Beleza e charme muito além de Londres. Sim, a capital britânica é linda, mas o interior é igualmente lindo, com construções históricas que datam do período medieval e romano. Nesse post vamos conta quais são as 7 cidades escondidas na Inglaterra para morrer de amores e querer explorar ainda mais o país.
7 Cidades escondidas na Inglaterra: Knaresborough
Labirinto de ruas medievais e escadarias de pedra que sobem e descem a colina, Knaresborough é cheia de surpresas. O centro da cidade está situado nas falésias, acima do Rio Nidd, e o imponente viaduto ferroviário oferece uma vista incrível para os visitantes que chegam de trem.
Além do cenário espetacular, Knaresborough tem como pontos especiais para visitar a Mother Shipton’s Cave e a Petrifying Well, atrações turísticas mais antigas da Inglaterra. Visite também o Castelo, datado do século 12, que tem como moradores os corvos famosos por “conversarem” com os visitantes.
Se perca por Knaresborough sem preocupação. A cidadezinha é charmosa a cada esquina, com cafeterias fofas, lojas de marcas locais e casarios antigos. Em uma dessas andanças, não deixe de passar pela farmácia mais antiga da Inglaterra, conhecida como Ye Oldest Chymist Shoppe, que hoje funciona como cafeteria.
Para quem gosta de ciclismo ou simplesmente andar de bike, a cidade de Knaresborough tem várias rotas para pedalar e já recebeu inúmeras competições da modalidade. Uma delas é a charmosa Beryl Burton Cycleway, que passa por campos.
7 Cidades escondidas na Inglaterra: Colchester
Sabia que a primeira capital da Inglaterra país não foi Londres? Pois é, a primeira capital foi Colchester, na antiga Britânia. A essência da cidade, muito charmosa e pouco conhecida, é criada pelas ruínas romanas, um castelo normando e as ruas pacatas com lojas e cafeterias.
Para começar, explore as ruínas de St Botolph’s Priory, um dos mosteiros mais antigos do país, Balkerne Gate, Roman Circus Walk e a antiga igreja romana, que tem apenas a fundação. É uma viagem ao tempo. Outro ponto imperdível é o Castelo de Colchester, construído em 1066, que hoje funciona com um museu histórico. A entrada custa £7.75.
Dica: do lado do Balkerne Gate fica o pub Home in the Wall, lugar charmoso e tradicional da cidade, que tem um terraço lindo para lanchar.
E o tour histórico não para por aí. Tem ainda a Holy Trinity Church, igreja datada de 1022 que hoje funciona como cafeteria e centro de música e arte.
Por fim, o lindíssimo portão da St John’s Abbey, toda em estilo medieval. É a única parte da construção que permanece em pé, mas vale a visita.
7 Cidades escondidas na Inglaterra: Durham
Talvez pelo nome você não conheça Durham, mas a cidade já serviu de cenário para grandes produções cinematográficas, como Harry Potter e Os Vingadores.
Além disso, é um destino universitário, que recebe estudantes do mundo, principalmente de música, já que tem um dos melhores cursos do mundo na área.
Apesar de ser pequena e medieval, o ar descolado prevalece. Há muitos restaurantes, cafeterias, livrarias e lojas, principalmente no Market Place, coração de Durham.
Bem na praça tem um mercado coberto, chamado de Durham Indoor Market, que vendo os mais variados produtos, principalmente comida local.
Para visitas históricas, a lista tem a Catedral de Durham, o Durham Museum and Heritage Centre, que conta a história da cidade, e o Palace Green Library e o Museum of Archaelogy, que ficam juntos na mesma construção. Vale a pena reservar um dia só para esses locais, pois as visitas rendem um bom tempo.
7 Cidades escondidas na Inglaterra: Ilfracombe
Cercada de falésias, Ilfracombe é um cidade costeira muito tranquila, localizada na região de North Devon.
O centro da cidade concentra os museus e principais atividades locais, mas também há, não tão distante, praias e baias lindas para explorar.
Falando primeiro do centrinho de Ilfracombe. Perto do porto ficam o Ilfracombe Aquarium, o Museu de história de Ilfracombe e a Chambercombe Manor, uma das casas mais mal assombradas da Grã-Bretanha.
Vale ressaltar que os horários de funcionamento podem sofrer alteração por conta da pandemia, então confira sempre antes.
Já na parte de atividades ao ar livre, começo falando da Tunnels Beaches, praias que são acessadas por túneis. Dependendo da maré, piscinas naturais se formam. O local é, inclusive, muito conhecido por receber casamentos. A entrada custa £2.50 por pessoa.
7 Cidades escondidas na Inglaterra: Rochester
Rochester cresceu de uma pequena aldeia saxônica. Em 43 d.C os romanos chegaram e construíram uma fortaleza ao lado do rio Medway, onde hoje fica o Castelo de Rochester. É na redondeza que estão outros pontos históricos importantes.
Há muito para ver e fazer na própria cidade histórica. Explore a impressionante Catedral de Rochester, fundada em 604 d.C, a segunda mais antiga da Inglaterra.
Aprecie também a vista do topo de uma das fortalezas mais altas do país, no magnífico Castelo de Rochester.
Fora dos muros a lista de atrações é extensa. Começando pela Rochester High Street, rua charmosa com prédios do século 17 e 18. Entre os pontos, destaco o Eastgate House, cenário do romancista Charles Dickens, e Guildhall, um museu histórico da região de Medway.
Dicas Inglaterra: Whitstable
Parte da costa de Kent, Whitstable é uma vila de pescadores conhecida por ser retiro para os britânicos. Na praia, várias cabanas coloridas para aluguel e um porto simpático que tem o comércio de frutos do mar como fonte.
Ande pela cidadezinha para conhecer as lojas e restaurantes escondidos. Como mencionei, frutos do mar é a especialidade local, com excelentes lugares para comer, como o The Old Neptune e o The Lobster Shack.
7 Cidade charmosas na Inglaterra para morrer de amores: Halesworth
Por último, mas não menos importante, Halesworth, escolhida para ser o cenário do filme Yesterday.
Apesar de pequena, tem muitas atividades, principalmente ao ar livre. Fica a apenas 15 minutos da praia em Southwold e 30 minutos da costa de Kessingland.
A cidade é pequena e fácil de percorrer a pé. Os casarios históricos datam do século 16 e já foram residência de famílias influentes no passado. Também vale visitar o Halesworth and District Museum e o The Cut Arts Centre. Uma dica é entrar na Huus, loja contemporânea inspirada na história local.
Quem se aventurar até a costa, vai ver o Southwold Pier, lugar charmoso e tranquilo com atrações e restaurantes pequenos.
Leia também:
Roteiro de trem pela Inglaterra
Séries gravadas na Inglaterra: cenários de tirar o fôlego
Roteiro de 3 dias em Londres: o que fazer