Um safari na África, mas para ver os “Big 5” dos oceanos. Essa é a proposta de Grootbos. Cercado pelos cliffs de Walker Bay, Grootbos Lodge é uma reserva privada localizada na beira do oceano, numa região que é rota de migração das orcas, baleias francas, e lar de milhares de tubarões, golfinhos, focas e pinguins.
A reserva de Grootbos
Mas não é só isso. A reserva é um imenso jardim de Fynbos, uma vegetação muito característica dessa região, que colore tudo com flores brancas e rosadas até onde o horizonte de perde no mar. Os lodges foram construídos no topo do terreno, e integrado à natureza, e por tudo tem janelões de vidro devassados pela luz natural e pela vegetação. As suítes – amplas, com quarto, sala e deck privativa – seguem o mesmo conceito.
O safári no mar
O passeio sai de Gaansbai – a 15 minutos da reserva – e dura cerca de 3 horas. Como no safári no Kruger, aqui há um tracker também, que vai no barco rastreando no mar manchas naturais de óleo deixadas pelas baleias. Assim, achamos quatro baleias francas austrais, e foi emocionante vê-las tão de perto. Não conseguimos achar orcas, nem tubarões.
Nem sempre é possível ver as baleias e orcas, mas as probabilidades são bem grandes entre os meses de julho e dezembro, quando ocorre a migração.
Depois da parte da observação de baleias, o barco segue para Dyer Island, onde vivem cerca de 50 mil focas marinhas.
O safári é bem bacana, e vale à pena. Mas vale saber que o mar é muito mexido, e para quem tem enjoos, pode ser sofrido (leve Dramin).
Tudo orgânico
A experiência fica ainda mais especial quando a gente fica sabendo que o mel, as verduras, os legumes, o ovo e que a vasta maioria do que se consome no lodge é orgânico, e vem de um sítio mantido pelo lodge. E o bacana é que a gente pode viver colocar a mão na massa também.
Uma das experiências que adoramos por aqui foi passar uma tarde no sítio. Colhemos mel, verduras e depois fomos para a cozinha com o chef para fazer nossas refeições com os ingredientes colhidos. O resultado foi um dos nhoques caseiros mais gotosos que já comemos.
Outras experiências:
-
- Flower Safari – um passeio de 4×4 para explorar a reserva, que acaba com um delicioso picnic
- Coastal Safari – um passeio a pé pelas praias, cavernas à beira-mar, com parada pra picnic e pra banho de sol. Da praia, dá pra avistar as baleias.
Como chegar:
Cerca de três horas de carro separam Grootbos de Cape Town. O caminho é por estrada cênica, marcada por penhascos abruptos sobre o mar, e baías com boas ondas.