Quer uma praia de perder o fôlego, mas ainda não conseguiu decidir pra onde? O post de hoje tem o seu número, então. Escolhemos as 13 praias mais lindas da Grécia e reunimos aqui, com dicas de onde ficar e como chegar em cada uma delas. Um guia escolhido a dedo e com todo o carinho do que tem de melhor nas ilhas gregas.
1. Praias mais lindas da Grécia: Elafonisi – Creta
A geografia pouco comum é o que torna a praia de Elafonisi tão linda. Ela é formada pela ligação entre Creta e uma ilha próxima, em uma extensão de areia branca que some parcialmente com a mudança de maré. Ideal principalmente para passeios em família, já que não há ondas e as águas são calmas.
Qual Ilha: Creta.
Onde na ilha: No extremo oeste da ilha.
Como chegar em Creta: Dá pra chegar em Creta de duas formas diferentes, avião ou barco. A ilha possui três aeroportos, o de Heraklion, na parte central, de Chania, no oeste, e de Sitia, no leste, assim como seis portos, sendo nas mesmas regiões dos aeroportos. Creta recebe diariamente voos (1 hora de viagem), e embarcações (entre 7 e 8 horas de viagem).
Como chegar em Elafonisi: A praia fica 2 horas de Chania, por um estrada não muito conservada. Você pode optar por excursões ou alugar um carro para ir até lá. Se a segunda opção for a preferida, ter um GPS é necessário.
Onde ficar em Creta: As opções de hospedagem são muitas em Creta, recomendamos ficar em no centro histórico de Chania Para entender, Creta é bem grande, e invariavelmente você terá que dirigir 1h30 para chegar em algumas praias. E Chania, de tudo, é o mais central e mais charmoso. Além disso, no fim das contas, você estará perto de restaurantes e do centrinho.
Em Chania, fique no Blue Bell Luxury Suites, no Aeria Apartments (com cozinha) ou o Cretan Renaissance. Também adoramos o Monastery, mas é mais clima casal.
2. Balos – Creta
Outra praia encantadora em Creta. Ela é semelhante a praia de Elafonisi, só que ainda mais linda, mais azul e mais surreal: uma ilha adjacente a Creta ligada por uma faixa de areia. Mas ao contrário da primeira, Balos sofre pouco com as marés, tendo uma piscina natural permanente e acesso livre as ruínas que ficam na ilhota próxima.
Ilha: Creta.
Onde: Na parte noroeste da ilha.
Como chegar em Creta: As opções de transporte para Creta estão indicadas no item 1 da lista (praia de Elafonisi)
Como chegar em Balos: O acesso a Balos pode se feita de barco, com excursões, ou de carro, pela estrada costeira que sai da vila de Trachilos. O estacionamento do local fica um pouco afastado, tendo que caminhar uns 25 minutos até chegar à praia.
Onde ficar em Creta: Você pode ver os detalhes dos hotéis que mais curtimos aí no item 1 da nossa lista
3. Praia de Navagio – Zakynthos
Você com certeza já viu essa praia, e se perguntou como chegar! Escondida entre as rochas, Navagio é considerada uma das praias mais lindas do mundo. O contraste do mar azul transparente, com o branco das rochas, o verde da vegetação e as areias reluzentes é um verdadeiro espetáculo. Para completar o charme, a praia tem um navio naufragado da década de 80.
Ilha: Zakynthos.
Onde: Na Costa Noroeste da ilha.
Como chegar em Zakynthos: Dá pra chegar na ilha de duas formas. A primeira delas, e mais rápida, é de avião, fazendo o trecho Atenas/Zakynthos pelas companhias aéreas Olympic Air ou Aegean Airlines. A segunda é de ônibus, indo de Atenas até Kyllini, e lá de balsa ou ferry boat até Zakinthos. Você pega o ônibus na estação ferroviária KTEL e desce em Kilini, onde compra o bilhete do Ferry e faz a travessia. A viagem completa leva cerca de 6 horas.
