Trancoso: o que fazer

Trancoso: o que fazer

Trancoso é uma vila charmosa e slow down no sul da Bahia. Tem boas praias, boa comida, boas pousadas, e tem Quadrado, aquela praça linda cercada de casinhas coloridas, onde se instalaram ateliês e restaurantes, e onde as crianças podem ficar soltas brincando. Só o Quadrado já vale a viagem. Mas tem muito mais. No post de hoje, a gente lista tudo o que fazer em Trancoso.

Atualização Coronavírus em Trancoso: na data hoje (19/09/2020), Trancoso apresenta queda consecutiva de 3 semanas dos casos do Coronavírus. O destino retomou o turismo em agosto. Praias estão abertas, pousada também, e rstaurantes com o selo Porto Mais Seguro podem funcionar até 22h, com 50% da capacidade. Ainda pelo decreto de Porto Seguro, piscinas podem funcionar com limite de uma pessoa por cinco metros quadrados e uso de máscara, passeios podem ter grupos de, no máximo, 20 turistas.

Trancoso: o que fazer

A praia da Trancoso: foto Uxuá

Como chegar em Trancoso

Trancoso fica no sul da Bahia.

O recomendado é ir até Porto Seguro e de lá pegar um translado. A viagem dura cerca de duas horas, e você pode contratar um transfer na pousada. As companhias aéreas que fazem o trajeto são a TAM, GOL e Azul.

Se quiser ir de carro (recomendo, para pode explorar melhor a região), a dica é alugar pelo Rental Car e o Rentscars, que buscam as principais locadoras de cada destino e os preços mais baixos.

Melhor época

Nos feriados, inevitavelmente você vai pegar a cidade mais cheia. Isso pode inflacionar os valores das pousadas, e o vilarejo fica mais cheio. mas há muitas praias. Você com certeza vai achar algum trecho mais vazio, se quiser.

xistem algumas festas e festivais ao longo do ano, isso também faz com que a procura nessas datas seja maior.

Hotéis em Trancoso

Pra quem quiser um pousada de charme mais reclusa e com o pé na areia, a Tutabel é ótima. A pousada ocupa uma casa que já pertenceu a Roberto Marinho e pertence aos mesmo donos do Solar do Arco. Tem apenas 16 suítes, um ambiente super exclusivo, e é cercada de verde. Outra de charme é a Pousada Estrela d’Água, na Praia dos Nativos.

Para quem quiser ficar mais perto do Quadrado, a dica são as pousadas  Uxua, Calypso, Etnia e, para quem estiver com o orçamento mais apertado, a pousada Café Cultura.

Onde ficar em Trancoso: o charme da pousada Uxua

Onde ficar em Trancoso: o charme da pousada Uxua

Estrela d'Água: decoração praiana e linda

Estrela d’Água: decoração praiana e linda

Onde comer em Trancoso

  • Cauim – ótima pedida pra almoçar na praia. Fica na margem direita do Rio Trancoso, e é um bar de praia charmoso, sem cadeiras de plástico, e que serve sanhudas goumet e pratos mais elaborados. O único senão: ele está perto do mangue, o que não sei se é muito correto do ponto de vista ambiental.
  • Tapioca da Elma: é uma barraquinha no Quadrado, e faz as melhores tapiocas do pedaço.
  • El Gordo – tem ótimas massas e peixes.
  • Capim Santo – Um restaurante quer mistura a comida típica baiana com a gastronomia contemporânea. O clima é maravilhoso e bem romântico. Não deixe de provar os pratos com frutos do mar e peixes. É especialidade deles!
  • O Cacau – Com um ambiente simples a aconchegante, serve uns mini acarajés divinos.

Melhores praias de Trancoso

  • Praia Rio da Barra – Ela fica a 5 kms de distancia do Quadrado e é linda. Do lado esquerdo, falésias avermelhadas; do direito, a foz do rio, que forma piscinas naturais de acordo com a variação da maré. O acesso pode ser feito a pé a partir da Praia dos Nativos (40 minutos) ou de carro pela estrada para Arraial d’Ajuda.
  • Praia dos Coqueiros – O ambiente dessa praia é super familiar, e na maré baixa, há formação de algumas piscinas naturais. É uma praia bem lindinha, e mais vazia.
  • Praia dos Nativos – Fica bem perto do Quadrado, que é a parte central da cidade, apenas 10 minutos. É a praia mais conhecida da região e também a mais cheia. Tem muitas barracas.
  • Praia do Rio Verde – Fica do lado da Praia dos Nativos e é um pouco menos agitada. Existem várias pousadas por lá que são ótimas de ficar hospedado.
  • Praia do Espelho – Ela fica bem mais afastada de Trancoso mas vale o passeio. Rios, coqueiros, falésias, águas transparentes, areia clarinha e uma vida marinha espetacular. Considerada uma das mais bonitas no Brasil e você pode fazer passeios de barco pelos rios no entorno..
  • Praia de Itaquena – Fica em uma parte bem isolada e dentro de uma área de preservação. Por lá, rolam algumas ondinhas  para surfar.. Não deixe de levar um lanchinho, não tem barracas.
Trancoso / Praia dos Nativos / Crédito pousada Estrela D'água

