Vai pro Chile e quer a dica de um destino absolutamente incrível?
Púcon é uma cidadezinha típica de pé de montanha, pequena e acolhedora. Não tem como não gostar. Me lembrou muito Calafate, sem o imenso Glaciar Perito Moreno, mas com a paisagem igualmente incrível e imponente dos vulcões e da natureza selvagem da chamada região das Araucanías. Aos pés do ainda ativo Villarica, Púcon tem lagos, trekking no gelo, rafting, canoagem, canyoning, cavalgadas. Ok, ok. Prefere um mood mais off e calmo? Púcon também tem: boa comida, chocolates, contemplação, tardes em ofurôs e spas.
E isso tudo não muito distante de Santiago: Púcon está a 1h de avião com voo direto ou 5h30m de carro.
O verão em Púcon é uma delícia, e ideal para praticar esportes náuticos como windsurfe, canoagem e kitesurfe. Nessa época, os lagos e rios se convertem em balneários, com gente pegando sol nas “playas” de areia que se formam pelo lado (a Playa Grande é a mais disputada). Quando o inverno chega, a atração principal é a estação de esqui que atrai praticantes de todo o mundo. Pode não ser o complexo com mais estrutura que você terá ido, mas descer as encostas de um vulcão fumegante é uma onda e tanto, e isso vale mais que tudo.
Nós fomos em outubro, numa semana de feriado emendado e depois de passar por Torres del Paine e Chloé, e encontramos uma Púcon animada na medida certa. Ficamos no Hotel Vira Vira (clique aqui e leia o review sobre o hotel), que é realmente incrível, e tem um grupo de guias super experientes que nos levou para fazer passeios e atividades.
RAFTING!
Caminhamos cerca de 40 minutos por bosques no meio do gelo e áreas mais abertas , e terminamos num platô com vista pro topo do vulcão, onde o guia montou um picnic. Na volta, escorregamos de trenó pelo gelo. Impagável!!
CACHOEIRAS
A Ojos del Caburgua é um conjunto de quedas d’águas azuladas a cerca de 20km de Pucón. Além das cachoeiras, o complexo conta ainda com a Laguna Azul. Só que o lugar é apenas para contemplar: o banho não é permitido.
Se quiser um mergulho, tem o salto El Claro, que fica dentro de uma propriedade privada, mas que pode ser visitado. É uma queda d´água poderosa com 80 metros de altura, numa clareira na mata e tem uma água super gelada. Dá pra chegar de carro, bicicleta ou caminhando (cerca de 5km a partir da estrada principal). Olha que linda!
EFEITO GULA
Não saia de Púcon sem comer as empanadas do Marmohni. Localizada no primeiro piso de uma casa, vende empanadas inesquecíveis! Fica na Calle Equador 175. Outro bem tradicional é o Trawen (O´Higgins 311).
CULTURA MAPUCHE
Isso é muito legal. Há vários passeios de inserção na cultura Mapuche, os índios que originalmente ocuparam essa região de Araucanía. Desde aulas de gastronomia a dias inteiros com eles, onde a gente tem a experiência
PRA RELAXAR
Sem dúvida, o melhor dos mundos era voltar de todas essas atividades e relaxar na hidro quentinha na varanda do nosso quarto no Vira Vira.
INFOS ÚTEIS:
- Pesos Chilenos
- 800-360-220 (Entel) ou 800-800-272 (Telefônica)
- Não é necessário
- Para entrar no Chile, nenhuma vacina é obrigatória