Gili Islands, um roteiro imperdível na Indonésia.

As Gili Islands são três ilhas tão pequenas que, na maior delas, duas horas são suficientes para se dar a volta de bicicleta. Ficam a três horas de Bali, acessíveis apenas de barco. Não existe carro aqui, nem moto, nem asfalto; as ruas são de areia, o transporte é a pé, de bike ou charrete, e sempre com a vista de Lombok e seus vulcões impressionantes no horizonte.  As construções seguem o estilo de Java, com sapê e madeira esculpida, tudo  muito charmoso. Parte do arquipélago da Indonésia, as Gili fazem parte da maioria islâmica, mas há muitos traços da cultura budista aqui, talvez pela proximidade com Bali. Se o lugar é lindo? É uma dos destinos que mais gostamos.

gili rico e juju

sol GILI ISLANDSGILI ISLANDS

DCIM100GOPRO giliT21 DCIM100GOPRO

Sobre as ilhas

Trawagan é a maior das três  GILI ISLANDS, e mesmo assim a gente leva só duas horas pra rodar tudo de bike. A primeira a ser descoberta pelo turismo, já tem um sinais de civilização. Há muitas pousadas , barzinhos e restaurantes.

Como todo destino de praia, Gili é uma delícia pra curtir com crianças. Sereno, com mar calmo, muitas tartarugas e atividades divertidas como SUP ou como o passeio que leva até à ilha de Komodo e seus lagartos gigantes pré-históricos.

O

u o barco com fundo de vidro, que faz um tour pelas ilhas enquanto a gente observa o oceano debaixo dos nossos pés. E como a visibilidade do mar aqui é absurdamente incrível, fica fácil avistar tartarugas e cardumes.

 

gilit14 IMG_2446

Já Gili Air é bem mais tranquila. Acho que Trawagan é como Bali devia ser há vinte anos. E Gili Air, o que Trawagan era há cinco anos. Essa foto aí debaixo é da única rua de Gili Air, e dá pra perceber como tudo é mais roots e integrado com a natureza.

gili a vila4

gili a vila GILI ISLANDS gili a praia

Onde ficar em Gili Islands

Trocando em miúdos, a nossa dica é: faça o contrário de todo mundo. Fique hospedado em Air, fique mais tempo por aqui e deixe Trawagan para visitar durante um passeio. Ou então, em Trawagan, opte por ficar do lado da ilha onde está o  Pondo Santi, O Jambuluwuk o Desa Dunia (nós ficamos no Desa Dunia e indicamos!) Essa parte da ilha é mais calma, como natureza mais intocada. Fica a 15 minutos a pé do buxixo, e você dorme ouvindo o mar. (Para outras opções em Trawagan clique aqui.)

E para hoteis em Gili Air vá aqui. hoteis em Gili Air vá aqui.

cafe-da-manha-gili

De resto, relaxe vendo aquele mar azul e curtindo esse fim de tarde maravilhoso. Afinal, quem precisa de mais nessa vida?  Simples assim!!!

GILI ISLANDS sol gili2

Como chegar em Gili

De Bali pras Gili, é preciso pegar um barco em Padang Bai. Para ir de Trawangan para Air, é preciso pegar outro barco.O Blue Water é uma boa pedida. Dica: o mar é um pouco revolto, então sente sempre na parte de trás. E garanta o seu colete salva-vidas.

 

Onde comer em Gili Air e Trawagan

Em Trawangan, tem o Night Market. Os moradores colocam barracas e mesas na rua e preparam pratos típicos, mas com crianças, melhor ir nos restaurantes. Peixe lá é sempre fresco! Pra comer na praia, o Café Gili é bem legal. E cinco estrelas, tem o Vila Ombak. Em Gili Air, qualquer bar da praia serve um peixe incrível. Um prato bem típico (e gostoso) é o sambal, servido na folha de bananeira.

Religião e Cultura

Gili faz parte da maioria islâmica da Indonésia, então não espere ver templos por todos os lados.  Mas a população, de forma geral, é muito gentil. Relaxe e aproveite para entender um pouco do Islã. Viajar é isso, afinal.

Compras

Esqueça. Gili é off consumo. Encontre-se com o mar.

 

Quer viajar mais e ficar por dentro de todas as dicas, novidades e promoções?
Deixe seu email aqui!
Join the Conversation

21 Comments

  1. says: Camila

    Estamos em Gili Air agora e é realmente especial. Tenho seguido bastante as dicas do seu Blog, estamos numa grande viagem entre sudeste asiático e austrália por 2,5 meses e está sendo fantástico!!!
    Quem me passou seu contato foi uma grande amiga minha, do @pequenospelomundo.
    Aproveitando as dicas, recomendo fortemente o hotel que a gente está em Gili Air. É uma vila LINDA de morrer, com piscina privativa e eles servem o café da manhã na mesinha da varanda, de frente pro nosso jardim privado (grande e lindo). Chama Slow Gili Air e é espetacular!!! Não é a opção mais barata, mas valeu cada centavo!

    1. says: admin

      Oi, Cami!!! Que legal!! Ficamos super felizes de saber que você está aí, e que de alguma forma ajudamos com essa experiência!! E boa a dica do hotel!! Mande outras, se tiver!!! Super obrigada!!!

    1. says: admin

      Oi, Jonatas. Fica super puxado fazer bate-volta. São duas horas – duas hora e meia de barco, num mar que não é muito tranquilo dependendo do dia. Você não vai aproveitar nada em um dia só. Melhor ficar mais. Pelo menos uma noite. Se tiver mais tempo, recomendo ficar mais. Lá é muito lindo!

