Nem só de Cancún vive Quintana Roo. Tulum, na verdade, consegue ser ainda mais linda que região vizinha. É um recanto gipsy e original na Riviera Maia, com um pé em Woodstock, mas cheio de bons hoteis, beach clubs, guacas e tortillas insuperáveis, glampings de tirar o fôlego e piscinas de borda infinita com vista pro mar. E para você aproveitar tudo o que esse lugar tem de melhor, montamos um roteiro de 3 dias em Tulum (na verdade, vale ficar uma semana por aqui, e por isso no fim do post colocamos mais dicas de Tulum, Mas três dias dá pra curtir, principalmente se você está fazendo um roteiro conjugado com Cancún). Confere só:
Dicas de Tulum: Como chegar
O aeroporto mais próximo de Tulum é o de Cancún, a 130 km de distância e pouco mais de 2 horas de carro.
Se você for ficar só em Tulum, não vale alugar bike. Melhor contratar um transfer no hotel e, para os passeios mais distantes (como o Dos Ojos) ir com agência ou ver se o hotel disponibiliza transporte(muitas vezes o transporte pode ser incluso na atração, como no caso dos parques).
Se for esticar pra Playa, Cancun, etc, aí vale alugar um carro. Para ver os melhores valores de locação, você pode alugar seu carro online pela Rentcars. A Rentcars é nacional, então nao entra IOF se for pagar no cartão e parcela até 3x sem juros.
Dicas de Tulum: Como se locomover
Se a ideia for ficar apenas em Tulum e seguir esse nosso roteiro, alugue uma bike. Boa parte dos hoteis já têm bicicletas disponíveis para os hóspedes. Caso o seu não tenha, vá até o centrinho de Tulum.
Roteiro 3 dias em Tulum: Dia 1
9 horas: Café da manhã no Raw Love
Em vez de começar o dia no hotel, vá até o Raw Love, na orla de Tulum, e tome um café da manhã caprichado. É um lugar bacana pacas, super alto astral e com pé no alternativo. O ingrediente principal do Raw é o coco, que aparece em smoothies, iogurtes e também natural . O bônus fica por conta de um ambiente cercado do de palmeiras, plantas nativas, redes de balanço e mesinhas com bancos.
10 horas: Explorar os cenotes
De todas as atividades possíveis em Tulum, os cenotes estão entre as mais bonitas. Eles são piscinas cristalinas escondidas em cavernas, formadas pelo acúmulo da água das chuvas. Os principais são Gran Cenote e Dos Ojos, que você pode ir com excursões ou por conta própria. Neles é possível nadar e fazer snorkel, explorando a formação rochosa incomum.
O cenote dos Ojos fica na Carretera Federal, próximo a entrada do parque Xel-Há, e o Gran Cenote fica quase na entrada da cidade de Tulum. Dá para fazer os dois em um dia, principalmente se você optou pelo aluguel de carro, mas também dá para ir de taxi e excursões. Nossa dica é levar lanche para não perder muito tempo entre um e outro.
20 horas: Jantar no Gitano
Na volta dos cenotes, vá para o hotel, descanse um pouco e siga para um jantar tropical no Gitano. O ambiente descontraído e boêmio do lugar lembra uma selva, com mesas de madeiras entre vegetações nativas, disco ball entre as árvores, e pratos coloridos feitos artesanalmente.
Já o menu é típico mexicano, com saladas variadas, tacos, e drink a base de mezcal, destilado derivado da agave. E não deixe de pedir o avocato com amêndoas, ponzu e sal aromático, é delicioso.
Dia 2:
8 horas: Dicas de Tulum, explorar as ruínas Maias
O sítio arqueológico Maia de Tulum é um dos mais importantes do México e o único a ficar no litoral. Além das ruínas que contam a história da civilização antiga, há também o azul estonteante do mar que deixa a visita ainda mais interessante. Você pode conhecer o lugar sem guias, mas fica sem mais graça ver as construções sem saber sa história por trás delas, então recomendamos que você contrate um.
Dica de viagem: Vá cedo para o sítio arqueológico, pois a chance de estar com muita gente é sempre menor.
10 horas: Curtir o beach club do Papaya Playa Project
O Papaya Playa Project é um hotel na praia super descolado, com bangalôs de sapê e piscina, e que tem um beach club super gostoso aberto para não hóspedes (você pode ficar nas cabaninhas do beach club se consumir cerca 32 dólares no clube de praia). Tire a manhã pra curtir o clima e a praia daqui, e quando ficar com fome peça um tira-gosto.
