Dá para aproveitar 3 dias em Paris e conhecer bem a cidade? Ainda mais a pé? Dá sim. Tanto dá que montamos um roteiro completo, com mapas e sugestões de caminhos a serem percorridos sem deixar nenhuma atração importante de fora. Damos também algumas opções de hotéis que se encaixam perfeitamente nessa viagem e alguns restaurantes incríveis que amamos. Confere só.
Onde se hospedar em Paris:
Abaixo estão algumas dicas de hospedagem com a nossa curadoria, além uma lista dos nossos posts com dicas completas de hoteis em Paris.
- onde ficar em Paris (melhores hoteis()
- hoteis no centro de Paris
- hoteis com vista para a Torre Eiffel
- hoteis baratos em Paris.
Nossa seleção de hoteis adoráveis
Hoteis no Marais
Hotel Les Tournelles: fica no Marais, a dois passos da Place dês Voges, e teve as instalações todas renovadas. A localização é maravilhosa, e de lá pode-se ir andando para Pompidou, Bastille, Notre Dame, Louvre.
- Nota: 88
- Diárias: a partir de 200 euros para casal
Hotel Saint-Louis- Marais: mais um hotel charme e com uma identidade bem francesa, a poucos passos da Place de Vôges, no coração do Marais.
O Marais é um dos lugares que eu mais gosto de me hospedar em Paris, e esse hotel está entre meus favoritos também.
- Nota: 88
- Diárias: a partir de 200 euros para casal
O 9 Confidential é um hotel para quem busca um ambiente bem sofisticado e bem no coração do Marais. Ele fica a poucos passos do Musée Carnavalet, da Rue de Rivoli e da Rue du Vielle Temple.
Tem quartos claros e com decoração charmosa.
- Nota: 88
- Diárias: diárias a partir de 277 euros.
Hoteis no Quartier Latin e St-Germain-des- Prés
Select Hotel: fica no Quartier Latin, na Place de la Sorbonne , a 900 metros da Notre Dame. Tem um estrutura que mistura clássico e contemporâneo e ainda dispões quartos para toda a família.
Adoro ele!
- Hotel La Villa Saint Germain Des Prés: Fica na parte central bairro, próximo do Sena e da igreja de mesmo nome, assim como das ruas cheias de restaurantes. Os quartos são amplos, acomodam até quatro pessoas e podem ter também sala de estar.
- Le Metropolitan Paris: Ele fica no bairro da Torre Eiffel e tem quartos vista para ela.
- Shangri-la Paris: Para quem quer se hospedar em grande estilo, e com vista para a Torre, o Shangri-lá é a escolha perfeita. O cinco estrelas é impecável, romântico (mas também family friendly), te.m quartos lindíssimos, jardim clássico. Enfim, faz realmente a diferença
Outras dicas de Paris:
Antes de começar nosso roteiro de três dias em Paris, listo aqui outras dicas que temos no blog para ajudar a organizar essa viagem
- Cidades para fazer bate-volta de Paris
- O que fazer em Paris: Um guia para adultos e crianças
- Paris no inverno: o que fazer
- Rota de doces em Paris
- 7 hoteis com vista para a Torre Eiffel
Tours gratuitos em Paris e outras atividades
Eu gosto de explorar os lugares por minha conta, e no meu tempo. Por isso, montei essas trajetos que compartilho no post. Vocês podem seguí-los, e descobrir a cidade do seu jeito, parando nos cafés e locais que quiser.
Entretanto, há viajantes que preferem visitas e atividades guiadas, por isso separei abaixo alguns free tours bem avaliados e outras atividades para fazer em Paris.
- Passeio de barco no Sena com jantar
- free tour Paris
- ingressos Moulin Rouge (um clássico!)
- visita guiada gratuita Montmartre e Sacre Couer
- visita guiada gratuita região Torre Eiffel
- visita guiada gratuita Quartier Latin
Roteiro Paris: dia 1
Para começar, a dica para o primeiro dia é conhecer a região que vai do Museu do Louvre até a Place des Vosges, em Marais.
Caso não esteja hospedado na região, desça na estação de metrô Concorde (linhas 1, 8 e 12) e comece a caminhada. Se quiser, pode alugar uma Vélib ou um patinete (as marcas com mais equipamentos são Grin, Lime e Bird).
A seguir, a lista detalhada do que você vai ver nesse trajeto.
