Paris é uma cidade linda que vale ser explorada em todos os cantos, mas dar umas escapadas para cidades próximas pode ser tão surpreendente quanto. Nesse post selecionamos cinco cidades perto de Paris para fazer bate-volta de trem, ou – para quem tiver tempo – esticar a viagem e ficar uns dias
Outras dicas de Paris:
Antes de começar a falar das cidades perto de Paris para um bate-volta , listo aqui outras dicas que temos no blog para ajudar a organizar a viagem pela capital francesa.
- O que fazer em Paris: Um guia para adultos e crianças
- Paris no inverno: o que fazer
- Rota de doces em Paris
- 7 hoteis com vista para a Torre Eiffel
- Roteiro 3 dias em Paris
- Hoteis no Centro de Paris
- Onde ficar em Paris: um guia de bairros
Bate e volta de Paris: Provins
Importante ponto comercial na Idade Média, Provins é localizada a 90 km de Paris e preserva dentro das muralhas uma cidade cheia de história. É uma linda opção para fazer um bate e volta de Paris. Mas, embora seja bem pequena, também é bacana para passar uma noite.
Hoje como Patrimônio Mundial da UNESCO, cada rua e construção reflete a herança medieval conservada durante os anos. O passeio começa pelos portais da muralha, com a vista que se tem em alguns de seus pontos.
Já na cidade alta, como é chamada a parte histórica, os destaques são a Place du Châtel, a Torre dos César, o Museu Maison Romane e os jardins de rosa. Para aqueles que viajam entre abril e novembro, Provins é palco de eventos e shows históricos que acontecem diariamente.
Como chegar em Provins: Há trens entre Paris e Provins que saem a cada hora da estação Gare de l’est. Os tickets custam a partir de 12 euros por pessoa o trecho e o tempo de viagem é de 1 hora e 30 minutos.
Cidades para conhecer perto de paris: onde se hospedar em Provins:
Para vivenciar o clima medieval, o centro histórico é a melhor pedida de hospedagem em Provins. A nossa dica é o Hotel Aux Vieux Remparts, que fica no centro histórica, num prédio medieval. Apesar da propriedade ser da Idade Média, os quartos foram renovados e equipados com TV, frigobar e amenidades.
Cidades perto de Paris: Rouen
Localizada ao norte de Paris, na região da Normandia, Rouen é um das cidades medievais perto de Paris que vale à pena conhecer, e tem influência germânica.
As casa em estilo enxaimel dominam o cenário, que ganham o toque francês com bistrôs e cafeterias nas ruas. As igrejas são alguns dos pontos para visitar na cidade, com destaque para a Catedral, em estilo gótico.
Vale ainda uma parada no Museu de Belas Artes e nos locais construídos em homenagem a Joana D’arc, heroína francesa que tem o corpo enterrado em Rouen.
Como chegar em Rouen: O trem para Rouen sai da estação Saint-Lazare, localizada na parte norte de Paris. O trexo entre as cidades é de 1 horas e a passagem custa a partir de 13 euros.
Onde se hospedar em Rouen:
A cidade de Rouen fica próxima de Paris, mas merece uma esticada de um ou mais dias. A opção de hospedagem por lá é o Hotel de Bourgtheroulde, da Autograph Collection, e localizado ao lado do Gros Horloge.
O hotel tem sauna, sala de ginástico, e os quartos são decorados de forma clássica, com vistas variadas da cidade. E atente: o hotel oferece café da manhã e demais refeições feitas com produtos frescos da região.
Cidades para fazer bate e volta de paris: Reims
Principal cidade da região de Champanhe, Reims é faz parte das lista de cidades perto de Paris que vale muito conhecer. Vibrante, tem um mix de clássico com moderno, e faz parte da rota de produtores do espumante.
Além das casas que produzem a bebida típica da região, a cidade é repleta de monumentos históricos. Alguns deles são a Catedral, o Palácio de Tau, residência do arcebispo, a Abadia de Saint-Remi e o Porte Mars, monumento romano.
O melhor roteiro é perder-se pela cidade e descobrir os encantos.
Como chegar em Reims: A melhor forma de chegar em Reims é de trem, saindo da Gare de l’est. A primeira partida acontece logo cedo, as 6:0 da manhã, e a volta só após as 22 horas. O valor do trecho é a partir de 15 euros.
Onde se hospedar em Reims:
A cidade tem muitas opções de hospedagem e uma ótima é o Hôtel de la Paix, da rede Best Western. Ele fica localizado no centro de Reims, a poucos metros da estação de trem e das demais atrações. Os quartos são amplos, modernos e completos, com wi-fi e estacionamento gratuito.
Bate-volta de Paris: Chartres
Chartres é outra bela opção para fazer bate-volta de Paris. De longe já é possível ver a principal atração da cidade, a Catedral Notre Dame de Chartres. A igreja, que foi construída no século XII, tem o status de Patrimônio Mundial da UNESCO pelo conjunto de vitrais originais que ainda permanecem intactos e uma das arquiteturas góticas mais belas da Europa.
Visite também o campanário, que tem vista panorâmica de Chartres. Para completar o passeio, aposte em uma caminhada pela cidade histórica, que fica na parte alta, que tem como destaque o Museu das Belas Artes e o Centro Internacional do Vitral
Como chegar em Chartres: Os trens pra Chartres partem de Paris pela estação Gare de Montparnasse e o valor do trecho é de 16 euros por pessoa. Também dá para ir de carro, pegando as estradas A10 e A11 e utilizando os estacionamentos que ficam próximo do centro.
Cidades perto de Paris: onde se hospedar em Chartres:
O centro histórico é a melhora área para se hospedar em Chartres. Por lá, aposte no hotel Gran Monarque, da rede Best Western, e no Jehan de Beauce, do Les Collectioneurs. Ambos são bem localizados e bem decorados.