Praia dos Nativos / Crédito pousada Estrela D’água

O que mais fazer na região

  • Visitar o Quadrado – Quadrado é como é conhecido a praça de Trancoso. Ela é simpaticazinha e com um clima super aconchegante de cidade pequena. De dia é calmo, bem tranquilo. Já de noite, o agito toma conta dos restaurantes. Não deixe de visitar a Igreja, uma construção do Brasil Colônia. Super dica: Atrás da igreja existem um mirante e o pôr-do-sol é lindo. Não deixe de conferir.
  • Festas tradicionais – Se você está planejando a viagem e for perto do dia 3 de fevereiro ou 20 de janeiro, acontece no Quadrado a festa de São Brás e de São Sebastião. O forró toma conta da cidade, que fica toda enfeitada e tudo acontece de uma forma mágica e emocionante. Ótimo para as crianças conhecerem as festividades de cidades pequenas.
  • Caminhar até Arraial D’Ajuda – Se a maré estiver baixa merece a caminhada. São 4 horas andando e você vai passar por quase todas as praias da região e ainda pode parar pra dar um mergulho! E se ficar cansado na voltar é só pegar uma van em Arraial.
  • Fazer snorkel na Praia do Espelho – Quando a maré estiver baixa, pegue o seu snorkel e vá se divertir.  É possível ver vários cardumes de peixes, corais e alguns ouriços. A Praia do Espelho fica a meia hora de carro de Trancoso
  • Caiaque no Rio Trancoso – Você vai descer pelo Rio Trancoso até chegar no mar e isso é mega legal! Você vai passar por dentro da Mata Atlântica e não se esqueça de olhar pra cima! Existem vários pássaros e animais pelas árvores.
  • Alugar uma bike e sair pelas praias – Se você não quiser ficar andando por ai, andar de bicicleta pelas praias ou fazer o passeio de duas horas até a fazenda dos búfalos é uma ótima ideia.
  • Ir até Caraíva (obs: por causa da pandemia, o destino está fechado ao turismo) – É uma pequena vila baiana onde carros não entram, as ruas são de terra e é encantadora. Tem aquele arzinho de cidadezinha esquecida do mundo. E se você tiver um dias extras, definitivamente deve ir para lá. (leia mais sobre Caraívas aqui)

Trancoso

5 Comentários
  • Trancoso é um dos destinos mais bem visitados do Litoral de Porto Seguro Bahia, conhecido mundialmente por suas praias desertas e com águas calmas. Chegando em Trancoso poderá contar com a Pousada Le Refuge em Trancoso Bahia, por ser uma pousada rústica e com requinte e aconchego de luxo, a pousada se destaca entre as pousadas vizinhas na região. Por causa de sua localização privilegiada se torna a pousada mais econômica e atrativas para quem busca requinte e menor preço.

  • Trancoso é famoso por sua gastronomia típica, porém os preços são exorbitantes principalmente no Quadrado Histórico, por isso deixo minha sugestão de um ótimo restaurante em Trancoso, com preço justo, acessível a todos e com excelente qualidade, confira o Restaurante Canela Preta em Trancoso, acesse e conheça em https://canelapreta.com.br

  • Sebastião Santos Silva de Urandi-Bahia disse:

    PORTO SEGURO

    Na travessia do oceano da vida
    surgem ondas e tempestades.
    Nós até remamos contra a maré,
    mas há calmarias de felicidades.

    Na viagem da vida
    precisamos repousar.
    Procure Porto Seguro,
    que lhe garante encantar.

    Suas praias são paradisíacas,
    de água morna e transparente,
    ornadas de matas e coqueiros
    com falésia ou areia reluzente.

    Porto Seguro é um paraíso
    e o verão dura o ano inteiro.
    O Sol não tem férias na Bahia,
    Acolhendo gringo e brasileiro.

    A natureza foi generosa
    com tanta beleza no mar.
    A cidade antiga é uma graça,
    você precisa ver pra confirmar.

    Autor: Sebastião Santos Silva da Bahia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.