O roteiro off praias de Búzios é tão farto quanto o de praias. Apesar do grande atrativo daqui ser o caprichado trecho de mar e areia, há uma infinidade de outras coisas para fazer por aqui. Começando pelos prazeres de uma boa mesa, um dos lugares mais agradáveis pra uma refeição em Búzios é o Porto da Barra, complexo gastronômico na praia de Manguinhos, onde vários bares e restaurantes se espalham sobre uma pequeno deque de madeira apontando pra praia. Ali estão os contemporâneos Zuza e Donna Jô, o informal Anexo Praia e o tradicional Petiscos do Porto. Bacana de ir de noite ou de dia.
Muito mais informal, menos charmoso, mas uma delícia, é o restaurante O Barco, na Orla Bardot. O peixe ali é fresquíssimo, porque é o dono do restaurante também é dono da peixaria, e assim vai tudo do barco direto pra mesa. Aliás, um voltinha pela Orla Bardot cai bem a qualquer hora (no pôr-do-sol, mais ainda). Ali ainda está de pé a gênese de Búzios, com casarões coloniais preservados (inclusive o que pertenceu à família Penido, e onde Kubitschek costumava se hospedar).
Outra delícia é parar nos bares da Orla, sentar nas cadeiras viradas pro mar, pedir um drink e relaxar no Bar do Zé ou jantar no Salt! Olha só o visual do Buda!
Seguindo o passeio pela Orla Bardot, chega-se à Igreja de Sant’Ana, no alto do morro que separa a Praia da Armação da Praia dos Ossos. A igrejinha merece uma visita por vários motivos. Um deles certamente é o cenário descortinado do alto – o mirante revela uma paisagem bucólica das praias da Armação e dos Ossos, contornada por coloridos barquinhos de pesca. O outro é que a Igreja tem história: foi fundada em 1740.
Pro lado oposto dos Ossos e da Igreja de Sant’Ana, fica a Rua das Pedras e o centro de Búzios. Lá estão concentradas as lojas, bares, restaurantes. O David, famoso pela moqueca e pelo bobó, fica pra esses lados (R. Manoel Turíbio de Farias 260). Também vale uma visita à gelateria San Paolo. O grande barato é a opção de preparo do sorvete em uma pedra congelada (no momento de servir): os atendentes misturam o sorvete a algumas opções de ingredientes adicionais, e essa mistura fica simplesmente sensacional.
Um passeio bem turistol, mas divertido, é o Trolley. Pra quem está sem carro, ou com crianças (elas adoram!), é legal. É um passeio rápido, de duas horas, mas que passa em todas as praias e mirantes de Búzios. Ah, sim, crianças também amam o Radical Parque! Agora aqui mais umas dicas rápidas:
TRILHAS: Búzios têm várias trilhas pra fazer trekking.
NOS ARES: Búzios também tem uma rampa de voo livre. Só ir aqui nesse link ou nesse pra saber mais.
ALUGUEL DE BUGGY: O Tour Shop aluga os carros. Infos aqui.
ONDE FICAR: O Corais e Conchas tem um perfil super família. Para ficar perto da orla Bardot e do Centro, a dica é a Casa Búzios e o Atlântico Hotel. E o nosso xodó, o Serena, em Geribá. Para outras opções, vá aqui nesse link.
VEJA MAIS:
– Búzios e o nosso caso de amor: as praias mais lindas
– Já pensou como devia ser Búzios antigamente? A gente te mostra!
– Corais e Conchas: uma pousada bacana pra quem viaja com crianças.
Muitas dicas legais hein… amo Búzios, moro no Rio então sempre que posso dou um pulinho lá. Também falei um pouquinho da cidade no meu blog, dá uma olhadinha, se puder: http://docecomomel.com/buzios/
A minha preferida é João Fernandes. Depois, vem Azeda, famosa por ser a favorita de Brigitte Bardot, e Azedinha, rodeada de pedras e com poucas ondas.
BOM DIA.
GOSTARIA DE UMAS DICAS BOAS P UM FINAL DE SEMANA EM BÚZIOS.
QUAL SERIA A MELHOR PRAIA?
Oi!! Eu gosto de todas, mas as nossas preferidas são Joao Fernandinho, Foca, Forno e Ferradurinha.