassonne
Patrimônio Mundial da UNESCO, Carcassonne é a cidade medieval fortificada mais conhecida da França (e perto da fronteira com a Espanha). As muralhas que circundam toda a cidade velha têm 3 quilômetros de extensão e podem ser vistas de longe. As 52 torres também se destacam no horizonte, ganhando destaque à noite, com uma iluminação cênica.
Dica: Os torneios de cavaleiros acontecem durante o verão e são espetáculos a parte dentro das muralhas. No site oficial de Carcassonne tem a agenda completa com todas as festividades durante ano.
Como chegar: De trem SNCF partindo de Paris, com escala em Marselha, ou Montpellier, ou Nice, ou Lyon, ou Perpignan, ou Nîmes e ou Toulouse.
Onde se hospedar: O Soleil Vacances Hotel les Chevaliers & Spa tem uma vista única das muralhas de Carcassonne. Ou então fique dentro da cidade antiga no Les chambres d’Aimé.
Cidades medievais na França: Les Baux-de-Provence
Les Baux-de-Provence é um vilarejo único e inusitado para se visitar na França. Localizado na Provance, no topo de uma montanha, as fortificações cercam casas e construções medievais, datadas do século XI, que atualmente abrigam apenas lojinhas de lembranças e alguns poucos lugares para comer.
Dica: Não perca o Carrière des Lumiéres, uma projeção nos moldes do Ateliê de Lumières de Paris, com projeções digitais envelopando paredes ao ritmo de incríveis trilhas sonoras
Como chegar: 7h de carro de Paris. A estação de trem mais próxima fica em Avignon, 30 km de Les Baux-de-Provence.
Onde ficar: Os hotéis mais próximo da cidade são o Baumanière, muito charmoso e clássico, e o Le Mas D’aigret, rústico e lindo.
Viagem França: Provins
Provins fica a 90km de Paris e é uma das cidades medievais mais preservadas da França. Ela é dividida em parte alta e baixa, que podem ser percorridas a pé em um dia. São no total 58 monumentos históricos, sendo a La Porte Saint-Jean e a Torre César as principais e imperdíveis.
Dica: A cidade recebe muitas feiras ao longo do ano. As principais são as medievais, em agosto, e a de natal, em dezembro.
Como chegar: Com o trem Transilien, partindo da estação Gare de l’Est, em Paris.
Onde ficar: O hotel mais bem avaliado da cidade é o Demeure des Vieux Bains, no centro.
Dicas França: Aigues-Mortes
A tradução para Aigues-Mortes é “Águas Mortas”, referência às salinas que ficam nas proximidades. A cidade foi idealizada e construída por Luís IX no século XIII, antes de partir para a Sétima Cruzada.
O principal ponto de visita é a Tour de Constance, que serviu de prisão para mulheres protestantes. Hoje, a torre serve como ponto de observação.
Dica: Em agosto acontece a Festa de São Luis, com encenações medievais, desfiles, luta de cavaleiros e uma feira especial com comidas.
Como chegar: de trem, 5h com baldeação em Nîmes Centre (bilhetes pela Trainline), ou 7h de carro (partindo de Paris).
Onde se hospedar: Fique hospedado na cidade antiga, em hotéis clássico como o Boutique Hôtel des Remparts & Spa e o La Villa Mazarin.
Cidades medievais na França: Avignon
Avignon já foi a capital da igreja católica na Idade Média. Hoje, as muralhas medievais que protegiam o papado ainda cercam o antigo centro, onde ficam bons restaurantes e hotéis. Além de caminhar pela fortificação, a ponte que atravessa metade do rio é o destaque.
Dica: fique do olho no Les Luminessences d’Avignon, um evento que mistura luz projetada nas construções históricas e sons.
Como chegar: de trem TGV, partindo de Gare de Lyon, em Paris.
Onde ficar: Gostamos do moderno Mercure Pont d’Avignon Centre e do romântico La Mirande.
França Medieval: Conques
Localizada entre os rios Dourdou e Ouche fica a vila medieval de Conques, na região centro sul da França.
As ruas estreitas e antigas são inacessíveis para os veículos, mantendo assim uma atmosfera pacata e preservada. A principal construção é a Igreja de Sainte Foy, mas toda as ruas e ruelas escondem prédios incríveis, muitos que servem de loja e restaurantes intimistas.
Dica: Conques faz parte do Caminho de Santiago de Compostela e você verá os peregrinos pela cidade, se abrigando durante a passagem pela cidade.
Como chegar: ou 6h de carro, partindo de Paris, ou de trem, parando em Rondez e seguindo de ônibus para Conques. Trem pela SNCF e ônibus pela LIO.
Onde ficar: Conques é um vilarejo muito pequeno e com poucas pousadas. No centro, há a Sainte Foy e na redondezas a Hôtel-Restaurant Hervé Busset.
Roteiro medieval na França: Rocamadour
Rocamadour é uma vila com menos de mil habitantes, construída em um rochedo no sudoeste da França.
São mais de 200 degraus para chegar na parte mais alta e ter uma vista espetacular da região. Apesar de pequena, ela é muito visitada, já que está na rota religiosa do parte sul do país, recebendo peregrinos diariamente.
