Trancoso é uma vila charmosa e slow down no sul da Bahia. Tem boas praias, boa comida, boas pousadas, e tem Quadrado, aquela praça linda cercada de casinhas coloridas, onde se instalaram ateliês e restaurantes, e onde as crianças podem ficar soltas brincando. Só o Quadrado já vale a viagem. Mas tem muito mais. No post de hoje, a gente lista tudo o que fazer em Trancoso.
Atualização Coronavírus em Trancoso: na data hoje (19/09/2020), Trancoso apresenta queda consecutiva de 3 semanas dos casos do Coronavírus. O destino retomou o turismo em agosto. Praias estão abertas, pousada também, e rstaurantes com o selo Porto Mais Seguro podem funcionar até 22h, com 50% da capacidade. Ainda pelo decreto de Porto Seguro, piscinas podem funcionar com limite de uma pessoa por cinco metros quadrados e uso de máscara, passeios podem ter grupos de, no máximo, 20 turistas.

A praia da Trancoso: foto Uxuá
Índice desta matéria
Como chegar em Trancoso
Trancoso fica no sul da Bahia.
O recomendado é ir até Porto Seguro e de lá pegar um translado. A viagem dura cerca de duas horas, e você pode contratar um transfer na pousada. As companhias aéreas que fazem o trajeto são a TAM, GOL e Azul.
Se quiser ir de carro (recomendo, para pode explorar melhor a região), a dica é alugar pelo Rental Car e o Rentcars, que buscam as principais locadoras de cada destino e os preços mais baixos.
Melhor época
Nos feriados, inevitavelmente você vai pegar a cidade mais cheia. Isso pode inflacionar os valores das pousadas, e o vilarejo fica mais cheio. mas há muitas praias. Você com certeza vai achar algum trecho mais vazio, se quiser.
xistem algumas festas e festivais ao longo do ano, isso também faz com que a procura nessas datas seja maior.
Hotéis em Trancoso
Pra quem quiser um pousada de charme mais reclusa e com o pé na areia, a Tutabel é ótima. A pousada ocupa uma casa que já pertenceu a Roberto Marinho e pertence aos mesmo donos do Solar do Arco. Tem apenas 16 suítes, um ambiente super exclusivo, e é cercada de verde. Outra de charme é a Pousada Estrela d’Água, na Praia dos Nativos.
Para quem quiser ficar mais perto do Quadrado, a dica são as pousadas Uxua, Calypso, Etnia e, para quem estiver com o orçamento mais apertado, a pousada Café Cultura.

Onde ficar em Trancoso: o charme da pousada Uxua

Estrela d’Água: decoração praiana e linda
Onde comer em Trancoso
- Cauim – ótima pedida pra almoçar na praia. Fica na margem direita do Rio Trancoso, e é um bar de praia charmoso, sem cadeiras de plástico, e que serve sanhudas goumet e pratos mais elaborados. O único senão: ele está perto do mangue, o que não sei se é muito correto do ponto de vista ambiental.
- Tapioca da Elma: é uma barraquinha no Quadrado, e faz as melhores tapiocas do pedaço.
- El Gordo – tem ótimas massas e peixes.
- Capim Santo – Um restaurante quer mistura a comida típica baiana com a gastronomia contemporânea. O clima é maravilhoso e bem romântico. Não deixe de provar os pratos com frutos do mar e peixes. É especialidade deles!
- O Cacau – Com um ambiente simples a aconchegante, serve uns mini acarajés divinos.
Melhores praias de Trancoso
- Praia Rio da Barra – Ela fica a 5 kms de distancia do Quadrado e é linda. Do lado esquerdo, falésias avermelhadas; do direito, a foz do rio, que forma piscinas naturais de acordo com a variação da maré. O acesso pode ser feito a pé a partir da Praia dos Nativos (40 minutos) ou de carro pela estrada para Arraial d’Ajuda.
- Praia dos Coqueiros – O ambiente dessa praia é super familiar, e na maré baixa, há formação de algumas piscinas naturais. É uma praia bem lindinha, e mais vazia.
- Praia dos Nativos – Fica bem perto do Quadrado, que é a parte central da cidade, apenas 10 minutos. É a praia mais conhecida da região e também a mais cheia. Tem muitas barracas.
- Praia do Rio Verde – Fica do lado da Praia dos Nativos e é um pouco menos agitada. Existem várias pousadas por lá que são ótimas de ficar hospedado.
- Praia do Espelho – Ela fica bem mais afastada de Trancoso mas vale o passeio. Rios, coqueiros, falésias, águas transparentes, areia clarinha e uma vida marinha espetacular. Considerada uma das mais bonitas no Brasil e você pode fazer passeios de barco pelos rios no entorno..
- Praia de Itaquena – Fica em uma parte bem isolada e dentro de uma área de preservação. Por lá, rolam algumas ondinhas para surfar.. Não deixe de levar um lanchinho, não tem barracas.

