O que fazer na Flórida EUA, além de Miami e Orlando? Em primeiro lugar, a Flórida Central reserva surpresas inimagináveis. Um exemplo é Ocala, pequena e charmosa cidade histórica cercada de nascentes cristalinas no meio de florestas, rios de água azul e cânions. É aqui que ficam as nascentes de Silver Springs, Silver Glenn e Ginnie Springs.
Nest post, eu mostro porque esse é destino que merece entrar em qualquer roteiro Flórida Estados Unidos que você esteja montando. Para a gente, foram dias apaixonantes. Certamente, você também vai amar.
>> Siga o instagram do Juju na Trip para acompanhar as viagens em tempo real
Dicas Flórida EUA: Como chegar em Ocala:
Ocala fica a 1h15 de Orlando. É preciso voar para Orlando, e então alugar um carro. Não há como ir para Ocala e circular por lá sem carro.
Para a locação, sugiro que você compare os preços e alugue o carro pelo site da rentcars. A plataforma aceita pagamentos em real e parcela em até 3x sem juros.
Onde se hospedar em Ocala
Nosso hotel foi o Hilton Ocala. Fica a menos de 5/10 minutinhos de carro do centro histórico (Downtown Ocala), perto do Walmart, Marshall, CVS e de restaurantes de redes maiores.
Em primeiro lugar, as acomodações seguem o padrão Hilton, bem decorados, espaçosos, com amenities e serviço de quarto, aquecimento e ar-condicionado. Além disso, o hotel tem piscina aquecida, restaurante, academia e estacionamento gratuito para os hóspedes. É também um hotel family friendly.
Gostei bastante do serviço, e recomendo o hotel. Já se você quiser ficar com o pé em Downtown, pode optar pelo Hilton Garden Inn. Mesmo padrão de excelência.
O que fazer na Flórida além de Orlando e Miami: as nascentes de Ocala
Ocala é incrível, e para quem gosta de roteiros paradisíacos, é uma mala cheia.
Começo falando das nascentes daqui, de todos os tamanhos, sempre com água azul cristalina e muitos peixes-boi, principalmente nos meses mais frios do ano.
Vale dizer que há peixes-boi em todos os meses, mas no inverno é possível vê-los em muito mais quantidade, porque migram das águas frias do Golfo do México para as nascentes da Flórida Central, onde a temperatura é mais quentinha e sempre em torno de 21 graus.
Silver Springs
Silver Springs é superlativa. Não se trata aqui de uma, mas sim de dezenas de nascentes formando um enorme sistema de rios e lagos, e que deixa a água absolutamente cristalina em alguns pontos. Inegavelmente, Silver Springs é tão cristalina que tem horas que á agua parece vidro.
Para terem ideia, o lugar é tão paradisíaco que serviu de locação para seis filmes do Tarzan nos anos 30. Nos anos 2000, foi incorporado aos parques estaduais da Flórida e, com isso, teve sua beleza e natureza preservadas até os dias de hoje.
O parque é enorme e tem 1600 hectares (o que equivale a quase 1600 campos do Maracanã). A entrada custa US$8 por carro, e é possível fazer atividades como caminhadas, cavalgadas, picnic, camping.
Mas são as nascentes a grande atração do lugar. É na água que acontece a experiência mais incrível.
Caiaque: melhor forma para explorar Silver Springs
Por causa da importância ambiental, não é permitido nadar e nem mergulhar em Silver Springs. Mas há barcos com fundo de vidro e caiaques normal e de vidro. Sublinho que a experiência do caiaque transparente é maravilhosa, pois se vê o fundo do rio e tudo o que se passa debaixo d’agua.
Quem aluga os caiaques é a Get Up and Go Kayaking. Se acaso você optar por eles, há dois percursos para remar: um de aproximadamente 1,5 km e que leva cerca de 2 horas com calma, e outro de 8km que vai até Ray Wayside Park.
Nós fizemos o percurso de 1,5 km. No caminho, além da beleza do lugar, esbarramos com dezenas de peixes-boi. E uma cena rara: um grupo de adultos e filhotes veio brincar com a gente, rodando, pulando e mergulhando em volta dos nossos caiaques. Não tenho nem palavras para descrever; mas as imagens contam tudo. Vejam o video:
Silver Glen Spring
O que já era lindo, ficou ainda melhor. Se Silver Springs foi uma surpresa apaixonante, Silver Glen foi a cereja do bolo: uma enorme nascente com água cristalina, em todos os tons de azul, cercada de vegetação abundante. Não foi urbanizada, e tem uma cara natural, sem decks ou caminhos acimentados.
Para mim, é umas das nascentes mais lindas da Flórida EUA
No entanto, é debaixo d’água que a surpresa é maior: DEZENAS de peixes-boi. Para o bem-estar no animal, é proibido cercá-los, tocá-los ou nadar com eles. O único lugar da Flórida Central onde é permitido mergulhar com os manatees é em Crystal River; porém, sempre, sem tocá-lo.
Entretanto, se eles vierem até você, está tudo certo. Aí é só ficar paradinha, flutuando, e curtir a experiência.
Dito isso, eu comparo a sensação que tivemos em Silver Glen à experiência inesquecível de ter encontrado um grupo de 15 leões na África. Ver um animal selvagem livre e em seu habitat é lindo demais.