15h horas: Almoço na Posada Marguerita e mais praia
Quando cansar de ficar no Papaya (se é que é possível cansar de ficar lá ♥) , vá almoçar vendo na Posada Marguerita. O restaurante pé-na-era serve pratos italianos. No menu, vista pro mar, e massas caseiras com vegetais e ingredients locais, focaccia, pickles de couve-flor e por aí vai.
Depois, relaxe na praia por ali mesmo. Aliás, essa é uma das dicas de Tulum: relaxar num beach club na praia!
19h horas: Jantar e Party!
As baladinhas em Tulum são um delícia As do Papaya e do Nomade são um delícia. Fiquem ligados nas festas da Lua Cheia também.
Dicas de Tulum: Dia 3
8 horas: Café da manhã no Matcha Tulum
O Matcha é café natureba lindinho toda vida, super instagramado, e que serve comidinhas deliciosas. O smoothie de matcha é delicioso! Se, falar nos bowls de frutas, açaís e kombuchas.
10 horas: Cenote Manatí
Esse é uma cenote praticamente desconhecido pelos turistas, apesar de lindíssimo! Ele fica perto da Casa Cenote (veja aqui a localização no Google Maps) e é uma cenote aberto, que parece um grande lago.
15h Almoço no centro de Tulum
Claro que comer de frente para praia é uma delícia, mas dê uma chance e almoço no centro de Tulum. Os restaurantes por lá oferecem pratos mexicanos autênticos, bem temperados e regados a guacamole. Na rua principal, estão o Burrito, Amor, Tulum, o Antojitos El Chiapaneca e o El Tacoqueto, com deliciosas enchiladas e cervejas Sol.
e depois: Tomar sorvete no Flor de Michoacan
E que tal uma paleta? Deixe pra comer de sobremesa uma paleta artesanato no Flor de Michoacan, que fica na rua central da cidade de Tulum. O lugar oferece opções tradicionais com manga, morango, laranja, e frutas típicas mexicanas, como tuna e pitaya.
16 horas: Compras no centro de Tulum
Na estrada principal de Tulum Beach há inúmeras lojinhas com acessórios artesanais, roupas tropicais e uma infinidade de lembrancinhas da cidade. Aproveite a tarde para bater perna por elas e garantir alguns itens para levar para casa.
20 horas: Jantar de despedida no Hartwood
Termine a viagem em Tulum com uma refeição no restaurante Hartwood, considerado o melhor da cidade pelo The New York Times (e com longas filas de espera). Todas os pratos são preparados sem fogão, o menu varia diariamente dependendo dos ingredientes frescos do dia. O conceito sustentável é a alma do restaurante, que utiliza energia solar para todas as atividades.
Mais dicas de Tulum, caso você tenha mais tempo
- – Explorar a Reserva da Biósfera Sian Ka’an
- Almoçar no Ziggy’s Beach, na Playa Paraúso. O lugar também oferece ambiente tropical, com mesas na areia e vista para o mar. O cardápio é regado a receitas mexicanas e misturas frescas com frutas refrescantes. Não deixe de pedir os camarões empanados na farinha de coco e as quesadillas.
- Ir para Cozumel e Playa del Carmem
Onde se hospedar em Tulum:
O centro da cidade de Tulum fica um pouco afastado da orla e tem opções mais baratas de hospedagem, mas se você quiser tem uma experiência completa, indicamos escolher um hotel com pé na areia, para aproveitar o azul do mar caribenho sem moderação.
Um dos melhores hotéis de frente para a praia é o El Pez, que fica a 5 km do sítio arqueológico e 7 km do centro. Há diferentes opções de quartos, incluindo cabanas para famílias de até 5 pessoas. Além disso, há restaurante que serve todas as refeições diárias (algumas a parte), wi-fi gratuito e estacionamento.
Outras opção charmosa e de frente para o mar é o Be Tulum Beach & Spa Resort, que fica mais ao sul de Tulum. Os quartos são decorados com elementos rústicos, com vista para a praia ou para os jardins da propriedade. Há também serviços de SPA, duas piscinas externas e atividades aquáticas mediante pedido.
Não poderia faltar na lista de onde se hospedar em Tulum o hotel Habitas, que fica ao sul do sítio arqueológico e tem uma pegada ecológica, com quartos no estilo cabana de frente para a praia e para os jardins.