- Começa pela Place Vendôme: É ponto de partida do nosso roteiro em Paris, e uma das praças luxuosas da cidade. Uma curiosidade é que a place tem apenas 3 moradores: um árabe milionário, uma senhora rica de linhagem tradicional francesa e o artista Henri Salvador (aquele de Caetano e sua música Reconvexo, lembram?). De resto, são hotéis – entre eles o Ritz -, joalherias e lojas de grife.
- Parada estratégica para um doce: entre a Place Vendôme a as Tulherias fica uma das patisseries mais delicadas e de bom gosto da Paris. Pierre Hermé é conhecido com o Picasso dos doces, para entenderem o naipe desse lugar. Comam sem culpa, e comprem alguns para o picnic a seguir (na 4 Rue Cambon)!
- Jardins de Tuileries: São os jardins que fazem parte do complexo do Louvre. Vale a pena caminhar entre eles até chegar no museu. Se for inverno, a paisagem estará alaranjada, mas se for versão, tudo estará verdinho e florido. No verão, na parte bem em frente ao Louvre, é permitido sentar nos gramados e fazer Picnic.
- Museu do Louvre: Um dos museus de arte e história mais famosos do mundo. Tem um acervo de mais de 37 mil peças, como Monalisa e Vênus de Milo. Para evitar filas longas, nossa dica é comprar as entradas diretamente no site do Louvre, 17 € por pessoa, marcando um horário para visitação. Como ele é gigantesco, vale à pena se organizar e escolher qual parte pretende visitar.
DICA GULOSA: na Rue de Rivoli, na altura dos jardins das tuilleries, fica o Angelina, uma patisserie que vale a parada (a fila costuma ser grande, os doces são incríveis)
Depois de visitar o Louvre, pegue a Rue de Rivoli e vá explorar Marais. A Rue de Rivoli começa nos Jardins des Tulleries, atravessa o 4 arrondisement (Marais) e reúne diversas lojas internacionais.
Primeiramente, não deixe de visitar Rivoli 59, uma ocupação artística de um prédio inteiro. O imóvel passou anos abandonado, até que um grupo de pintores, escultores, gravadores e afins transformam o endereço numa meca vibrante de manifestações originais e alternativas. Logo após, se você gosta de compras, pode visitar as grandes marcas de luxo que têm lojas na avenida.
A seguir, pegue a Rue de Rosiers, no Marais, uma das mais características do bairro, com lojas locais, restaurantes e galerias. Lá fica o As du Falafel, bem conhecido pelo seu sanduba oriental. Vale a pedida: ele é bem gostoso, embora um pouco super estimado. Então, se perca pelo labirinto de ruas do Marais. Entre elas, as rues de Vielle Temple e Rue Rue de sevigne
A sua próxima parada será a belíssima Place des Vosges e as ruas no seu entorno. A praça – que tem uma arquitetura fabulosa – é um ponto de reunião festivo, onde parisienses esticam suas toalhas e relaxam nos gramados.. No entorno da praça, há cafeterias e restaurantes.
Finalmente, rume para Catedral Notre Dame de Paris, na île de la Cité. A catedral, porém, ainda está fechada e com tapumes por causa dos incêndios que a atingiram em abril de 2019. Mas, mesmo assim, vale a ida até lá: aproveite para passear pela île.
Se der tempo e for verão, para fechar o dia, sugiro descer para o calçadão do Sena e dar uma caminha. A Rive Droite tem um clima contemplativo muito gostoso. E, então, vá ver o pôr do sol de alguma das pontes do. Essa imagem abaixo mostra foi a vista que pegamos da Pont au Change.
3 dias em Paris: dia 2
No dia 2 do nosso roteiro em Paris, vamos explorar Quartier Latin, Saint-Germain-de-Prés, a Rive Gauche e a Torre Eiffel.
O trajeto começa pelo Pantheón e termina o dia vendo as luzes da Torre Eiffel, passando por algumas igrejas importantes da cidade, assim como ruas historicamente famosas e ótimos lugares para comer. A estação metrô mais próxima é Port Royal.
- Pantheón de Paris e a Sorbonne: É aqui que iniciamos hoje. O Panteão é um dos grandes monumentos de Paris, e fica em frente à faculdade de direito da Sorbonne. É onde os grandes homens do país estão enterrados, como por exemplo os filósofos Voltaire, Descartes e Rousseau, o escritor Alexandre Dumas, e o pintor Jacques-Louis David, entre outros. O prédio, na minha opinião, é mais imponente que o Panteão de Roma.