Como chegar em Navagio: Navagio Beach só pode ser acessada de barco, mas é fácil chegar. Vale saber que o vilarejo com estrutura perto dessa praia é Agios Nikolaos. Para chegar na praia você pode pegar um barco saindo de Porto Vromi, Agios Nikolaos e Skinarialugar. Eles vão direto pra praia. Se quiser ir pro mirante, o caminho é de carro. DICA: a praia enche muito, então pra pegar ela vazia, o melhor é alugar um barco privativo e ir bem cedo.
4. Canal d’Amour – Corfu
Com formações rochosas que parecem feitas a mão, o Canal d’Amour é simplesmente perfeito. Lá você pode nadar entre cavernas e túneis. Alugue um snorkel, vale super a pena.
Ilha: Corfu.
Onde: 1 hora da Cidade de Corfu.
Como chegar em Corfu: A maneira mais rápida de chegar à ilha de Corfu é de avião. A Olympic Air tem voos diários saindo de Atenas. Outra opção é de ferry, saindo das cidades de Iogumenitsa e Patra, ambas na costa oeste da Grécia.
Como chegar no Canal d’Amour: Fica ao norte da ilha, cerca de 40 minutos do centro de Corfu. Você pode alugar um carro ou fazer excursões até lá.
Onde ficar em Corfu: A região norte da ilha é a melhor para se ficar, sendo próxima do centro e também das praias mais bonitas. A dica de hotel por lá é o Bella Mare Hotel, que fica em uma casa colonial, com quartos amplos e colado a praia de Avlaki.
Para quem quiser montar base numa praia no centro da ilha, a dica é o Kontokali Resort. Outro ótimo, é o Grecotel Imperial.
5. Oia – Santorini
Oia é um pequeno vilarejo em Santorini. Não tem praia, mas incluímos aqui porque tem uma das vistas mais famosas e icônicas desse ilha Cíclade: o penhasco no mar, com as casinhas brancas e domos azuis. Aqui se vê o por-do-sol mais lindo de Santorini, românticos. e também aqui ficam os hoteis mais lindos da ilha (com piscinas nos quartos ou de bordas infinitas).
Ilha: Santorini.
Onde: Norte da ilha.
Como chegar em Santorini: Não faltam opções de transporte para a ilha. A mais comum delas é de barco, saindo do porto de Pireus, em Atenas. Algumas das empresas que fazem o trecho são a Blue Star Ferries, Seajets e Hellenic Seaways. As ilhas de Amorgos, Anafi, Karpathos, Folegandros, Creta, Ios, Kea, Kimolos, Kos, Koufonisi, Kythinos, Milos, Mykonos, Naxos e Paros também possuem embarcações diárias para Santorini. Outra opção é de avião, saindo de Atenas pela Olympic Air.
Como chegar em Oia: Você pode se locomover pelo transporte público mas fica de olho que os ônibus lá têm horários. Uma das melhores opções é alugar um carro ou scooter.
Onde ficar em Santorini: Quarto branco, piscina na varanda e uma vista espetacular do mar? A gente recomenda a Villa Canvas Suites e o Charisma Suites, dois impecáveis nesse estilo.
.
6. Praias mais lindas das ilha gregas: Red Beach – Santorini
Essa praia é uma das praias mais lindas de Grécia, e é perfeita para relaxar e admirar o contraste entre o verde esmeralda do mar e os tons avermelhados das rochas que contornam o lugar.
Ilha: Santorini.
Onde: Parte sul da ilha.
Como chegar em Santorini: Confere as opções no item 5 da lista.
Como chegar em Red Beach: Você pode ir de carro alugado ou scooter. A praia fica a 5 minutos ao sul da vila de Akrotiri. O estacionamento do local fica a 10 minutos da praia e é necessário uma caminhada pela costa para chegar até lá. DICA: Leve sapatos confortáveis para fazer esse trecho, de preferência tênis.
Onde ficar em Santorini: Já demos uma opção de hotel incrível em Oia, mas você também pode ficar na parte sul de Santorini, próximo à Red Beach. A dica é o hotel Apanemo, que fica em uma parte alta de Akrotiri, com vista para o mar e quartos com piscina privativa.
