São poucos os lugares que você verá uma mistura cultural tão rica quanto em Andaluzia, na Espanha. Por oito séculos, a região foi cruzada de duas religiões e culturas, o cristianismo e o islamismo. Desde então, mesquitas antigas dividem lugar com igrejas cristãs, palácios revelam a riqueza dos reis antigos, os restaurantes preparam tapas com especiarias norte-africanas e o aroma das teterías (casas de chá) dominam as ruas.
Não é a toa que Andaluzia foi imortalizada em óperas, livros, quadros e poesias. Cada cidade da região guarda um rastro dessa antiga fusão que fervilha até hoje, encantando os visitantes a cada esquina. Nesse post separamos as sete cidades mais lindas de Andaluzia, passando pelos Pueblos Brancos, cidades costeiras e recantos antigos dos mouros. (leia também nossas dicas sobre Barcelona, Menorca e nosso roteiro pela Espanha e Portugal)
Sevilha, pérola da Andaluzia
Sevilha é uma mistura de palácios mudéjar, como eram chamados os marroquinos que permaneceram na Espanha, igrejas barrocas e construções medievais.
A cada esquina uma arquitetura diferente mostra a importância da cidade, seja ela territorial, como capital moura, ou como rota comercial no século XVI.
Os destaques ficam para La Giralda, torre que pertencia a uma mesquita demolida no século XII, e o Real Alcazar, complexo que reúne construções de diferentes épocas e dominações. No roteiro não pode faltar a visita a Catedral de Sevilha, a maior do mundo com estilo gótico.
Dos bairros, amo Santa Cruz, com seu casario branco e sacadas cor de ocre com flores dependuradas.
Onde se hospedar em Sevilha:
Os pontos turísticos ficam concentrados nas proximidades do centro, então o bairro é o melhor para se hospedar.
Nossa dica é o Alfonso XIII, localizado ao lado do Réales Alcázares. Cada quarto do hotel possui uma decoração diferenciada, que remete a mistura cultural da cidade, assim como são equipados com ar-condicionado, frigobar e wi-fi gratuito.
Granada
Mais uma cidade de ouro da Andaluzia. Ruas tomadas pelos aromas de especiarias, palacetes reais e mercados marroquinos. Essas são algumas das heranças deixadas pela dominação moura em Granada, que até hoje resiste à modernidade.
Algumas das atividades imperdíveis da cidade são a Alhambra, maior e mais rico complexo hispano-muçulmana do país, o bairro de Albaicín, onde fica o mirante de San Nicolás, e o centro histórico, perfeito para uma caminhada sem pressa, explorando a arquitetura local.
Por lá, as principais construções são a Catedral e Capilla Real, ambas da época do renascimento espanhol.
Onde se hospedar em Granada:
Em Granada, aposte no Alhambra Palace, no pé de uma colina e localizado ao lado do complexo palaciano de mesmo nome.
Toda a decoração do hotel é inspirada na arquitetura moura, com detalhes em azulejos coloridos e portais abaloados.
Há opções de quartos para até três pessoas, com cama box e wi-fi gratuito. O hotel ainda oferece recepção 24 horas e serviços de câmbio.
Córdoba
Um único monumento em Córdoba já seria o suficiente para colocar a cidade no roteiro, a Mesquita-catedral. Ela está entre os maiores edifícios islâmicos do mundo e foi o símbolo da dominação muçulmana na Espanha.
Mesmo assim, há muito mais o que se ver pelas ruelas sinuosas do centro histórico.
Você pode começar pela Calleja de las Flores, estreita, com paredes brancas e flores coloridas em todas as varandas. Outra pedida é o Tablao el Cardenal, com shows de flamenco, tradicional na região de Andaluzia.
Não deixe de fora o também suntuoso Alcázar de los Reyes Cristianos, construído pelos califas e modificado por Alfonso XI.
Mesquita de Córdoba
Onde se hospedar em Córdoba:
A melhor região para se hospedar em Córdoba é o centro histórico, próximo a Mesquita. Você pode apostar no Hospes Palacio del Bailio, um hotel charmoso que fica em palácio do século XVI.
A propriedade é rodeada por jardins, possuem uma piscina externa e área para descanso. Já os quartos são modernos, decorados com elementos da cultura moura, e com wi-fi gratuito.
Cádiz
Rica em história, Cádiz é considerada a cidade mais antiga da Europa. As belezas arquitetônicas se misturam com o azul do mar espanhol, perfeito para passeios a pé pelo calçadão ou visitas aos museus da cidade.
As atrações incluem a Catedral Nueva, em estilo barroco, a fortaleza de Santa Catalina, que oferece uma visão brilhante da cidade, e o Parque Genoves, onde poderá desfrutar de um café à sombra das palmeiras.
Além dessas atrações, outros momentos podem ser encontrados em pequenas e pitorescas igrejas, praças e ruas.
Onde se hospedar em Cádiz:
Nossa dia de hospedagem em Cádiz é o hotel Parador, que fica na parte norte da ilha. Além de oferecer quartos amplos, confortáveis e completos, a localização do hotel é ideal, ficando a 4 minutos a pé da praia e 10 minutos do centro histórico.
