Nesse post, vamos dar 7 motivos para conhecer a Sardenha, uma das ilhas mais impressionantes e únicas da Itália. Rica em cultura, praias azuis, culinária e arquitetura, esse destino é intocado e merece um roteiro só para ele.
Depois de conhecer todas as razões pelas quais você deve ir até ela, leia também todas as nossas dicas no post Sardenha, guia completo de toda a ilha.
Mas antes, algumas dicas pra você organizar essa viagem:
Como chegar | Você pode pegar um ferry de Nápoles ou de Cittavecchia, mas na alta estação - muitas vezes - sai mais barato pegar um voo Low Cost saindo de Milão, Verona, Bolonha |
Quanto tempo ficar | A Sardenha é grande, e tem várias regiões para conhecer. Recomendo, no mínimo, 8 dias. |
Precisa de carro? | Sim. Para achar as melhores tarifas, recomendo usar o site da RentalCars, que na minha opinião é o que tem mais opções. Eles vazem a varredura de valores em todas as locadores - inclusive nas menores - e apresentam os menores preços. Você pode reservar direto online. |
Onde ficar | Como a ilha é muito grande, e as vezes cada deslocamento de trecho pode levar mais de 2h, o ideal é fazer um split e montar algumas bases. Recomendo ficar em 3 regiões: 1) Golfo de Orosei (cala Luna), 2) pros lados de Olbia e 3) La Maddalena. Se quiser dicas de hoteis, fiz um post com um guia completo da Sardenha |
1 – Sardenha tem praias paradisíacas
De norte a sul, o mar é uma mistura tranquila de águas cristalinas em diferentes tons de azul e verde. E as praias têm paisagens exuberantes, com árvores sobre rochedos que rebentam sobre o mar.
O melhor de tudo é que a maioria tem acesso fácil de carro ou de barco.
2 – É uma ilha preservada
Esqueça grandes estruturas turísticas na Sardenha. Apesar de ser um destino paradisíaco e conhecido, ela ainda tem muitas praias são intocadas.
Isso significa que mesmo em alta temporada, quando a ilha fica mais cheia, você ainda se sente em um lugar especial.
3 – Conhecer o arquipélago de La Maddalena
É de Palau que partem os barco até as impressionantes ilhas do arquipélago de La Maddalena.
Essa paraíso é composto por 6 principais ilhas, La Maddalena, Caprera, Santa Maria, Spargi, Budelli e Santo Stefano, sendo somente a primeira a ser habitada.
Vale a pena fica uns 3 ou 4 dias só nessa região, explorando, com excursões ou por conta própria, cada uma delas.
4 – O vilarejos da Sardenha são charmosos
Não só de praias paradisíacas que vive a Sardenha. A ilha também é rica em história e cultura, que é representada pelos vilarejos fofos que ficam nas regiões norte e sul.
Uma deles é Olbia, a principal porta de entrada do destino, que tem arquitetura colonial e clima litorâneo.
Já Alghero, chama atenção pela influência espanhola das ruelas do centro.
Por fim, Cagliari, que mistura cultura espanhola com arquitetura mediterrânea. E ainda tem
E ainda tem San Pantaleo, pequena, mais no interior, e fofíssima.
5 – Dá para chegar de carro em todos os cantos da ilha
Apesar de ser um ilha com pouca estrutura turística e belas praias intocadas, a Sardenha tem uma vantagem: para quase todas as regiões é possível chegar de carro. As exceções são: Arquipélago de La Maddalena e as praias do Golfo de Orsei (as principais: Gruta de Bue Marino, Cala Coloritzè, Cala Luna, Cala Sisine e Cala Esuili), que só tem acesso de barco em excursões ou aluguel privado.
E as estradas são boas e sinalizadas. Mesmo assim, é bom sempre ter um GPS junto para evitar erros no roteiro e atrapalhar o passeio.
6 – Culinária única
Por causa dos diferentes povos que já dominaram a ilha, árabes, espanhóis e italianos, a Sardenha tem uma culinária única e diferenciada.
Mesmo cercada de mar, a especialidade é a carne vermelha, sempre bem temperada.
Mesmo assim, há ótimos restaurantes com variadas especialidades, incluindo frutos do mar e massas. Não deixe também de provar o queijo pecorino, produzido na ilha.
7 – Você vai querer voltar várias vezes
Sim, a Sardenha é daqueles destinos que não dá para ir só uma única vez. Por ser uma ilha extensa e com muitas atividades, o gosto de quero mais é inevitável.
As praias azuis e intocadas, os vilarejos, a culinária, a mistura de cultural e a hospitalidade vão deixar saudade e fazer com que você deseje voltar o quanto antes.
Leia também:
Roteiro Itália: Costa da Ligúria