Roteiro Chile

Montanhas, picos nevados, vulcões, glaciares, paisagens monumentais, uma vida selvagem ainda intacta em muito lugares,  cidades, lindas cidades. O Chile é um país de supresas, e tão variado quanto apaixonante. A porta de entrada é quase sempre a cidade de Santiago, a 4h40 de vôo do Rio. Se o Chile é um destino para ir com família e crianças? Com altas doses de aventura e contato com a natureza, a resposta é: com certeza. Como Juju mesmo fala, essa foi uma das viagens mais lindas que já fizemos. No post de hoje,  listamos o Roteiro Chile com as dicas dos lugares mais bacanas (pra quem quiser saber ainda mais sobre o país, tem mais dicas de viagem sobre o Chile aqui ).

Roteiro Chile: Torres del Paines:

O Parque Nacional Torres del Paine está localizado na Região de Magalhães ao sul da Patagónia chilena, numa área gigante e praticamente intacta de 181.000 ha. É considerado um dos parques mais impressionantes do sul do Chile. A combinação de natureza selvagem com ventos, gelo e chuvas faz da Patagônia chilena um dos destinos turísticos mais fascinantes da América do Sul. Torres del Paine é incrível, o Parque fica aberto o ano todo, mas várias opções de hospedagem só funcionam de setembro a abril. No inverno, por exemplo, várias trilhas são “fechadas” por causa do frio e neve.

Em Torres Del Paine há todo o tipo de trilhas, curtas ou super longas, e que podem ser percorridas a pé, de cavalo, de carro. O ponto mais importante aqui é ter boa estrutura, com bons guias e bons equipamentos. Elas podem ser praticadas durante todo o ano, uma das mais fáceis é pelo trecho do Pehoe (7,6Km ), que dá pra fazer em duas horas e meia. Esse trecho é super simples, sem muito desnível. Durante o trajeto você vai se maravilhar com a flora e fauna e as incríveis tonalidades das águas da região.

 

COMO CHEGAR: O Aeroporto Internacional Comodoro Arturo Merino Benítez, recebe voos de todos os continentes e é a melhor opção para os turistas brasileiros. O aeroporto está a cerca de 15km do centro de Santiago. Ônibus executivos entre o aeroporto e o centro da cidade são frequentes e saem por um um preço bem camarada, quanto comparados às corridas de táxi. Atualmente a TAM e LAN são as melhores opções, com voos diretos a partir de São Paulo e Rio de Janeiro. Mas como o trajeto total desde o Brasil é longo, você pode voar do Brasil para Punta Arena, e de lá precisa depois pegar um ônibus para Puerto Natales (Puerto Natales é a cidade mais perto do parque Torres del Paine. Você pode se hospedar um dia em Puerto Natales, e depois mudar para lgum hotel dentro do Parque).

ONDE FICAR: Veja aqui hotéis em Torres del Paine e hotéis em Puerto Natales.

 

Roteiro Chile: Torres del Paine

hunter trails torres del paine guanacos1

dicas de viagem chile

 

Dicas de viagem Chile: Chloé

Chiloé faz parte de um arquipélago no Sul do Chile, no mar do Pacífico, e é um lugar muito diferente. É cheio de lendas, de costumes que se preservaram pelos séculos. como um lugar que parou no tempo. E isso num cenário natural com muito verde, natureza e mar.

Embora esteja a uma distância, por balsa, de apenas 30 minutos do continente chileno através do Canal de Chacao, a encantadora Ilha de Chiloé parece um mundo paralelo. Dentre todas as suas belezas, você encontra uma arquitetura muito típica e valiosa, tombada  como Patrimônio Cultural da UNESCO.  Ao redor de Castro, na costa leste da ilha, você encontra seu cartão postal: dezesseis igrejas de madeira agrupadas e um conjunto colorido de palafitas (casas de madeira sobre estacas).

Dá para passar horas reparando em cada detalhe, comparando cada desenho nessas casinhas e vilarejos que parecem de boneca. O Chonchi foi um dos que mais chamou nossa atenção, pois é verdadeiramente rural. As pessoas do campo vivem de uma forma distinta em seus vales, montanhas e rios, produzem seus alimentos e artesanatos para vender para turistas.

Para aproveitar com os pequenos, a oeste, o Parque Nacional de Chiloé abriga leões-marinhos, raposas e lontras e proporciona entretenimentos como passeios a cavalo, caiaque e pesca em uma área preservada. Dá pra conhecer todo o parque em uma tarde, mas aproveite a estadia para entrar em contato e imergir com a natureza.

Outro passeio que vai deixar a criançada impressionada é a Pinguineira. Tudo acontece na Baía de Puñihuil, é lá que os pinguins das espécies de Guimarães e Humboldt chegam por volta de setembro para se acasalar e ficam até março. Há barcos que saem diversas vezes por dia para avistar os animais nas ilhotas bem próximas a praia (o passeio dura por volta de 40 minutos).

As cavalgadas são uma ótima opção para desbravar Chiloé , assim você conhece o lugar sob uma perspectiva diferente em relação a outros passeios. Há duas opções: ir até o povoado de San José, passando pelas casinhas  típicas de campo, ou até a vila de Quilquico, que segue rumo à zona sul da praia, próxima ao pantanal de Pullao, onde é possível ver aves migratórias.

Existem companhias que realizam tours de acordo com a sua necessidade e interesse. A Ecotours oferece um pacote de 4 dias que abrange o Parque Nacional, Caulin, Ancud, Castro, igrejas, visita aos pinguins em Puñihuil. Este passeio começa com um transfer privado (às 8h30) do aeroporto ou do seu hotel para a viagem de duas horas (incluindo um passeio de barco de 30 minutos) para a ilha de Chiloé.