7. Platys Gialos – Praias mais lindas de Mykonos
Mykonos tem festa, praias cheias, com vips e beach clubs. Mas tudo lindo de morrer. Aqui, nossa preferida é Platys Gialos. Grande e bonita, com restaurantes e hoteis, mas com visual lindo. The best beach on Mykonos.
Onde: No sul de Mykonos, A 5 km de Mykonos Town..
Como chegar em Mykonos: Avião, partindo de Atenas, ou ferrys, que saem de Atenas, porto de Pireus e Rafina, e outras ilhas, como Santorini e Creta. As empresas aéreas são a Olympic Air e Aegean Airlines, e as empresas marítimas são a Blue Star Ferries, Seajets e Hellenic Seaways.
Como chegar em Platys: Scooter ou ônibus . A escolha é sua. Alugar um carro e scooter é mais recomendado para quem vai conhecer vários lugares na ilha.
Onde ficar em Mykonos: O centro da ilha pode ser uma boa escolha, principalmente se você alugar carro para conhecer os demais paraísos de Mykonos. O Rocabella fica próximo do porto da ilha, da praia de Stefano e de restaurantes locais. Os quartos tem vista para o mar e a propriedade possui wi-fi e estacionamento gratuitos.
Outro que a a gente adora é o Cavo Tagoo, a 10 minutos a pé da praia e bem perto de Chora. Todos os quartos têm vista para o mar.
O Boheme, a 5 minutos da praia e bem pertinho do centrinho de Mykonos, também é lindo. Todos esses hoteis deixam a viagem mais especial.
8. Lago Melissani – Kefalonia
O lago fica dentro de uma caverna, uma abertura no meio faz com que o sol entre e você possa ver uma água azul e límpida. Um espetáculo da natureza.
Ilha: Kefalonia.
Onde: Leste da Ilha
Como chegar na Kefalonia: A primeira opção é de ônibus, saindo de Atenas e pegando uma balsa em Kyllini. A empresa que faz a viagem é a KTEL. A segunda opção é de avião, com trecho de Atenas feito pela Aegean Airlines ou Sky Express.
Como chegar no lago: A caverna fica na costa leste da ilha. Você pode ir de transporte público local, alugar um carro, táxi ou excursões. A distancia da cidade de Sami são cerca de 3 km e de Argostolion 10 km.
Onde ficar na Kefalonia: A região sul da ilha é a mais bonita e que tem os melhores hotéis. Por lá, aposte no F Zeen, hotel SPA de frente para a praia de Loudras. Os quartos tem vista para o mar, com uma sala de estar e equipados com ar condicionado e wi-fi gratuito.
9. Myrtos beach – Kefalonia
Pense em uma praia tranquila, com poucas pessoas, poucos barcos (às vezes nenhum) e com somente um bar por perto. Pois é assim que é Myrtos, em Kefalonia. Esse recanto tem águas claras e protegido pela cadeia de montanhas da ilha, um lugar perfeito para relaxar.
Ilha: Kefalonia.
Onde: Fica a 30 km à norte de Argostoli, a principal cidade da ilha.
Como chegar na Kefalonia: Demos todas as dicas no item 8, confere lá.
Como chegar em Myrtos: Algumas excursões de barco passam por lá, mas a melhor maneira é alugar um carro e ir por conta própria. O trajeto não leva mais do que 45 minutos.
Onde ficar na Kefalonia: Já demos uma opção do F Zeen, mas se você quiser uma alternativa mais próximo da parte central da ilha, como em Argostoli, recomendamos o Kefalonia Grand. O hotel é em estilo colonial, com varandas para o porto e quartos grandes com mini sala e sofá cama.
10. Praia de Kleftiko – Milos
Os seus rochedos naturais são perfeitos, parecem que foram esculpidos por alguém. O azul turquesa da água impressiona. Um passeio imperdível por lá são suas grutas e desfiladeiros.
Ilha: Milos.
Onde: Sudoeste da ilha.
Como chegar em Milos: A ilha fica relativamente próxima de Atenas, apenas 3 horas de barco e 45 minutos de avião. As empresas aéreas que operam até lá são a Olympic Air e Aegean Airlines. Os tickets de ferry podem ser comprados pelo site Ferries.gr.