Dica: Suba na parte alta da cidade antes do fim do dia, para ver um pôr-do-sol magnífico.
Como chegar: dá para chegar de trem, 5:30h, com uma parada em Brive La Gaillarde, ou 5h de carro de Paris.
Onde ficar: O hotel que fica instalado nos rochedos da cidade é o Hotel Beau Site, com quartos com vista incríveis e bom serviço.
Dicas França: Laon
Laon, é outra jóia medieval que vale a pena visitar. Como quase todas as cidades fortificadas do país, ela fica no alto de uma cordilheira, com vista para as planícies da Picardia e Champagne.
A catedral da cidade serviu de referência para construção da Notre-Dame em Paris, com grandes torres e galerias com arcadas.
Dica: Não deixe de fazer o passeio “Secrets sous la Ville”, que passa pelos túneis subterrâneos de Laon. Custa 8 € por pessoa e leva aproximadamente 30 minutos.
Como chegar: Menos de 2h de carro ou de trem (pela SNCF) de Paris.
Onde ficar: O melhor hotel é o Logis du Parvis, bem na frente da Catedral.
Cidades medievais para visitar na França: Montrésor
Montrésor é uma vila de contos de fadas com uma história rica. Além da fortaleza do século 11, há para visitar um impressionante castelo renascentista e a igreja de Saint-Jean-Baptiste abriga a obra Anunciação, de Philippe de Champaigne.
Em 1849, Xavier Branicki, conde polonês e amigo de Napoleão III, restaurou o castelo e trouxe esculturas de Pierre Vaneau, além de pinturas renascentistas italianas e holandesas.
Dica: Faça uma caminhada até a Ponte Jardinier, construída na oficina de Gustav Eiffel.
Como chegar: 3h de carro de Paris.
Onde ficar: O único hotel da cidade é o Le Moulin de Montrésor, simples, porém aconchegante.
Cidades para conhecer na França: Collonges-la-Rouge
Uma das vilas medievais mais lindas da França. A pequena e charmosa Collonges-la-Rouge recebeu esse nome pelo tom avermelhado, dos tijolos, que está presidente em todas as casas e construções da cidade.
Foi fundada século VIII e até hoje os moradores locais preservam as tradições e costumes pacatos do local. Como destaque, a igreja do século XI, que tem uma torre de vigia da mesma época.
Dica: O Le Cantou Restaurant tem um terraço delicioso e pratos bem locais. Vale almoçar por lá.
Como chegar: Pouco mais de 5h de carro de Paris. A estação de trem mais próxima é a de Brive-la-Gaillarde, a 30 minutos de Collonges-la-Rouge.
Onde ficar: O hotel nas redondezas é o Le Relais du Quercy, que fica no vilarejo vizinho Meyssac.
12 cidades medievais para conhecer na França: Gordes
No topo de uma colina em Monts de Vaucluse, cercada campos de trigo, Gordes é uma típica vila provençal perto do maciço de Luberon, a uma hora de Avignon.
As ruas estreitas e casas de pedra atraíram e atraem artistas de todo o país. De atrações, a Abbaye de Sénanque, do século XII, o Moulin des Bouillons, um antigo moinho de azeite, e o Musée du Vitrail, que conta a história dos vitrais.
Dica: Todo ano a cidade recebe o Festival de Gordes. Antes de viajar veja a programação e data do evento.
Como chegar: 7:30h de Paris e 1:30h de Marselha.
Onde ficar: A experiência na cidade fica completa com hospedagem nos históricos La Bastide de Gordes ou no Mas des Romarins.
França dicas: Narbonne
Por fim, mas não menos importante, o vilarejo de Narbonne, no litoral sul da França.
A pesar de não ser muito grande e populosa, a cidade tem construções lindas, como a Cadetral de Saint Just e a ponte Merchans, onde aconteciam travessias de comerciais.
Dica: Indispensável um pulo no Las Halles, mercado local com venda de mel e vinhos.
Como chegar: Fica no litoral sul da França, a 8h de Paris e 2:30h de Marselha. Também dá para ir de trem, partindo da estação Paris Gare de Lyon, em uma viagem sem paradas de 4:30h. Passagens pela Trainline.
Onde ficar: A melhor localização é no centro, nos hotéis Chambre d’Hôtes Villa Ambrosia e Couvent des Carme.
Leia também:
Roteiro sul da França e Itália
O que fazer em Paris: um guia para adultos e crianças
Amo França.
Conheci Carcassonne e Avignon, demais.
Vou programar viajar pra esses lugares que vc sugeriu acima.
Ahhh essas cidades são lindas!
Boas dicas. Apesar de indicar o acesso apenas de carro já estive em várias e sempre de trem, como Narbonne, Aigues Mortes, a estação é ao lado da muralha e Rocamadour onde se chega por Hospitalet e caminha 3km numa estradinha bucólica. Les Beaux realmente só de carro ou Ônibus.Vou pesquisar as outras se tem acesso por trem, as vezes chega-se por uma cidade ao lado, basta uma caminhada.
ahh que ótima dica!! Vou incluir no post!