O mais alto lago navegável do mundo fica na fronteira entre o Peru e a Bolívia. O Titicaca, situado a cerca de quatro mil metros de altitude, é também o segundo maior lago da América Latina. É lá que estão as ilhas flutuantes de Uros e as lendárias Amantani e Taquile, do lado peruano. Do lado boliviano, há ainda as ilhas do Sol e da Lua.
No Peru, nossa base de partida para as ilhas é Puno, cidade portuária na beira do lago, onde se chega apenas de ônibus. Foram dez horas de uma viagem exaustiva a partir de Cusco, através de estradas sinuosas. Um pouco perrengue nas minhas circunstâncias, confesso, mas nada impossível. Puno é feia, caótica, mas tem uma rua fofa (a única) com um monte de restaurantes bons. Uma vez em Puno, contratamos um passeio de dois dias pelas ilhas peruanas do Titicaca. Melhor contratar lá do que em Lima ou no Brasil; sai muito mais barato.
A primeira ilha em que paramos foi Uros, na verdade, um arquipélago com 40 pequenas ilhas artificiais feitas de totora, material flutuante semelhante à palha. Elas se multiplicam pelas mãos dos homens, que vão dispondo a palha sobre as águas do lago e construindo as ilhotas. Ali, é uma de algumas horas apenas. Bem coisa pra turista ver, mas super interessante.
De lá, partimos para Amantani. É uma ilha grande, com nove comunidades indígenas aimarás, linda de morrer!!! É enorme, e os moradores de todas essas comunidades são tradicionalíssimos e mal falam espanhol. Comunicam-se em um dialeto local e vestem-se e organizam-se como há um século. Quem quiser ficar mais tempo, pode negociar a hospedagem na casa de algum habitante. O preço, com pensão completa, fica em US$10 por pessoa. Foi o que fizemos.
Amantani é um dos lugares mais fantásticos do Titicaca. Além da paisagem, em que praias e paredões de pedra se encerram na água azul turquesa do lago, há uma riqueza humana e cultural imensa no lugar. Os nativos sempre recebem os visitantes com uma festa folclórica, na qual há músicas e bebidas típicas e para a qual os turistas devem ser vestir como os habitantes: homens de poncho e mulheres de saias rendadas. Os anfitriões cuidam de toda a produção.
Há ainda os tesouros incas em Amantani. O Templo do Sol é um deles, e é visita obrigatória. Lá, há um portal que emoldura o pôr-do-sol durante os meses de inverno e onde o ritual do poente acontece sob o rufar de tambores. De arrepiar. Ficamos totalmente em êxtase!
O passeio pelo Titicaca termina em Taquile, outra ilha deslumbrante. A praça e todo o centro vital da comunidade ficam no cume da ilha, de onde se avista o lago e parte dos Andes. Como em Amantani, os habitantes mantêm suas tradições a tal ponto de ainda viverem em sistema comunal e matriarcal. Lá, são os homens quem bordam as roupas e confeccionam cintos e outros artesanatos no tear. As mulheres cuidam da casa, e da economia na família. Ficamos lá mais um dia, e partimos para a Bolívia. Próximo destino? Uyuni, o deserto de sal na fronteira com o Chile.
MAIS DO PERU E BOLÍVIA:
1 – Dicas de viagem Peru-Bolívia: de Cuszco a Mach Picchu, Titicaca Uyuni e Punta Hermosa
2 – Dossiê Peru – Bolívia: alguns cuidados
Você tem um contato via e-mail, eu queria tirar uma dúvidas sobre o roteiro Bolivia, Peru..
Oi, Jee! Eu tenho sim, mas prefiro que você tire suas dúvidas por aqui. As suas dúvidas podem ser as de outros viajantes também, e quando falamos por aqui, vira um serviço para todos. Tudo bem?
Sobre pranchas: o Rico levou uma prancha de body board e foi tudo tranquilo. Você só precisa checar o valor cobrado pela cia aérea para despachar a prancha. Ficamos 27 dias, mas em Punta Hermosa foram apenas 3 dias. Nosso roteiro era uma travessia até o falar de Uyuni, então nao ficamos todo o tempo no litoral. Vcs vão pra Lobitos?
Ahh, claro!!
Acredito que Lobitos e Chicama não vão entrar no roteiro pela distância, pois queremos fazer o salar de Uyuni e o Atacama no Chile então vamos tentar surfar aos redores de Lima!
Vocês fizeram todo o trajeto terrestre tbm?? De lima pra Cusco vocês foram de ônibus?
Obrigada!!!
Ah, claro!!
Possivelmente não vamos pra Lobitos nem Chicamaca, pq queros fazer o Salar de Uyuni e Atacama tbm, vocês foram de ônibus de Lima pra Cusco? Devido a ficarmos poucos dias em Lima e o surf só rolar ali estávamos até pensando em não levar prancha e alugar, você sabe se tem essa opção em Punta Hermosa?
De Lima pra Cusco fomos de avião. Salar é maravilhoso!
Não lembro dessa opção em Punta, mas porque nem procuramos pelo rent. Mas imagino que tenha. Te aconselho a mandar um mail pro hotel perguntando.
Apaixonei no blog! To presa nele aqui desde hoje pela manhã… vou fazer minhas coisas e depois volto pra ler aqui. <3 Eu e meu namorado estamos planejando ir pro Peru, fazer uma surftrip e conhecer esse lugar maravilhoso!
haha que linda!!! Te trouxe pra dentro do nosso mundo? fico feliz.
Se tiver dúvidas sobre o peru, me fala! bj!