Grootbos: safári na África para ver os Big5 dos oceanos

Um safari na África, mas para ver os “Big 5” dos oceanos. Essa é a proposta de Grootbos. Cercado pelos cliffs de Walker Bay, Grootbos Lodge é uma reserva privada localizada na beira do oceano, numa região que é rota de migração das orcas, baleias francas, e lar de milhares de tubarões, golfinhos, focas e pinguins.

Walker bay gaansbai

A reserva de Grootbos

Mas não é só isso. A reserva é um imenso jardim de Fynbos, uma vegetação muito característica dessa região, que colore tudo com flores brancas e rosadas até onde o horizonte de perde no mar. Os lodges foram construídos no topo do terreno, e integrado à natureza, e por tudo tem janelões de vidro devassados pela luz natural e pela vegetação. As suítes – amplas, com quarto, sala e deck privativa – seguem o mesmo conceito.

Grootbos

IMG_5747 IMG_5758 IMG_5766 Grootbos sea safari Grootbos-Forest-Lodge-en-suite-bathroom-in-the-self-catering-suite

O safári no mar

O passeio sai de Gaansbai – a 15 minutos da reserva – e dura cerca de 3 horas. Como no safári no Kruger, aqui há um tracker também, que vai no barco rastreando no mar manchas naturais de óleo deixadas pelas baleias. Assim, achamos quatro baleias francas austrais, e foi emocionante vê-las tão de perto. Não conseguimos achar orcas, nem tubarões.

Nem sempre é possível ver as baleias e orcas, mas as probabilidades são bem grandes entre os meses de julho e dezembro, quando ocorre a migração.

Depois da parte da observação de baleias, o barco segue para Dyer Island, onde vivem cerca de 50 mil focas marinhas.

O safári é bem bacana, e vale à pena. Mas vale saber que o mar é muito mexido, e para quem tem enjoos, pode ser sofrido.

 

 

sea safari south africa IMG_0650

Tudo orgânico

A experiência fica ainda mais especial quando a gente fica sabendo que o mel, as verduras, os legumes, o ovo e que a vasta maioria do que se consome no lodge é orgânico, e vem de um sítio mantido pelo lodge. E o  bacana é que a gente pode viver colocar a mão na massa também.

Uma das experiências que adoramos por aqui foi passar uma tarde no sítio. Colhemos mel, verduras e depois fomos para a cozinha com o chef para fazer nossas refeições com os ingredientes colhidos. O resultado foi um dos nhoques caseiros mais gotosos que já comemos.

IMG_5696 IMG_5717

Outras experiências:

    • Flower Safari – um passeio de 4×4  para explorar a reserva, que acaba com um delicioso picnic
    • Coastal Safari – um passeio a pé pelas praias, cavernas à beira-mar, com parada pra picnic e pra banho de sol. Da praia, dá pra avistar as baleias.

IMG_5586

Como chegar:

Cerca de três horas de carro separam Grootbos de Cape Town. O caminho é por estrada cênica, marcada por penhascos abruptos sobre o mar, e baías com boas ondas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.