10 praias mais lindas do litoral de São Paulo, de Sul a Norte

      Por @anna.laura, editora do Carpe Mundi, blog jornalístico de viagens, dicas de fotografia, experiências, achados e tendências

      Quais são as praias mais lindas do litoral de São Paulo? O estado  tem um dos litorais mais  impressionantes  do Sudeste. O trecho da Rio-Santos, inclusive, tem praias que podem ser comparadas (ou até superadas!) em beleza natural a outros paraisinhos do Nordeste. O Litoral Sul não tem águas tão claras como o Norte, mas nos endereços certos revela faixas de areia incrivelmente desertas e preservadas. No Litoral Norte, nomes famosos de destinos como Ilhabela e Ubatuba justificam todo o auê: são mesmo donos de praias maravilhosas, que você precisa conhecer o mais rápido possível.

      Praias mais lindas do litoral de São Paulo: lado sul

      Jureia, Iguape

      O litoral sul paulista tem suas belezas escondidas, selvagens e preservadas, cercadas por rios e manguezais. Uma das praias mais lindas do litoral de São Paulo no lado sul é essa paraíso de 15 quilômetros, que estende-se desde a vila de pescadores da Barra do Ribeira e alterna trechos para banho, surf e até pesca até o imenso costão rochoso, que marca os limites da Estação Ecológica da Juréia-Itatins. Lugar pra quem ama contato intenso com a natureza e quer uma praia pra chamar de si e não encontrar mais ninguém caminhando por sua orla.

      crédito: Loucos por Praia

      Praia do Sorocotuba, Guarujá

      Num condomínio privado no alto do Morro do Sorocotuba, uma prainha pequena tem casas de pescadores sobre palafitas que pontilham a paisagem, alcançada após mais de 200 degraus de escada. Você pode andar pelos caminhos entre as casas até alcançar as pedras ao final da praia, onde é difícil não ver tartarugas nadando livremente. Dica: não há serviço de praia, por isso leve canga, água e o que mais precisar.

      E, se quiser unir o passeio com hospedagem, dá pra alugar uma dessas casinhas de frente pro mar e curtir a estadia.

      Praia de São Pedro, Guarujá

      A faixa de areia de São Pedro é daquelas surpresas que ninguém espera encontrar no Guarujá. Na Serra do Guaruru, a bela paisagem é revelada no trecho de descida do morro, quando uma bela praia cercada por morros verdes, de areia clara e água verde e fortes ondas disputadas por surfistas de repente desponta no horizonte. O acesso, privado do condomínio, é liberado a cerca de 50 carros de não-moradores das 8h30 às 16h – chegue cedo!

      Litoral Norte de São Paulo

      praias mais lindas do litoral de São Paulo: Juquehy tem também um rio

      praias mais lindas do litoral de São Paulo: Juquehy tem também um rio

      Juquehy, São Sebastião

      Difícil cravar o que é que diferencia Juquehy das tantas outras praias vizinhas dessa região do litoral paulista. Talvez seja seu clima tranquilo, sua extensa e fotogênica faixa de areia, As Ilhas do lado esquerdo e a Pedra de Cambaquara no meio da praia embelezando a paisagem, a infraestrutura incrível de pousadas, restaurantes e barracas de praia e até shoppings praianos.

      O fato é: Juquehy é uma delícia. Pra famílias, pra amigos, pra casais – não tem quem não se encaixe em sua orla. E para se hospedar, aqui vai uma dica de airbnb de frente para a praia

      praias mais lindas do litoral de sao paulo

      praias mais lindas do litoral de sao paulo: Juquehy

      Maresias, São Sebastião

      A praia mais famosa do surf de São Paulo é sinônimo de juventude, badalação e diversão – pessoal alto astral, cachorros na praia e festas que são tradição de noite, como no conhecido Sirena. Também conta com boa infra de pousadas e restaurantes. O canto direito, ou Canto do Moreira, é o preferido dos surfistas (inclusive de Medina), e é mais tranquilo na entrada 20, sempre mais vazia que o meio da praia. Para se hospedar, vai nessa dica de Airbnb charmoso e econômico em Maresias.

      Praia das Calhetas, São Sebastião

      Point número 1 de mergulho de snorkel no litoral paulista, Calhetas é uma península pequena e selvagem com pedras que formam lindas e transparentes piscinas naturais. O acesso à praia, com duas prainhas distintas, uma de cada lado da faixa de areia, é por uma propriedade particular, por onde passa-se caminhando desde a BR-101 – são 15 minutinhos descendo até a praia.

      Praia de Calhetas. Crédito: vestindoaalma.com.br

      Praia do Bonete, Ilhabela

      A praia votada como a mais bela do Litoral Norte de São Paulo em ranking aberto ao público da Revista Viagem e Turismo é um paraisinho que parece que parou no tempo. Uma verdadeira vila de pescadores isolada da civilização por uma trilha de quatro horas ou trajetos de barco de uma hora – que só podem ser feitos em dias de mar calmo.

      A linda e enorme faixa de areia só pra você, a cachoeira gelada que deságua num riozinho no canto esquerdo e os mirantes que revelam a paisagem maravilhosa do Bonete são só alguns dos motivos para conhecer.

      A Pousada Canto Bravo é a pedida pra hospedagem. Em tempo: não esqueça do repelente!

      credito: hiago Sieiro Cunha/Wikimedia commons

      Praia do Jabaquara, Ilhabela

      São 500 metros de areia que são cercados por mata preservada, com riachos desaguando nas duas extremidades da praia – é uma boa opção pra quem vai com crianças. Dá pra conhecê-la de carro – é a última praia ao norte da ilha, última parada de acesso na estradinha de terra -, ou passeios de barco de dia todo, que costumam parar ali para banho por suas águas verdinhas e fotogênicas.

      Praia do Félix, Ubatuba

      O canto esquerdo é bom pro surf e o direito tem água mais calma e transparente. E há uma prainha, a do Português, acessível por trilha que é linda. Sou apaixonada pelo Português: para mim, apesar de pequenininha, é uma praias mais lindas do litoral de São Paulo.

      Melhor do que só ir à praia é se hospedar no amplo condomínio de casas morro acima, com vistas maravilhosas do local, e por onde, inclusive, é feito o acesso à areia. Casas incríveis pra alugar do Airbnb estão ali, como a Ype House, onde ficamos e amamos. Tem infraestrutura: barracas de praia alugam cadeiras e vendem lanches e bebidas.

      ubatuba litoral norte sp: as praias do Félix e do Português

      ubatuba litoral norte sp: as praias do Félix e do Português

      A praia do Português

      airbnb Ubatuba: a Ypê House

      Praia do Cedro, Ubatuba

      Entre as mais belas faixas de areia de Ubatuba, tem mar azul e verde, de águas calmas e também com piscininhas naturais, que se mantém preservadas devido à dificuldade de acesso: são 40 minutos de trilha desde a Praia da Fortaleza ou uma hora a partir da Praia Grande do Bonete pra chegar ali. De barco, a navegação pode ser feita desde a Praia da Lagoinha.

       

      Deixe uma resposta

      O seu endereço de e-mail não será publicado.