Como chegar em Kleftiko: Somente de barco. Existem várias excursões locais para lá ou você pode alugar o seu próprio barco (só recomendado para os mais experientes). Recomendamos o Boat Oneiro e a Aquatta Yatchs.
Onde ficar em Milos: Adamantas é o porto de chegada e o maior vilarejo da ilha, então recomendamos escolher um hotel por lá. Nossa dica é o Olea Bay, uma construção típica grega, toda branquinha. Os quartos são decorados com móveis brancos, possuem frigobar e ar-condicionado, e alguns ainda tem varanda com vista para o mar.
11. Sarakinito – Milos
Uma praia pequena, escondida entre rochedos brancos de calcário. Você pode aproveitar o mar de tons esverdeados ou caminhar pelas rochas, encontrando piscinas naturais pelo caminho.
Ilha: Milos.
Onde: Norte da ilha.
Como chegar em Milos: Confere no item 10 como chegar em Milos.
Como chegar em Sarakinito: A praia fica a 10 minutos de Adamantas, principal cidade de Milos. Dá pra ir de carro, pois tem um estacionamento próximo, ou em alguma excursões, mas elas não para próximas da praia, já que a faixa de areia é pequena.
Onde ficar em Milos: Confere a nossa indicação no item 10, o hotel Olea Bay.
12. Lalaria – Skiathos
Ao invés de areia, essa praia tem pedrinhas brancas, que combinam com o tom da encosta que rodeia o lugar. A formação rochosa é tão incomum que em um dos lados há uma “porta” feita pelo tempo.
Ilha: Skiathos.
Onde: Norte da ilha.
Como chegar em Skiathos: Há ferries e voos saindo de Atenas para a ilha.
Como chegar em Lalaria: Só há como acessar a praia de barco, mas é fácil agendar o passeio com qualquer agencia na ilha.
Onde ficar em Skiathos: Se você quer ter acesso fácil as praias paradisíacas da ilha e ainda caminhar pelas ruelas fofas de Skiathos, recomendamos ficar no hotel Mystery. Ele fica a 10 minutos a pé da praia, todos os quartos contam com varanda e há também opções de acomodações para famílias de até 6 pessoas.
13. Porto Katsiki, Lefkada
Considerada uma das 10 praias mais bonitas da Grécia, Katsiki é cercada por falésias e tem uma água estupidamente azul. O bônus fica por conta da vista do mar, que pode se apreciada dos mirantes.
Ilha: Lefkada.
Onde: Sudoeste da ilha
Como chegar em Lefkada: A melhor maneira de chegar lá é de avião, mas também há a possibilidade de ir de carro, já que a ilha é ligada por uma estrada que entra pela cidade de Lêucade, no norte.
Como chegar em Katsiki: Dá para ir de carro, com estacionamento que fica na parte alta, ou de barco taxi, que saem das vilas de Vassiliki e Nydri.
Onde ficar em Lefkada: A vila de Nydri é a melhor opção para se hospedar na ilha, tando de passeios como de restaurantes e caminhadas pela cidade. Nossa dica é o San Lazzaro, um charmoso apart-hotel com vista para o mar.
14. Arcos de Paxos, Paxos
A ilha de Paxos faz parte das Jônicas, e é bem verde com mar azul, grutas e formações rochosas. A ilha tem de 10 km de comprimento e 4 km de largura e possui 21 praias! As aldeias para se hospedar são Lakka (a maior delas), Loggos e Gaios.
Destas praias e formações rochosas, uma das mais impressionantes é o Arco de Trypitos, acessível através de uma trilha fácil de 40 minutos ou de barco. De barco, o passeio passa pela costa recortada e com cavernas, e é lindo.
Ilha: Paxos
Como chegar em Paxos: de barco a partir de Corfu ou Igoumenitsa.
Como chegar em Tryptos: de trilha ou de barco saindo de Lakka
Onde ficar em Paxos Gosto do Glyfada Beach Villas, em Loggos (e a 4 km de Gaios). Tem piscina, villas lindas e bem decoradas e vista linda. Mas é preciso requisitar o ar-condicionado.