Praia dos Nativos / Crédito pousada Estrela D’água
O que mais fazer na região
- Visitar o Quadrado – Quadrado é como é conhecido a praça de Trancoso. Ela é simpaticazinha e com um clima super aconchegante de cidade pequena. De dia é calmo, bem tranquilo. Já de noite, o agito toma conta dos restaurantes. Não deixe de visitar a Igreja, uma construção do Brasil Colônia. Super dica: Atrás da igreja existem um mirante e o pôr-do-sol é lindo. Não deixe de conferir.
- Festas tradicionais – Se você está planejando a viagem e for perto do dia 3 de fevereiro ou 20 de janeiro, acontece no Quadrado a festa de São Brás e de São Sebastião. O forró toma conta da cidade, que fica toda enfeitada e tudo acontece de uma forma mágica e emocionante. Ótimo para as crianças conhecerem as festividades de cidades pequenas.
- Caminhar até Arraial D’Ajuda – Se a maré estiver baixa merece a caminhada. São 4 horas andando e você vai passar por quase todas as praias da região e ainda pode parar pra dar um mergulho! E se ficar cansado na voltar é só pegar uma van em Arraial.
- Fazer snorkel na Praia do Espelho – Quando a maré estiver baixa, pegue o seu snorkel e vá se divertir. É possível ver vários cardumes de peixes, corais e alguns ouriços. A Praia do Espelho fica a meia hora de carro de Trancoso
- Caiaque no Rio Trancoso – Você vai descer pelo Rio Trancoso até chegar no mar e isso é mega legal! Você vai passar por dentro da Mata Atlântica e não se esqueça de olhar pra cima! Existem vários pássaros e animais pelas árvores.
- Alugar uma bike e sair pelas praias – Se você não quiser ficar andando por ai, andar de bicicleta pelas praias ou fazer o passeio de duas horas até a fazenda dos búfalos é uma ótima ideia.
- Ir até Caraíva (obs: por causa da pandemia, o destino está fechado ao turismo) – É uma pequena vila baiana onde carros não entram, as ruas são de terra e é encantadora. Tem aquele arzinho de cidadezinha esquecida do mundo. E se você tiver um dias extras, definitivamente deve ir para lá. (leia mais sobre Caraívas aqui)
Trancoso é um dos destinos mais bem visitados do Litoral de Porto Seguro Bahia, conhecido mundialmente por suas praias desertas e com águas calmas. Chegando em Trancoso poderá contar com a Pousada Le Refuge em Trancoso Bahia, por ser uma pousada rústica e com requinte e aconchego de luxo, a pousada se destaca entre as pousadas vizinhas na região. Por causa de sua localização privilegiada se torna a pousada mais econômica e atrativas para quem busca requinte e menor preço.
Trancoso é famoso por sua gastronomia típica, porém os preços são exorbitantes principalmente no Quadrado Histórico, por isso deixo minha sugestão de um ótimo restaurante em Trancoso, com preço justo, acessível a todos e com excelente qualidade, confira o Restaurante Canela Preta em Trancoso, acesse e conheça em https://canelapreta.com.br
PORTO SEGURO
Na travessia do oceano da vida
surgem ondas e tempestades.
Nós até remamos contra a maré,
mas há calmarias de felicidades.
Na viagem da vida
precisamos repousar.
Procure Porto Seguro,
que lhe garante encantar.
Suas praias são paradisíacas,
de água morna e transparente,
ornadas de matas e coqueiros
com falésia ou areia reluzente.
Porto Seguro é um paraíso
e o verão dura o ano inteiro.
O Sol não tem férias na Bahia,
Acolhendo gringo e brasileiro.
A natureza foi generosa
com tanta beleza no mar.
A cidade antiga é uma graça,
você precisa ver pra confirmar.
Autor: Sebastião Santos Silva da Bahia