- Jardins de Luxemburgo: A poucos passos do Pantéon, estão os Jardins de Luxemburgo, um parque lindo para se conhecer e, em dias de sol, esticar as pernas.
Outras lugares legais para visitar no Quartier Latin a confeitaria Odette, a Rua Descartes e Rua Mouffetard, ambas entre as mais antigas de Paris. Outro clássico é a livraria Shakespeare and Company.
Então, siga para Saint Germain des Prés, bairro badaladinho, cheio de restaurantes, bistrôs e onde fica a igreja homônima Saint Germain, a mais antiga de Paris em pé e simbolo do bairro de mesmo nome. Aqui, sugiro:
- Primeiramente, dar uma volta pelo Cour de commerce Saint-André
- Em seguida, parar para o almoço ou para um café da tarde. Vale dizer que um dos clássicos por aqui é o Cafe Les Deux Magots, que já foi frequentado por Picasso e Sartre, e o Café de Flore .
- Às sextas e sábados há concertos de música clássica na Igreja Saint Germain. Vale MUITO à pena assistir
Então, você tem duas opções: ir para o Museu D’Orsay ou curtir o clima parisiense, dessa vez, na Rive Gauche. A escolha é difícil, uma fez que que ambos os programas são maravilhosos.
O Museu D´Orsay não é tão grande ou famoso quanto o Louvre, entretanto, o acervo é tão rico quanto. O legal é que a estrutura onde está o museu já foi uma estação de trem, e toda a arquitetura é preservada para manter um clima antigo ao ambiente. O valor da entrada é de 12,40€ e pode ser comprada no dia ou pelo site.
Já a Rive Gauche do Sena, ao contrário do outro lado, foi projetada para quem gosta de animação, então há bares em barcos, food trucks, jogos pintados pelo chão, e por aí vai.
Por fim, rume para Torre Eiffel. O simbolo da cidade é o lugar ideal para terminar um dia de caminhada. Se quiser ver as luzes, ela se acende a cada uma hora (a partir das 18h), ficando ainda mais linda no final do dia. Há muito restaurantes próximos, como o Girafe e o L’Oiseau Blanc Restaurant, que têm vista para a torre.
Roteiro 3 dias em Paris: Dia 3
O último dia do nosso roteiro de 3 dias em Paris começa pelo Pompidou/Beaubourg. Sublinho que vale entrar no museu. Depois, você pode passear pelo entorno, onde há diversos restaurantes e patisseries charmosas.
De lá, sugerimos pegar o caminho em direção à bela Opera Garnier e às Galerias Lafayette. Depois, pode seguir para a Champs-Élysées, avenida icônica de Paris onde se concentram lojas de grife, hoteis de luxo e ótimos restaurantes. Se quiser parar para comer, sugerimos o George V Cafe.
Por fim, ao caminhar até fim das Champs-Élysées, você verá o Arco do Triunfo, construído em comemoração as vitórias de Napoleão Bonaparte (são 128 batalhas gravadas nas paredes) e um dos maiores símbolos de Paris depois da torre. Dá para visitar o topo, mas é preciso subir 300 escadas e o ingresso é de 12€.
Então você pode terminar seu última dia em Montmartre e Sacre Couer (de onde se tem uma linda vista da cidade no fim da tarde)
Dica extra:
Há sempre lindos concertos na Saint Chapelle! Fique de olho na programação! Nós vimos um quinteto tocando Mozart e foi incrível.
Booking.com
Olá.
Vc fez este roteiro por Paris 3 dias a pé?
Vc teria roteiro Paris 5 dias? De preferência caminhando muito… rsss queremos fazer tudo a pé!
Oi!!!
Isso, fiz a pé (a gente ama andar nas viagens)
Não escrevi um de cinco dias, mas se vc for entrar em todos os museus desse post e curtir com calma os lugares, entrar em lojas, parar para comer doces, fazer um picnic, vai precisar de mais de 3 dias. Esse roteiro de 3 dias tem bastante coisa: é um espremidão para quem tem pouco tempo.
De qualquer forma, tem alguns outros posts aqui com atrações que vc pode fazer:
https://jujunatrip.com/o-que-fazer-em-paris/
https://jujunatrip.com/paris-no-inverno-o-que-fazer/
https://jujunatrip.com/lugares-diferentes-em-paris-bairro-a-bairro/