Onde fazer Safári na África do Sul? Embora a maior parte das pessoas pense em Kruger e Great Kruger, nós tivemos uma das melhores experiências dentre todo os safáris no Jaci’s Lodge, localizado na reserva de Madikwe, na fronteira do país com a Botsuana, e a apenas 4h30 de carro de Joanesburgo. O lodge é simplesmente incrível, e a reserva tem recorde em animais selvagens.
Como chegar na África do Sul: SSA é a melhor companhia
A melhor companhia aérea que voa para África do Sul é a South African Airways. A empresa tem voos diretos saindo de São Paulo para Cape Town, e é um trajeto de apenas 7 horas (é bem rápido). Vale à pena ficar pelo menos uns 5 dias em Cape Town.
Depois, voamos de Cape Town para Johanesburgo também com a SSA. O voo dura apenas 2 horas.
O avião GRU-CPT tem configuração de 2x4x2 poltronas, e achei a econômica bastante confortável. Todos os passageiros ganham um bolsinha com meias, pasta e escova de dentes e máscara de dormir. São servidas três refeições à bordo, e o passageiro tem direito a duas malas despachadas de 32kg.
O voo interno tem configuração 2×2 poltronas, e também são servidas refeições. Gostei bastante da tripulação. Aliás, simpatia é uma marca dos sul-africanos. <3
Onde fazer Safári na Africa: Mandikwe, o maior projeto de reintrodução de vida selvagem do país
Madikwe é uma reserva governamental de 75 mil hectares (o que equivale a 4 vezes o tamanho da cidade de Natal) operada por lodges privados. Diferente do que ocorre no Kruger – aberto ao público e onde qualquer um entra com seu próprio veículo e sai dirigindo atrás de animais – o que causa congestionamentos e acidentes – apenas carros e hóspedes do lodges podem circular em Madikwe.
E, como reserva governamental, foi palco de uma dos maiores projetos de reintrodução de vida selvagem no país: o Phoenix Project. A iniciativa a transformou num dos melhores lugares onde fazer safári na África do Sul.
No início dos anos 1990, esta iniciativa introduziu mais 10.000 animais de 60 espécies na área, então uma fazenda de gado degrada. Elefantes, leões, leopardos, chitas, rinocerontes e animais em risco de extinção como o cão selvagem africano foram realocados pelo projeto, que permaneceu ativo e com várias frentes de conservação . Hoje, há registros de mais de 1500 elefantes (pare terem ideia, no Kapama esse número gira em torno de 100), 40 leões e quase 1 dezena de leopardos, sem falar em todos os outros.
É muito bicho!
Os lodges do Jaci:
O Jacis possui dois tipos de lodges, todos na mesma reserva e a poucos minutos de distância um do outro. São eles o Jaci’s Safari Lodge e Tree Lodge.
Jaci’s Safari Lodge:
Foi aqui que o Jaci’s começou. O Safari Lodge possui 10 acomodações. Seis delas são suítes que remetem às tradicionais tendas montadas no meio das savanas: tem lona no lugar de paredes, chuveiro ao ar livre e uma varanda virada para um rio onde elefantes e outros animais passam, por vezes, para se refrescar.
Além das Tented Suites, esse lodge tem também duas acomodação batizadas de Starbed, com uma decoração mais moderna, e um “rooftop” com uma cama ao ar livre para dormir vendo as estrelas. E duas villas para famílias.
As refeições são feitas em um deck voltado para a reserva, e normalmente com visitas de animais selvagens. Há ainda uma piscina para os hóspedes.
Tree Lodge
Esse foi o mei preferido. O Tree Lodge traz 8 suítes luxuosas construídas na altura da copa das árvores, como essa abaixo.
Há ainda um bar e um lounge do mesmo estilo, e uma sala de leitura, e piscina.