Juniper Spring, Flórida EUA
Primeiramente, é preciso dizer que a água cor de esmeralda descreve a nascente Juniper. Em segundo lugar, Juniper é estruturada que Silver Glen, com degraus de rocha e concreto. Lindíssima, ela fica no meio de uma floresta subtropical, e faz parte das nascentes que alimentam o rio Juniper, que serpenteia até o Lago George no rio Saint Johns.
Todavia, no verão e nos feriados, o lugar costuma encher. Então, a dica para fugir do alto movimento é ir durante a semana ou na baixa-estação.
A entrada custa US$6 por pessoa.
Rainbow River e Rainbow Springs
Com um fundo de areia, calcário e algas, o Rainbow river serpenteia por um trajeto cercado de florestas e algumas casas. É possível mergulhar de cilindro, remar de caiaque e de stand up, além de flutuação.
A entrada pelo principal é pelo KP Hole, e o ingresso custa apenas U$2 por pessoa.
Tirolesa na Flórida
Ocala também tem um circuito bacanésimo de tirolesas, que passam pelo meio de cânions e por cima de lagos. De todas as tirolesas que já fizemos, essa foi a mais bacana e a mais cênica.
Primeiramente, o Zip The Canyons passa por 9 tirolesas, que chegam a 40 metros de altura e 335 de extensão. Só isso já bastaria para ser divertidíssimo. Porém, há mais: o Grand finale é quando a gente voa por cima de um lago cor de esmeralda, cercado de pinheiros.
Agora anotem: essa mesma atividade pode ser feita nas noites de lua cheia. Já pensou que incrível?
Downtown Ocala: uma cidade com cara de cenográfica
Prédios de 1800 misturados com construções mais novas, um cineteatro dos anos 20, casas simpáticas, restaurantes com varanda pelas calçadas, alguns bares com terraço e o clima simpático das pequenas cidades onde todos se cumprimentam.
Downtown Ocala parece saída dos sets de cinema, e é uma delícia para um passeio de tarde ou um balado despretensioso depois que a noite cai.
No passeio pelo centro histórico, você vai reparar que a cidade tem histórias e personalidade, marcadas em detalhes como o do paralelepípedo gravado com o nome do fabricante, ou na loja de memorabílias onde, dizem, há até mesmo moedas do antigo império grego.
O Marion Theatre é mais um prédio que dá o tom histórico da cidade, com estilo art deco e cores pastel. E as lojinhas têm produtos locais e artesanais.
Onde comer em Ocala:
Ivy on the Square: experiência goumert
Dentre os endereços para comer bem, cito o Ivy on the Square, um elegante restaurantes com uma decoração moderninha que mistura metal e tijolos na parede, mas com toques retrô.
Já no quesito menu, o Ivy tem um cardápio que inclui cervejas artesanais e delícias como cebolas fritas no estilo southern american e o salmão sob leito de espinafre e quinoa.
Yellow Pony: gastrobar e clima de clube equestre
O At the Yellow Pony já tem uma atmosfera gastro pub, e serve burguers, ceasar salads, e batatas em variações que vão das fritas tradicionais ao pavê de batatas ao creme. A comida é bem americana, e saborosa.
Além disso, o bacana aqui é entrar no clima do lugar, que fica dentro do The Equestrian Hotel no World Equestrian Center (WEC), o maior complexo equestre dos EUA. Isso porque Ocala é conhecida como a capital mundial do cavalo, e é aqui onde essa marca registrada fica bem clara para o turista.
Big Hammock: informal e com boas cervejas
Como o nome mesmo já diz, o Big Hammock Brewery and Bites é um lugar para se desgastar cervejas artesanais dos Estados Unidos.
Entretanto, há mais que bebidas por aqui. O restaurante é um endereço para se comer pratos com inspiração asiática, como um curry de camarão ou típico Ramem Bowl (sopa de noodles), sem gordura nenhuma. Fui de Ramem vega e adorei.
Brooklyn’s Backyard: clima festeiro e marshmallows no espeto
Pense num restaurante num jardim. Agora transporte ele para um ambiente fechado. O Brooklyn’s Backyard é isso: parece um quintal, com chão de grama sintética, varais de lâmpadas, mesas com toalhas quadriculadas e um clime divertido e colorido.
O cardápio tem pizzas ótimas e tamanho família, além de um salmão com legumes que eu adorei, e sobremesas que incluem – seguindo a linha comendo ao ar livre – marshmallows assados no fogareiro.
Seguro Viagem Estados Unidos
Seguro de viagem não é obrigatório para os EUA, mas você precisa ter porque qualquer imprevisto de sáude no país custa uma fortiuna. Sempre comparo valores e compro pelo site Seguros Promo.
Adorei a
Materia e essa sugestão bacana de conhecer esses lugares lindos pra sair do obvio na Florida. Estamos indo pra la no final de Abril.
Voce poderia dividir o
Seu roteiro ? Tem um mapa? Se for a partir de Miami subindo pra Orlando, como seria? Obrigada
Oi, Marina. Aqui no blog tem vários posts com todos os roteiros que fizemos. Neles, há dicas de hotel, passeios, valores que gastamos, restaurantes, etc. Você pode ver o que gosta mais, e aí coloca os lugares no Google Maps que ele te dá os trajetos: https://jujunatrip.com/america-e-caribe/estados-unidos/florida/
Agora pronto, quero ir pra Flórida rsrsrs. ameeeeeeeeeeeei o post