Com pé na praia também há o resort Coco Tulum, com chalés de até dois andares espalhados pela propriedade e alguns com vista para o mar. Além disso, a praia é privativa para os hóspedes, há serviço de SPA disponível e o restaurante local serve pratos da culinária mexicana e italiana.
Outro incrível é o Papaya Playa Project, com bangalôs de frente pro mar, e com uma piscina privativa no teto. O Papaya é considerado um dos melhores hoteis de Tulum, e tem um beach club sensacional (falamos dele lá em cima, lembra?)
E para quem procura um hotel charmoso e com preços convidativos, o hotel Secret Garden é a pedida. Ele fica no centro de Tulum, tem quartos amplos, café da manhã incluso na diária e, mesmo não estando de frente para o mar, fica a poucos minutos de carro da praia.
Para saber mais de Tulum e Cancún:
- leia o roteiro de 6 dias em Cancún e Riviera Maya
- dicas de Cancún: o que fazer e onde ficar
- siga nosso instagram @jujunatripblog
Olá Juju.
Em Tulum a táxis ou Uber?? Vou me hospedar lá e quero fazer o passeio aos Cenotes. E depois ir a Playa del Carmen. Sem carro alugado consigo me locomover?
Se puder responder lhe agradeço.
Nesse caso, se nao for ficar de carro, o melhor é ir por uma agência local.
Olá! Muito obrigada pelas dicas! Gostaria muito de saber como está a situação do sargaço na riviera maya. Vocês acham que atrapalha a viagem??
Oi, Thais! Desculpe a demora em responder, estamos em viagem pela Europa. Não atrapalha nao. Pegamos um pouco de sargaço, e curtimos mesmo assim. Mujeres e Cozumel estavam super de boa (mas isso depende muito da maré. Tudo pode mudar.)
Olá, vou para Tulum em fevereiro, amei as dicas, qual a média de gasto por dia lá? Sabe nós dizer! Obrigada
Oi, Ju!! Para comer, cerca de 30 dólares por pessoa. O hotel vai depender da sua escolha.
Boa noite,
Esse valor médio de 30 dólares por pessoa/ dia, nos restaurantes que vc indicou ?
isso!
Olá, qual sua opinião sobre o azulik? Obrigada
É um hotel lindíssimo, com um projeto bem diferenciado e integrado, e com um preço salgado. Se você gosta de hotéis-destino, é uma boa. Mas se a ideia for explorar Tulum e arredores e ficar pouco no hotel, aí o preço não compensa.
Olá, você acha que compensa ir pra Tulum em outubro? Ou chove muito??
Oi, Bruna. Pelo que apurei, outubro é bom clima. Tudo pode mudar com esse clima louco, mas a princípio é uma boa época.
Olá!
Gostaria de saber se em passeios como o das ruínas de Tulum e Chichen Itza podemos contratar guias na entrada das atrações ou se é melhor reservar antes um pacote com alguma empresa. Vou alugar carro e acho que talvez não compense contratar pacotes, mas não sei se consigo achar guias turísticos dessa forma.
Tulum tem na entrada. Chichen não fui, mas são horas de carro pora ir e voltar. Vai ser cansativo dirigir.
Oii vou passar 4 dias em tulun, queremos muito conhecer os pontos turísticos como chichen itza, ek balam e os cetones como Gran cetona, dos ojos, cavalera etc.. tenho os que eu vi e quero ir, queria saber se você tem para indicar alguma agência de guia turísticos que eu poderia fazer esse meu passeio personalizado e que seria somente para mim e minha família. Gostaria muito de encontrar uma para deixar já combinado o dia o horário, para não chegar lá ainda sem essa programação. Obrigada seu blog e 10 ❤️
Oi!!! Eu já usei os serviços da Attravel e gostei, mas não sei se eles fazem privativo.
Mas a melhor guia que conhecemos lá foi a Euri, porém ela trabalha por conta própria. O insta dela é http://instagram.com/euritourguide/. Creio que ela pode levar vocês em todos esses lugares. Gostei muito de um passeio que fizemos com ela que ia para Coba (a ruína é enorme e você pode circular de bike) e depois a uma comunidade originária, com uma cerimônia espiritual e mergulho no cenote deles ( tem esse passeio em outro post aqui no blog. Dá uma buscada).
No Dos OJos (tb tem explicado nesse outro post) você pode fazer a trilha submersa dentro do cenote. Recomendo muito!
ahh esse passeio em Coba tb está nun video no nosso insta, se vc quiser ver mais!! Me manda um direct lá que eu te mando.