    1. says: admin

      Se chover, não vale ir, Camila. Porque Gili é basicamente praia, não tem muito o que fazer além disso. Talvez valha você ficar de olho na previsão do tempo e decidir em cima da hora.Você estará em Bali?

  2. says: Ludmila

    Olá, estou indo pra Bali no fim de março, estou em dúvidas se fico uns dias nas ilhas Gili ou se vou pra Labuan Bajo, pra conhecer komodo, monte Kelimutu…mas li no seu post que dá pra fazer passeio de Gili pra komodo. ..o passeio é bate volta? Vc sabe qto tempo demora a viagem e o preço? Obrigada.

    1. says: admin

      Oi, Ludmila. Me lembro de que tinham muitas agências em Gili que ofereciam o passeio para Komodo, e tenho a lembrança de ser passeio de mais de um dia. Mas não tenho certeza absoluta. Desculpe!!

  3. says: Fernando

    Quando fomos em 2015, ficamos em Trawagan pois, nas outras sempre acaba a energia e isso ocorreu quando estivemos lá.
    Ficamos hospedados no Jambuluwuk e recomendamos 🙂

  4. says: Ricardo

    Olá a todos,

    Antes de mais permitam-me que vos felicite pelo vosso excelente blog!
    Estamos a planear uma viagem de 2 semanas a Bali, mas descobrimos (por acaso) o arquipélago Gili. Após ter lido com atenção o conteúdo do vosso blog, vimos assim pedir um minuto do vosso tempo para nos recomendarem um “tour” nesta região.

    A ideia é sair de Lisboa com destino a Bali, pretendendo o seguinte:
    – Conhecer locais históricos/templos;
    – Provar as famosas comidas de rua;
    – Contemplar paisagens;
    – Conhecer as ilhas Gili (especialmente a Gili Air, de acordo com o que vocês recomendam);
    – Aproveitar o tempo restante para apanhar sol e fazer praia.

    Recomendam a maior estadia em Bali,ou em Gili?

    Obrigado por tudo, e muitos parabéns :)!!

  5. says: Ricardo

    Olá a todos,

    Antes de mais permitam-me que vos felicite pelo vosso excelente blog!
    Estamos a planear uma viagem de 2 semanas a Bali, mas descobrimos (por acaso) o arquipélago Gili. Após ter lido com atenção o conteúdo do vosso blog, vimos assim pedir um minuto do vosso tempo para nos recomendarem um “tour” nesta região.

    A ideia é sair de Lisboa com destino a Bali, pretendendo o seguinte:
    – Conhecer locais históricos/templos;
    – Provar as famosas comidas de rua;
    – Contemplar paisagens;
    – Conhecer as ilhas Gili (especialmente a Gili Air, de acordo com o que vocês recomendam);
    – Aproveitar o tempo restante para apanhar sol e fazer praia.

    Recomendam a maior estadia em Bali,ou em Gili?

    Obrigado por tudo, e muitos parabéns :)!!

    1. says: admin

      Olá, Ricardo. Tudo bem? Desculpe a demora da resposta.
      Gili é linda, mas não têm sítios históricos. Tem uma feira de comida bem interessante, mesquitas e praias lindas. É um lugar mais slow (recomendo gili air a trawagan, que já cresceu um bocado), onde não entra carro, nao tem asfalto. As ilhas gili são formadas por três ilhotas, pequenas, e na maior delas, dá-se a volta completa em uma hora e meia/duas horas pedalando.

      Bali é caotica em alguns lugares, calma em outras, sempre intensa e cativante. Ir de um lugar para outro demanda deslocamentos mais longos, e há muito o que ver e fazer. Templos, plantações de arroz, paisagens lindas, praias, cheiro de incenso nas ruas, comidas, feiras.

      Eu ficaria mais tempo em Bali.
      Eu ficaria

  6. says: Louise

    Boa noite, eu gostaria de saber se é tranquilo ficar em Gili T e ir a passeio em Gili Air, ou se é melhor ficar uma noite pelo menos em Gili Air? E como funciona os barcos, sai toda hora ou tem horários específicos?

    Desde já, agradeço!!

    1. says: admin

      Oi, Louise. É super tranquilo! Você pode pegar um passeio de um dia de barco pelas 3 gilis. Os barcos saem pela manhã, e agendamos no dia anterior pelo hotel.

  7. says: Nuno Oliveira

    Olá,

    Vou passar duas semanas em Bali em julho.
    Pelo que tenho lido e ouvido o melhor é andar pelas Gili (estou a planear ir a Meno e Air, alguns dias em cada), mas gostava de deixar 3 dias para conhecer Bali também.
    Acham que vale a pena? que recomendam visitar na ilha?
    Obrigado

    1. says: admin

      Bali? Bali é demais!!!! Mas 3 dias não é nada, nem dá pra entrar no clima. Aliás, nos nossos três primeiros dias em Bali não gostamos. Foi só nos seguintes que começamos a mergulhar na atmosfera.

      E Bali é grande. Você não vai conseguir fazer quase nada em 3 dias, e vai acabar perdendo tempo. Te deixo aqui dois posts de lá:
      https://jujunatrip.com/bali-com-criancas-dicas-para-ir-com-familia-parte-1/
      https://jujunatrip.com/bali-com-criancas-dicas-para-ir-com-familia-parte-2/

Leave a comment
Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *