Búzios é sempre um caso de amor. Pode estar cheia, vazia, chovendo. O certo é que a natureza caprichou por aqui quando criou essa península com 15 (!!!) praias belíssimas de uma tacada só, uma do lado da outra, e cada uma diferente da outra. Confira nesta matéria algumas das nossas melhores dicas de Búzios!
E pra quem gosta de uma baladinha, ainda tem a Rua das Pedras e seu roteiro de delícias. É andar pra ver. Nesse post, preparamos um guia com todas as dicas de Búzios: melhores praias, onde ficar, restaurantes. Confiram!
Onde ficar em Búzios:
Nossa última passagem por Búzios foi agora em dezembro. Confesso que a época que mais gosto de Búzios é no inverno, quando faz sol de dia, friozinho de noite, e está tudo mais vazio. Mas a alta estação é bem legal também, e mesmo com as praias cheias, tem sempre um espacinho pra chamar de seu e um clima gostoso no ar.
Nosso QG foi o Insólito Hotel, uma pousada boutique de design incrível na Praia da Ferradura, que faz parte da coleção Virtuoso, e que a gente recomenda sem pestanejar.
Mas há outros hotéis lindos em Búzios além dele. O que nós recomendamos para ir em família é o Corais e Conchas, que fica perto da praia de Geribá. Ele é bem estruturado, principalmente para crianças, com piscina externa, parquinho e quartos amplos com camas extras.
Se a viagem for à dois, escolha o Casas Brancas Boutique, que fica no centro, com vista para a estatua de Brigitte Bardot. O hotel é de luxo, com quartos amplos, amenidades e varandas privativas. A localização, como dissemos, também é ótima. Pertinho da Rua das Pedras.
No mesmo estilo do Casas Brancas há também o Vila da Santa Hotel Boutique & Spa e o Vila d’este Handmade Hospitality Hotel, que ficam bem no centro de Búzios, e têm vista para o mar.
Por último o Le Relais La Borie, um hotel lindíssimo na praia da Ferradurinha, uma nas nossas preferidas da cidade. Ele tem pé na areia, com cadeiras, espreguiçadeiras e guarda-sois disponíveis. O quarto são amplos, decorados de forma navy, todo em azul e branco.
Dicas de Búzios: as melhores praias
O melhor jeito de conhecer as praias é ir uma por vez. Perder um dia zanzando entre elas é pior do que perder um dia de praia: é perder um dia de praia em Búzios. Então, uma das dicas de Búzios é: alugue uma cadeirinha, peça um coco gelado, acostume-se com a temperatura (friazinha) da água, e relaxe.
A Ferradurinha é a nossa preferida. Continuação do canto esquerdo de Geribá, é pequenininha, aconchegante. Uma prainha fechada por braços de pedra.
Boa pra fazer SUP (dá pra ir até Geribá remando, inclusive), e onde é mais fácil de ver tartarugas. Se você gosta de praias mais vazias, o melhor (se tiver esse tempo) é ir durante a semana.
A Praia do Forno também é uma graça. Não tem nenhuma barraca (a que tinha foi retirada), é pequena e com água calma e clarinha. É uma das praias que a gente mais curte ir pra relaxar em Búzios.
A Ferradura (onde fica o Insólito) é perfeita para família com crianças pequenas. O mar é calmíssimo, a faixa de areia tem espaço, e há pedalinhos para alugar.
A Brava, ah, que linda!!! É selvagem, de mar aberto, com ondas. Não é uma praia para mergulhar. Para quem surfar, ok, mas pra mim, é uma praia de contemplação. Sou capaz de ficar horas ali, olhando aquele mar revolto e pensando na vida. E com o Rocka, fica ainda melhor. Dá pra fazer isso tudo com uma taça de borbulhantes.
João Fernandes e Fernandinho: João Fernandes tem acesso fácil de carro, tem bares e restaurantes estruturados na orla e é bem cheia. É uma praia família, com banana boat, caiaque e, ultimamente, o stand-up paddle pegou pra valer por lá.
Um ponto muito positivo em João Fernandes é que ele tem um pedaço de mar cercado de bóias que é tipo um aquário natural; boa pra ver peixinhos. Se você achar João Fernandes crowdeada demais, pule pra Fernandinho (à pé ou de barco taxi). Aliás, uma das dicas de Búzios é pegar o barco-taxi para se locomover. É sempre uma diversão.
Na volta da praia, dê um pulo nos Ossos e faça uma parada pra tomar o açaí do Sukão, lanchonete tradicional e que tem pães caseiros e frescos todos os dias saindo do forno.
Geribá – longa, com uma extensa faixa de areia. É uma boa pra famílias e com ondas nem tão fortes, e portanto ideais pra quem tá aprendendo a surfar (por isso mesmo, a praia tem várias escolinhas).
Pro carioca que andou sentindo falta de jogar um frescobol na areia (já que foi proibido no Rio), aqui também é o lugar pra isso. Na volta da praia em Geribá, se bater preguiça de ir até a Orla Bardort, a pedida do almoço é no Porto da Barra, em Manguinhos.
E tem a Tartaruga, com água mais quentinha. Uma delícia de praia, sem ondas, bem legal pra quem gosta de mar-piscina ou está viajando com crianças. Lá também tem uma vista perfeita pro pôr-do-sol!
O que fazer em Búzios de noite: Rua das Pedras e Orla Bardot
De noite, o programa clássico e divertido é dar uma rodada pela Rua das Pedras, onde ficam os restaurantes e lojas.
E para comer:
- Na Rua das Pedras fica o Chez Michou com seu crepe pecaminoso e a o David, que serve uma moqueca deliciosa. Andamos mais um pouco, você chega na orla Bardot, onde estão os restaurantes mais agradáveis.
- É lá que fica o Salt, bistrô cheio de bossa do chef Ricardo Ferreira, que mistura comida mediterrânea com toques asiáticos. Peça o camarão em crosta de coco com vinagrete de dedo de moça, e essa sobremesa incrível de chocolate aí debaixo. São incríveis.
- Aliás, falando em comer bem, o restaurante Galeria, dentro do Insólito Boutique, é imperdível. Capitaneado pelo chef Carlos Cordeiro (que tem passagem pelo Noma, em Copenhague), o Galeria faz uma fusão de comida francesa e contemporânea com produtos locais.
Como chegar em Búzios:
De carro ou ônibus, saindo do Rio. E na alta estação, há voos para Cabo Frio, que fica a meia horinha de Búzios.
Como circular em Búzios:
O melhor é estar de carro, mas há ônibus locais e uber. Para quem quiser, há opções de aluguel de buggy.