Nossa parada de hoje é em Cabo de Gata, Almería, que entrou pra nossa top lista de praias mais lindas da Espanha. Chegamos aqui por acaso. Seguíamos a caminho da Andaluzia, pensando em atravessar Gibraltar rumo ao Marrocos, quando um placa na estrada indicou a entrada para um parque natural terrestre e marinho. Juju tinha 1 ano e 4 meses nessa época, e atravessa o país com a gente na sua primeira grande viagem. Chegamos por Madrid, fomos para Barcelona, e lá alugamos um carro para descer até Granada. Foi uma viagem bem tranquila, e dá para fazer com crianças.
Praias mais lindas da Espanha: Cabo de Gata, Almería
Para conhecer Cabo de Gata, montamos base em Almería, e todos os dias íamos de carro explorar as praias do parque. Leva cerca de uma hora para ir, e outra para voltar. Ficamos três dias, mas foi pouco. O ideal, se você tiver tempo, é ficar uns 5 dias, porque tem muita coisa pra ver.
Mas eu recomendaria ficar dentro do parque, em algum pueblo, porque além de ser mais charmoso, você não perderá tempo com deslocamentos. Aa dica é o Los Patios Hotel. Chique, minimalista e com uma excelente cozinha. Ou então no MC San José. Já para quem quiser ficar na cidade, nesse link estão os hotéis em Almería.
Cabo de Gata é um daqueles encontros extraordinários da natureza. Aqui, no caso, esse encontro foi entre o azul intenso do mar mediterrâneo e o cinza árido de lavras vulcânicas que secaram há milhares de anos. Cabo de Gata tem dezenas de praias e calletas. Para ser exata, são 200 quilômetros (!!!) de costa protegida, com pueblos blancos aqui e acolá.
San José , uma vilarejo andaluzo típico e banhado pelo mar, é um deles. O lugar serviu de inspiração para que Federico García Lorca escrevesse Bodas de Sangue. E tem ainda a Playa de Los Muertos, considerada uma das mais bonitas da Espanha. Dá pra desconfiar porquê…
E tem ainda o Playazo de Rodalquillar, rodeado de montanhas e com essa paisagem surreal. Lindo de morrer.
O povoado de Agua Amarga, mais um de Cabo de Gata, também é uma delícia. Fica a 50 km de Almería, e tem uma praia deliciosa. E seguindo por ela até uma trilha, chegase na Cala San Pedro é o paraíso. Deserta, água cristalina, com um manancial de água doce, e esse pequeno forte de pedra da foto.
Além de ser uma das praias lindas da Espanha, Cabo de Gata é também um lugar e tanto pra mergulho. O fundo do mar é cheio de recifes, itens romanos (ânforas estampadas, cerâmica, moedas romanas) e até naufrágio da Armada Espanhola (1745) , orgulho do rei Felipe V (veja aqui a lista de Centros de Mergulho em Cabo de Gata)
PORQUE VISITAR: Se você gosta de naturezas selvagens e paisagens diferentes, esse lugar vai ser um ponto de luz na sua viagem. Vale à pena uma escapada se você estiver pela Espanha ou pelo Marrocos. Para chegar em Cabo de Gato, a melhor base é a cidade de Almería. Mas você vai precisar alugar um carro para circular no parque, porque as praias e pueblos são distantes, e não há ônibus de turismo.
ONDE FICAR EM CABO DE GATA: Há a opção de ficar no parque, bem perto das praias. E aí, a dica é o Los Patios Hotel. Chique, minimalista e com uma excelente cozinha. Ou então no MC San José. (vá aqui para mais hotéis em Cabo de Gata). Buen viaje!
COMO CHEGAR: De Madrid, são 616 km. Siga pela A-4 para Córdoba, e na altura do Bailen pegue a A-44 no sentido de Jaén-Granada. Pouco antes de chegar Granada, pegue a A-92.
De Barcelona são 840 km,. Siga pela AP-7 Mediterrâneo Highway passando por Valência e pegue a A-7.
De avião : siga para Almería, que tem conexões diárias com Barcelona, Madrid e Sevilha.
E não deixe de assinar nosso canal no youtube!
PARA VER MAIS PRAIAS LINDAS NA ESPANHA: Leia nosso post sobre JAVEA, um outro parque marinho absolutamente incrível!!!