Dicas Úteis
As principais companhias são as Bluesar Ferries, Hellenic Sea Ways, Sea Jets e Anek Lines.
As principais companhias aéreas gregas são as Aegean e Olympic Air.
Algumas companhias europeias são as Easy Jet, Blue Express, Air Berlin, Transavia, EuroWings.
Uauuu!!! Que fotos maravilhosas são essas???????????
Parabéns!!!
Estes hotéis q postou são muito caros?
Depende da data e do hotel, Fatima. Alguns são, outros não.
Que post mais lindo! Amei tudoooo !!! Vem 2019, quero me jogar nesse paraíso!
Vai sim. Você vai amar!
Bom dia ! Com crianças qual ilha indicaria? Obrigado!
Oi, Rogerio. Todas!! Creta é uma ilha maravilhosa! Mykonos também é bacana com crianças, assim como Santorini. Embora sejam conhecidas como roteiro de lua de mel, são bem estruturadas, têm praias calmas, então acho super foco familia.
Mas também adoro Koufonisia e Milos. Dá uma olhada nesse outro post: https://jujunatrip.com/roteiro-ilhas-gregas-viagem-grecia/
Adorei suas postagens, estamos indo em julho de 2019, gostaria de permanecer fixa em uma ilha e poder me locomover para as demais partindo de apenas um ponto( este que retornaremos no final da viagem) , acha necessario qual ilha escolher para se fixar ou podemos ir fazendo as reservas em outras ilhas sem necessidade de permanencia em uma unica, ja que julho é muito caro, queremos conhecer mikonos, Santorini, zankithos, e mais! Me ajude, aguardo
Oi, Lu. Não vale à pena ficar em ilha só. Elas são distantes, dependendo de quais você pretende ir. Zakinhtos é fora de mão para quem vai para Mykonos e Santorini, porque são grupos diferentes. Zakintos faz parte das Jônicas, e Mykonos e Santorini das Cíclades. Ideal é explorar cada conjunto de uma vez. E sempre mudando de ilha, e ficando um tempo em cada (para explorar melhor, porque todas têm muito o que ver)
Se for para as cíclades, te recomendo esse roteiro (e tire uns 3 dias pelo menos para Koufonisia, um pérola inexplorada): https://jujunatrip.com/roteiro-ilhas-gregas-viagem-grecia/
Adorei suas postagens!! Estou indo para Grécia em setembro para ficar 20 dias, pretendo ficar em santorini, mykonos e zakyntos porém estou na dúvida se compensa incluir Creta ou Cefalônia no roteiro. Me ajude
Oi, Juliana. Eu não recomendo. Seria muito pouco tempo para tantas ilhas, e com deslocamentos pouco práticos. Você não vai curtir a viagem!
Obrigada pelas dicas!!! Me ajudou bastante a esclarecer umas dúvidas excelente o texto !!!
Que bom que ajudou!
Boa noite ! Irei em setembro sem contar ida e volta 20 dias exatos e estou tentando montar um roteiro …. Atenas ,zakinthos, Cefalônia ,lefkada gostaria de incluir Corfu ou Creta ,se possível . Help!!! Qual a sugestão de dias em cada e se tem alguma outra sugestão
Bom dia. Estou planejando ir em junho de 2020, passar 12 noites total na Grecia, não conhecemos e queremos conhecer e aproveitar as praias, não ficar pulando de ilha em ilha, então estamos achando melhor fazer Atenas e mais umas 2 ilhas, 3 no máximo. Qual roteiro indicaria? Obrigado.
Oi, Mauricio! Você viu nossos outros posts sobre a Grécia aqui no blog? Tem Corfu, Creta, Jonicas e Cíclades. Eu adoro as jônicas e as Cíclades: https://jujunatrip.com/category/europa/grecia-europa/
O roteiro que mais gosto é esse:https://jujunatrip.com/roteiro-ilhas-gregas-viagem-grecia/
Parabéns pelo conteúdo. Muito bem esclarecedor e está me ajudando a fechar este difícil e lindo roteiro. Notei que você não fala de fira em Santorini, não vale a hospedagem por lá? Grande abraço.