COMO CHEGAR: Castro já é dentro de Chiloé é o lugar mais perto. Depois Puert Montt, a 1h-1;30. A melhor idéia é voar até aeroporto de Castro ou Puerto Montt, mas existe a possibilidade de ir de ônibus.

ONDE FICAR: Veja aqui hotéis em Los Lagos

_MG_4154FullSizeRender-31_MG_4056

Púcon: aventura no Chile com crianças

Nosso Roteiro Chile continua por Púcon. É uma cidadezinha típica de pé de montanha, pequena e acolhedora, com uma paisagem incrível dos vulcões e  cercada por uma natureza selvagem da chamada região das Araucanías. No horizonte é possível observar o ainda ativo vulcão Villarica – seu cume está a cerca de 2800m de altitude e pode ser visto de diversos pontos da região.  Púcon tem programação para todos os gostos, lá você encontra lagos, trekking no gelo, rafting, canoagem, canyoning e cavalgadas, mas se você prefere uma programação mais tranquila, também tem: boa comida, chocolates, contemplação, tardes em ofurôs e spas.

Você pode viajar para Pucon o ano todo e, durante o verão, o destino vira uma rota para esportes náuticos como windsurfe, canoagem e kitesurfe. É que nessa época, os lagos e rios se convertem em balneários, com gente pegando sol nas “playas” de areia que se formam pelo lado (a Playa Grande é a mais disputada).

Já no inverno, a atração principal é a estação de esqui que atrai praticantes de todo o mundo. Pode não ser o complexo com mais estrutura que você terá ido, mas descer as encostas de um vulcão é uma onda e tanto, e isso vale mais que tudo.

Púcon também é um lugar para quem gosta de rafting. na região, fica o rio Trancura, com corredeiras perfeitas para serem desbravadas, tenha você experiência ou não, esteja você com crianças ou não. Há vários níveis de dificuldade, das com descidas adrenalizantes às mais tranquilas. Nós fizemos com o pessoal do Sol Y Nieve e foi ótimo: tivemos primeiro uma mini-aula, e em seguida fomos para o rio. O guia do barco conhecia super bem o trajeto, um outro guia acompanhou com um caiaque, além de todos os equipamentos de primeira linha. Ao final, uma mesa com biscoitos, chocolate e bebidas quentes nos esperava.

COMO CHEGAR: a melhor maneira de chegar a Pucón de avião é utilizar as companhias Tam e Lan, que permitem que se compre um bilhete saindo de diversas cidades brasileiras onde a Tam opera, e em seguida prosseguir viagem no Chile, com a Lan. Púcon está a 1h de avião de Santiago, com voo direto ou 5h30m de carro.

ONDE FICAR: Veja aqui hotéis em Pucon

decouverte-de-pucon-et-du-volcan-villaricaalerta-volcanica-3

rafting pucon rio trancurarafting pucon rio trancura

Moderna e charmosa, Santiago impressiona seus visitantes com todas as suas mil possibilidades. A capital chilena é um dos destinos mais desenvolvidos da América do Sul! A cidade é grande, limpa, bem cuidada, arborizada, tem um sistema de metrô que funciona muito bem e pontos turísticos variados.

Para os amantes das artes, uma dica é visitar o Museu Nacional de Belas Artes. Ele tem mais de 5 mil peças em sua exposição permanente, que contam a história da arte chilena e estrangeira em diferentes períodos e é um dos principais centros de difusão das artes visuais no Chile. Ele fica no centro do Parque Florestal, um ótimo lugar para caminhadas. Ainda por ali, não deixe de provar os sorvetes do Empório La Rosa, maravilhoso mesmo no inverno!

Apesar de ser uma cidade de grande porte e ser cheia de movimento em algumas áreas, Santiago ainda reserva em alguns de seus bairros a boemia e tranquilidade de outros tempos.Um de seus bairros que chamou muito a nossa atenção foi a Lastarria, aqui embaixo a gente conta o motivo.

Lastarria: Com histórias para todos os lados, o barrio Lastarria é um dos lugares mais charmosos de Santiago. Ele tem como eixo principal a rua José Victorino Lastarria. Cheia de personalidade, é extremamente convidativa para passeios com os pequenos. É o bairro gastronômico mais jovem de Santiago e é muito frequentado por artistas locais. Vale a pena percorrer as (poucas) ruas e parar pra tomar um café observando a vida local. De dia, de quinta a domingo, acontece uma feira de livros na quadra de cima (praça Mulato Gil de Castro), em frente ao Museu de Artes Visuais, não deixe de ir!

Por ser um bairro movimentado, seguro, com ótimo acesso – vai-se a pé ao bairro Bela Vista, aos Cerros San Cristovan e Santa Lúcia e está-se sempre perto de uma das estações de metrô – e cheio de atrações gastronômicas, bancos e minimarkets é um dos mais indicados para se hospedar em Santiago.

Ali pertinho da Universidade existe uma vila de restaurantes, e é lá que está um dos nossos favoritos da região, o Urriola! O cardápio oferece poucas opções da culinária local porém o faz muito bem. O ceviche peruano é uma ótima opção com preço na media dos restaurantes locais.

Como chegar: Há vôos diretos entre São Paulo e Santiago pela TAM, Lan e Gol; passageiros do Rio de Janeiro não precisam sair do avião, mas de outras cidades é preciso fazer conexão em Guarulhos. A chilena Sky Airline voa desde São Paulo.

Caso você esteja procurando um lugar para se hospedar em Santiago, essa é a nossa indicação. Separamos aqui algumas opções, não deixe de conferir:

Lastarria Santiago Suite;

Rukaza Lastarria.

Veja aqui mais hotéis em Lastarria

Barrio-Lastarria68567-Lastarria

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.