Hoteis de natureza no Brasil em meio a montanhas, mata, em parques nacionais ou em praias intocadas. O turismo de isolament0 – uma combinação que une lugares mais remotos e pousadas com serviços e espaços mais exclusivos – vem ganhando força em meio à pandemia. A justificativa é óbvia: locais com menos gente são mais seguros em meio à pandemia por serem mais fáceis de se manter o distanciamento, principalmente se forem acessíveis de carro e em trajetos mais curtos. Pensando nisso, selecionamos alguns hoteis para quem quiser planejar uma viagem isolada a partir de algumas capitais brasileiras.
Mas antes de ir, lembre-se que nós, viajantes, temos também a responsabilidade de não levar o vírus para locais mais distantes e com pouca estrutura. Faça seus exames antes de viajar, use máscara e faceshield nos voos, e respeite as regras de distanciamento. Vale também checar a situação de cada estado para se informar sobre as curvas de infecção nos destinos escolhidos
Hoteis de natureza perto de São Paulo
Para se isolar em Campos de Jordão, o Botanique Hotel & Spa, cravado no no Triângulo das Serras, na Mantiqueira, é uma ótima pedida. Com a proposta de relaxamento em meio à natureza, tem um super spa, quartos debruçados sobre o verde, além de circuitos de bicicleta para quem quiser se exercitar ao ar livre, trekking e cavalgadas.
O Botanique é adepto do foraging (cozinha do campo para a mesa) e os pratos do restaurante Mina, comandado pelo Chef Gabriel Broide, trazem sempre receitas com ingredientes colhidos no dia.
Agora, seguindo medidas de prevenção, o hotel está com piscinas fechadas, inclusive as dos quartos. E também o spa. Mas a sala de cinema para duas pessoas continua funcionando, assim como as atividades na natureza.
Outra alternativa para ficar em meio à natureza a poucas horas de São Paulo é a região de Santo Antonio dos Pinhais, cravada na Serra da Mantiqueira. Lá, hoteis de charme, aconchegantes e exclusivos, são ótimas opções para quem quer se isolar ao ar livre em meio a trilhas e boa gastronomia.
Lá, a opção mais exclusiva e bacana é a Quinta dos Pinhais. O hotel faz parte do selo Roteiros de Charme, e tem apenas 14 vilas e bangalôs debruçados sobre paisagens belíssimas, em um terreno com 240 mil metros quadrados de área verde. Entre as atividades, há trilhas, lago, fazendinha, passeio a cavalo.
A pousada também se adequou aos protocolos, e além dos cuidados de sanitização, todo o processo de check-in e informações do hotel passou a ser digital – para eliminar o papel – e o uso de máscaras é obrigatório nas áreas sociais. Já o café-da-manhã passou a ser servido individualmente e com hora marcada.
O hotel interditou a piscina social e sauna, e as áreas comuns – como lounge e sala de jogos – só podem ser usadas por um família por vez. Mas algumas acomodações têm piscinas privativas e hidro. Por lá, o clima que te espera é esse das fotos
Ainda em Santo Antonio, se a ideia for algo mais econômico, a pousada Vale Monte Azul atende bem.
Já na linha hotel-fazenda, tem o Capoava, em Itu, a 40 km de Campinas.
O hotel também faz parte da coleção Roteiros de Charme, é procurado por famílias, e conta com trilhas, cavalgadas, um lago com patos e caiaque, quadra de tênis. Os chalés tem lareira, ar-condicionado e wifi.
Hoteis de montanha Rio de Janeiro
Hoteis em Itaipava e arredores
Pousada Tankamana – é uma das mais exclusivas na região da serra de Itaipava. Tem apenas 16 chalés, e indico ficar nos que têm ofurô. A pousada fica em uma área verde com trilhas pela floresta e duas piscinas, sendo uma delas natural e com queda d’água. E um Plus: o café da manhã pode ser tomada a qualquer hora.