Frigiliana / Andaluzia
Nas montanhas ao norte de Nerja fica Frigiliana, uma das encantadoras cidades brancas da região de Andaluzia.
A melhor maneira de explorar a cidade é simplesmente caminhar e perder-se pelos labirinto de ruas e becos através do antigo centro. Nas partes altas da vila, você terá vistas fantásticas das montanhas até a costa.
Algumas das paradas obrigatórias são o Palácio de los Condes, a igreja de San Antonio de Padua e o Museu Arqueológico que conta a história local.
Onde se hospedar em Frigiliana / Andaluzia:
Recomendamos o hotel El Torreon 109, que fica em uma rua charmosa próxima ao centro histórico de Frigiliana.
O prédio branco se mistura as construções tradicionais da região, com varandas floridas e piscina no terraço.
Os quartos são claros, aconchegantes e dispõem de ar condicionado e wi-fi gratuito.
Arcos de La Frontera
Arco de La Fronteira é porta de entrada para os Pueblos Brancos, e impressiona já de longe pela posição geográfica. A cidade fica no topo das montanhas, com construções próximas do penhasco.
Do topo, a vista é igualmente linda, do Vale de Guadalete. A cidade tem algumas igrejas para visitar, mas o indicado em La Frontera e perder-se pelas ruas de paralelepípedos estreitas.
A mistura de estilos arquitetônicos, que vão do românico, gótico e mudéjar estão presentes na maioria dos prédios, que conservam a cultura local através da culinária e lojas de artesanato.
Onde se hospedar em Arcos de la Frontera/Andaluzia:
Ficar em uma das casas brancas da cidade é um boa pedida.
Nossa indicação é a Posada de las Cuevas, que tem quartos rústicos, decoração em madeira e uma vista linda do terraço, que também fica um restaurante bar.
A localização da pousada também é uma das melhores, próxima de ruas com lojas, restaurantes e do centro histórico da cidade.
Ronda, em Andaluzia
Construída no topo das montanhas esculpidas pelo rio Guadalevín, Ronda é a maior das cidades brancas de Andaluzia. E os títulos grandiloquentes não param por ai. A tourada foi originada na cidade, onde fica também a maior praça de touros de toda a Espanha, a Plaza de Toros.
Ronda ergue-se entre as serras de Grazalema e de Nieves. É uma cidade que explora com interesse histórico desde o início, lançando pontes arqueadas arqueadas, maravilhosa arquitetura arabesca.
Também é adornado com o impetuoso labirinto de ruas que é o La Ciudad, onde os minaretes mudéjares se erguem acima das ruas empoeiradas e as fronteiras góticas da Igreja de Santa Maria la Mayor.
Puente Nuevo em Ronda
Onde se hospedar em Ronda/Andaluzia:
Localizado em frente para a arena de touradas e com vista para a planície que cerca Ronda, o hotel Catalonia está entre os melhores da cidade.
Além de quartos espaçosos e decorados no estilo clássico, ainda conta com piscina externa, banheira de hidromassagem e terraço na cobertura.
Siga também o Juju na Trip no Instagram para acompanhar nossas viagens em tempo real.
Foto e matérias sensacionais, parabéns!!!
Obrigada, Sabrina!! Você conhece nosso insta? É o instagram.com/jujunatripblog. Siga a gente lá!
Juju, muito top a matéria e fotos. Queria saber o tempo mínimo que considerar para conhecer as 7 cidades. Vou em outubro pra Espanha, e quero fazer um percorrido, tenho pouquíssimo tempo. Se puder indicar quantos dias em cada uma das 7 cidades, me ajudaria muuuuito!!! Brigaduuu. Bjs
Juju adorei esse post! Em novembro passarei 11 dias de carro pela Andaluzia, adorei seu roteiro! Queria incluir Valência, o que acha? Desde já obrigada e parabéns pelo trabalho!
Oie Claudia , deu certo fazer as 7 cidades em 11 dias? Se puder compartilhar comigo como foi o seu roteiro. O que mudaria, tiraria ou acrescentaria? Espero que tenha aproveitado! Um
Abraço
Gostei muito do Roteiro mas gostaria de estender minha viagem até Múrcia que é a terra da minha avó paterna ( estou programando para Setembro/2024. Vc poderia me dar algumas dicas?
Meu Roteiro:
Ida
– Voo SP/ Lisboa
– Lisboa Sevilha ( onibus ou avião)
– Alugar um carro em Sevilha e fazer esse Roteiro proposto por vc , porém, incluir
Múrcia)
Volta
– Múrcia/Lisboa ( onibus ou avião)
– Lisboa/Algarve
– Algarve/Lisboa
Obs – Penso em ficar 07 dias entre o Algarve e Lisboa ( 02 dias em Algarve e 5 dias em Lisboa.)
– Voo Portugal/ Brasil
Juju, por favor , gostaria que vc dissesse. se esse Roteiro é viável e incluisse sugestões para torná-lo melhor.
Grata