Por @anna.laura, editora do Carpe Mundi, blog jornalístico de viagens, dicas de fotografia, experiências, achados e tendências
Quais são as praias mais lindas do litoral de São Paulo? O estado tem um dos litorais mais impressionantes do Sudeste. O trecho da Rio-Santos, inclusive, tem praias que podem ser comparadas (ou até superadas!) em beleza natural a outros paraisinhos do Nordeste.
Já o Litoral Sul não tem águas tão claras como o Norte, mas nos endereços certos revela faixas de areia incrivelmente desertas e preservadas. No Litoral Norte, nomes famosos de destinos como Ilhabela e Ubatuba justificam todo o auê: são mesmo donos de praias maravilhosas, que você precisa conhecer o mais rápido possível.
Praias mais lindas do litoral de São Paulo: lado sul
Jureia, Iguape
O litoral sul paulista tem suas belezas escondidas, selvagens e preservadas, cercadas por rios e manguezais.
Uma das praias mais lindas do litoral de São Paulo no lado sul é essa paraíso de 15 quilômetros, que estende-se desde a vila de pescadores da Barra do Ribeira e alterna trechos para banho, surf e até pesca até o imenso costão rochoso, que marca os limites da Estação Ecológica da Juréia-Itatins.
Lugar pra quem ama contato intenso com a natureza e quer uma praia pra chamar de si e não encontrar mais ninguém caminhando por sua orla.
Praia do Sorocotuba, Guarujá
Num condomínio privado no alto do Morro do Sorocotuba, uma prainha pequena tem casas de pescadores sobre palafitas que pontilham a paisagem, alcançada após mais de 200 degraus de escada.
Você pode andar pelos caminhos entre as casas até alcançar as pedras ao final da praia, onde é difícil não ver tartarugas nadando livremente. Dica: não há serviço de praia, por isso leve canga, água e o que mais precisar.
E, se quiser unir o passeio com hospedagem, dá pra alugar uma dessas casinhas de frente pro mar e curtir a estadia.
Praia de São Pedro, Guarujá
A faixa de areia de São Pedro é daquelas surpresas que ninguém espera encontrar no Guarujá.
Na Serra do Guaruru, a bela paisagem é revelada no trecho de descida do morro, quando uma bela praia cercada por morros verdes, de areia clara e água verde e fortes ondas disputadas por surfistas de repente desponta no horizonte.
O acesso, privado do condomínio, é liberado a cerca de 50 carros de não-moradores das 8h30 às 16h – chegue cedo!
Litoral Norte de São Paulo
Juquehy, São Sebastião
Difícil cravar o que é que diferencia Juquehy das tantas outras praias vizinhas dessa região do litoral paulista. Talvez seja seu clima tranquilo, sua extensa e fotogênica faixa de areia, As Ilhas do lado esquerdo e a Pedra de Cambaquara no meio da praia embelezando a paisagem, a infraestrutura incrível de pousadas, restaurantes e barracas de praia e até shoppings praianos.
O fato é: Juquehy é uma delícia. Pra famílias, pra amigos, pra casais – não tem quem não se encaixe em sua orla. E para se hospedar, aqui vai uma dica de airbnb de frente para a praia
Maresias, São Sebastião
A praia mais famosa do surf de São Paulo é sinônimo de juventude, badalação e diversão – pessoal alto astral, cachorros na praia e festas que são tradição de noite, como no conhecido Sirena. Também conta com boa infra de pousadas e restaurantes. O canto direito, ou Canto do Moreira, é o preferido dos surfistas (inclusive de Medina), e é mais tranquilo na entrada 20, sempre mais vazia que o meio da praia. Para se hospedar, vai nessa dica de Airbnb charmoso e econômico em Maresias.
Praia das Calhetas, São Sebastião
Point número 1 de mergulho de snorkel no litoral paulista, Calhetas é uma península pequena e selvagem com pedras que formam lindas e transparentes piscinas naturais. O acesso à praia, com duas prainhas distintas, uma de cada lado da faixa de areia, é por uma propriedade particular, por onde passa-se caminhando desde a BR-101 – são 15 minutinhos descendo até a praia.
Praia do Bonete, Ilhabela
A praia votada como a mais bela do Litoral Norte de São Paulo em ranking aberto ao público da Revista Viagem e Turismo é um paraisinho que parece que parou no tempo. Uma verdadeira vila de pescadores isolada da civilização por uma trilha de quatro horas ou trajetos de barco de uma hora – que só podem ser feitos em dias de mar calmo.
A linda e enorme faixa de areia só pra você, a cachoeira gelada que deságua num riozinho no canto esquerdo e os mirantes que revelam a paisagem maravilhosa do Bonete são só alguns dos motivos para conhecer.
A Pousada Canto Bravo é a pedida pra hospedagem. Em tempo: não esqueça do repelente!
Praia do Jabaquara, Ilhabela
São 500 metros de areia que são cercados por mata preservada, com riachos desaguando nas duas extremidades da praia – é uma boa opção pra quem vai com crianças. Dá pra conhecê-la de carro – é a última praia ao norte da ilha, última parada de acesso na estradinha de terra -, ou passeios de barco de dia todo, que costumam parar ali para banho por suas águas verdinhas e fotogênicas.
Praia do Félix, Ubatuba
O canto esquerdo é bom pro surf e o direito tem água mais calma e transparente. E há uma prainha, a do Português, acessível por trilha que é linda. Sou apaixonada pelo Português: para mim, apesar de pequenininha, é uma praias mais lindas do litoral de São Paulo.
Melhor do que só ir à praia é se hospedar no amplo condomínio de casas morro acima, com vistas maravilhosas do local, e por onde, inclusive, é feito o acesso à areia. Casas incríveis pra alugar do Airbnb estão ali, como a Ype House, onde ficamos e amamos. Tem infraestrutura: barracas de praia alugam cadeiras e vendem lanches e bebidas.
Praia do Cedro, Ubatuba
Entre as mais belas faixas de areia de Ubatuba, tem mar azul e verde, de águas calmas e também com piscininhas naturais, que se mantém preservadas devido à dificuldade de acesso: são 40 minutos de trilha desde a Praia da Fortaleza ou uma hora a partir da Praia Grande do Bonete pra chegar ali. De barco, a navegação pode ser feita desde a Praia da Lagoinha.