Entre os protocolos de segurança em relação ao Covid, mas espaçamento entre as mesas, comida à la carte ou no quarto, equipes com EPIs especiais e todos os cuidados de sanitização recomendados. As piscinas seguem funcionando normalmente.
Les Roches – também é ótima e faz parte do Roteiros de Charme, mas acho a Tankamana mais charmosa – se for para escolher entre as duas. Todos os chalés tem tevê, ar, DVD, e alguns possuem hidro e lareira. Entre as atividades ao ar livre e equitação.
A piscina segue aberta, mas em função dos protocolos de segurança do Covid-19, a pousada diminuiu a quantidade de mesas no restaurante para garantir o distanciamento, e está realizando os cuidados de sanitização indicados pela Anvisa.
Hoteis na Serra de Teresópolis
Hotel Rosa dos Ventos o hotel é uma delícia para ir com a família, e tem atividades como trilhas, cavalgadas, canoagem: Com um imenso lado, e no meio da mata, o Rosa dos Ventos é hotel de natureza em meio à serra de Teresópolis, e conta com chalés de madeira com varandas.
Hoteis de natureza no Brasil: Alagoas e Pernambuco
Para quem não quer contato com outros hóspedes em áreas sociais, a Pousada Pedras de Patacho, na Rota Ecológica de Alagoas, tem alguns bangalôs com piscina privativa no segundo andar, o que é uma ótima pensando nesses tempos de distanciamento.
Além disso, o café da manhã é servido na piscina das habitações, os passeios e cardápio seguem por wpp, e check in pode ser feito online sem presença no balcão, entre outras medidas.
Também na Rota, tem a Samba pa ti, que faz parte do circuito elegante e também tem alguns bangalôs lindíssimos e com piscina privativa.
Todas as habitações têm cama king size, TV LED, ar-condicionado split e varanda com rede. A pa Ti tem ainda facilidades como bicicletas para hóspedes.
Entre os protocolos de prevenção do Covid-19, a pousada tem o selo Safe& Clean, certificado pelo bureau Veritas, e utiliza produtos da Unilever Pro para higienização e desinfeção dos ambientes. As mesas do restaurante e bar de praia foram reposicionadas, gerando maior espaço e as refeições – com exceção do café-da-manhã à la carte – podem ser servidas nos quartos.
Hoteis de natureza próximos a Porto Alegre
A região de Aparados da Serra é um santuário natural isolado, com um geografia recortada por cânios colossais de eté 900 metros de profundidade, cachoeiras, rios e trilhas.
Parador Cambará do Sul: é um glamping inspirado nos lodges da África, próximo aos cânions gaúchos, e a menos de 9 km da cidade de Cambará do Sul, e a 4h de carro de Porto Alegre e cerca de 5h de Florianópolis.
Aqui, a atração é explorar o parque nacional das Serras Gerais e de Aparados, com destaque para o cânion de Itaimbezinho, além de cavalgadas e passeios de balão, que podem ser organizados pelo hotel.
Entre os cuidados pdor causa a pandemia, é obrigatória agora a utilização de máscaras nas áreas comuns, é feito um pré-check in online, e todos os clientes e colaboradores têm a temperatura aferida. Outra medida adotada é um intervalo de 24h entre uma hospedagem e outra, permitindo a sanitização adequada das acomodações.
O café da manhã deixou de ser servido como bufê, e o restaurante – no momento – está aberto apenas para hóspedes.
Hoteis de natureza no Brasil próximos a BH
Ibitipoca é um bom recanto para quem quer se isolar, com suas dezenas de trilhas e cachoeiras, a cerca de 5h da capital mineira. Aqui, é um destino na conta para quem busca hoteis de natureza no Brasil.
O Paiol do Bauzinho é para eremitas (no bom sentido), e vem bem a calhar se a ideia é ver persona. Fica cravado e uma planície onde o verde se perde no horizonte, tem chalés com cozinha e sala de estar e fica bem perto da entrada do parque. É bebem rústico, mas tem seu charme.
Se quiser algo no vilarejo, a Repousada é uma boa opção.