Dois pontos altíssimos do tree lodge são o deck para refeições e o Terrapin Hide. Explico: o primeiro fica de frente para um lago enorme, por onde passam bandos de animais todos os dias. Manadas de elefantes, várias girafas, kodus, impalas.
O segundo é uma espécie de bunker sob esse lago, onde a gente pode ficar horas observando esses animais a menos de dos metros de distância e com 100% de segurança.
Fora isso, sobre o Terrapin, há uma suíte com uma cama ao ar livre, e eu garanto: dormir ouvindo a selva, e acordar com elefantes é o tipo de coisa que entra para a lista de experiências mais memoráveis da vida. Não deixe de reservar uma dessas.
A gastronomia do Jaci’s Lodge
Poucas vezes, comemos tão bem em todas as refeições e por tantos dias como no Jaci’s. Destaco, primeiro, que aqui eu sou vegana, Juju é vegetariana, e Rico come peixes. Ou seja, não é muito fácil nos atender. E o Jaci’s conseguiu montar um menu variado, por 5 dias, e contemplando cada uma das nossas restrições alimentares.
Fora o menu, há a beleza do lugar onde se come. O Boma, com refeições na fogueira como rezam tradições africanas, um café-da-manhã surpresa à beira-rio, e o especialíssimo deck virado para o lago (lugar onde finquei raízes).
Os Safáris
Já estivemos em muitas reservas pela África do Sul, entre elas Kapama e Sabi Sands, e o que posso dizer é que Mandikwe é uma das melhores e mais ricas reservas de todo o país. Nunca vi tanto animal junto, e a riqueza se deve ao projeto Phoenix que expliquei mais acima.
Sendo assim, literalmente a cada dez minutos de safári a gente encontrava grupos enormes de animais. Tudo no Jacis é superlativo em termos de safári: elefantes se vê às dezenas, girafas nunca menos de 5, wildbeasts, zebras. Idem para leões.
Nossa guia Kiwi conseguia rastrear e achar grupos de 5, 6 leões diferentes a cada dia. Sem falar nas chitas raríssimas, que nós vimos duas vezes andando em dupla. Cachorro selvagem foi outra espécie bastante rara e que encontramos nos safáris feitos no Jacis.
Para terem ideia, em uma das manhãs vimos todas essas zebras e impalas abaixo no lago.
Pouco depois, chegou esse grupo de leões.
E logo mais à frente, os wildbeats. E essa riqueza se repetia a cada safári.
A a cada fim de safári, há um lanche especial na Savana, com direito a sol nascendo e se pondo cinematrográficos. Coisa linda!
Onde fazer Safári na Africa: Perguntas frequentes sobre o Jaci’s Lodge
O Jaci’s Lodge fica na reserva Mandikwe, na fronteira da África do Sul com Botsuana.
É possível contratar um transfer. Saindo de Johanesburgo, o valor por veículo e por trecho fica em 479 usd.
Nós alugamos nosso carro pela Rentcars, e saiu bem mais em conta. A média por diária era de 20 usd, categoria carro pequeno (as estradas até o Jacis são de asfalto, e há apenas um trecho de terra e que tem boas condições). São 4h30 do aeroporto até o lodge.
Chove bem pouco em Mandikwe, e portanto é possível ir em qualquer época. O verão (dezembro e janeiro é bem quente) e o inverno frio. Nós fomos em março e, apesar do calor, foi ótimo. E, por conta das altas temperaturas, os bichos se concentravam nos lagos e rio. Era bem fácil de rastreá-los aos montes.
A diária para duas pessoas no Tree House custa a partir de US$974 com tudo incluso: safáris, bebidas e alimentação.
Muito boa as suas dicas. Tenho um orçamento para o Sabi Sabi Bush lodge e tb para o Jacis lodge tree, qual dos dois vc gostou mais ? O Sabi Sabi parece mais luxuoso, porém bem mais caro.
Levando em consideração que o Sabi Sabi está 3x o valor total, vale essa diferença toda?