Um filhote de golfinho morreu ao ser encontrado na praia de Santa Teresita, na Argentina, nesse mês de fevereiro. Segundo testemunhas, o animal não resistiu ao ser tirado da água por turistas que estavam interessados em tirar fotos e selfies com ele. Esse foi mais um exemplo do turismo predatório que precisa ser combatido. Vamos nos mobilizar, galera!
Ess, infelizmente, não é nem de longe vez que isso aconteceu. O pessoal do EcoSurf aproveitou também para mostrar fotos de outras pessoas fazendo a mesma coisa em momento diferente. A qualidade das fotos não está boa, mas isso não é o importante aqui nesse post. O fundamental é a gente ter consciência desse tipo de vandalismo. Tocar em animais selvagens, retirá-los de seu habitat, andar de bugre e quadriciclos fora de trilhas e em áreas de desova, deixar lixo na praia, nas trilhas, cachoeiras e acampamentos são atitudes condenáveis e precisam de punição.
Aliás, o desrepeito às áreas de desova é outro problema latente. Ceará, Maranhão, Paraíba, Bahia. Ao contratar um passeio pelas praias, verifique sempre se os carros têm licença, e se é permitido circular nas áreas.
A foto ai debaixo mostra tartarugas achatadas e mortas por veículos transitando na costa de Alagoas, também agora em fevereiro, e serve como mais um triste alerta. Pelo menos 16 tartarugas foram encontradas mortas em um trecho de três quilômetros de praia na cidade de Feliz Deserto. O flagra foi realizado por servidores do Instituto do Meio Ambiente (IMA), é é o segundo registro só nesse mês.
O outro registro ocorreu durante o carnaval (repostamos o vídeo na nossa página do face).As imagens foram capturadas na Praia do Gunga, no município de Roteiro, e denunciavam que turistas e nativos passeavam por uma área de desova de tartarugas usando jipes e quadriciclos, matando dezenas filhotes de tartaruga.
Deixamos aqui nosso extremo repúdio ao que aconteceu e o nosso sentimento de esperança para que não aconteça mais.
Infelizmente venho vendo que o povo Brasileiro atraves dos anos foi mudando de comportamento … eu tenho 62 anos e vou a teu Brasil desde meu 18 … conhosco mais de 200 cidades e ums 11 estados … e vi a praia limpa demais na minha juventude pero em estos ultimso dez anos vi lixo demais nas praias .. cigarros apagados, latas de cerveja, garrafas de plastico, e muito mais como si nada de isso importara … somos nos os que estamos destruindo nosso planeta e a cada dia que passa mais rapido … o enquentamento e nossa culpa … e o respeito por o outro e por os animais esta caindo e ja nada importa …Pido a esse povo Brasileiro que por favor pare com isso … Tambem entendo que o nosso povo e igual a voces assim que pido tambem a eles … abraco e espremos que mude a gente