Escondidas entre vales e montes, a Toscana guarda preciosidades como Pitigliano. Isolada do progresso, e graças a isso, a pequena cidadela pouco mudou nas últimas décadas. Os moradores mantêm os mesmos hábitos e costumes de sempre. Aqui a vida passa bela, devagar e, no caso, numa colina debruçada sobre um imenso e verde sítio arqueológico etrusco, entrecortado por túneis e tumbas escavados há quatro mil anos. No entorno, apenas um vasto e silencioso vale, pontilhado por plantações de trigo, uva e oliva.
O mais engraçado é que mesmo na Itália, essa preciosidade é pouco conhecida, pelo menos em comparação com outras cidades da Toscana como San Gemignano ou Siena. Quando pedimos informação sobre Piti na estação de trens de Roma, quase ninguém soube informar como se chegava. Foi então que decidimos seguir de carro, e em menos de uma hora, lá estávamos naquela joia rara.
Nosso hotel foi a Locanda Cantinaccia de Sopra, e gostamos muito dessa experiência. Era um agriturismo cercado de plantações de oliva e trigo, com uma casa de pedra, piscina e uma vista linda. Bem pitoresco. Aliás, há muitos agriturismos nessa área (veja aqui). Já para quem quiser um hotel charmosinho dentro da cidade, tem o La Camere del Ceccottino, que é uma graça.
Localizada no encontro de três vales, Pitigliano surge repentinamente na paisagem, depois de uma curva na estrada. A primeira impressão que se tem é de que a cidade emergiu de um sonho. A segunda é de que brotou da montanha. Pitigliano foi feita com barro e rocha das colinas, tem a cor do bronze e, às vezes, da prata. As casas, quase todas de três andares, são feitas com blocos de tufa (material que forma a colina) e os telhados, de terracota. É linda demais! Ficamos muito apaixonados!
O mirante na estrada que leva a Pitigliano, ao lado da Igreja Madonna delle Grazie, exibe a vista mais espetacular da cidade. É uma parada obrigatória antes de se entrar em Pitigliano. Depois dali, uma estrada sinuosa leva ao portal principal, onde ficam a Praça da Comuna . Daí em diante, as ruas estreitas só dão passagem para pedestres, bikes e lambretas.
E sob essa cidadezinha deliciosa, uma teia de túneis leva a tumbas e celas etruscas talhadas há quatro mil anos. Isso porque Pitigliano é uma cidade medieval, mas antes de viver as aventuras do Império Romano, ela foi ocupada pelos chamados tusci.
Passear pela chamada Via Cave, com os túneis de até 20 metros de profundidade e três de largura escavados no solo, cobertos de visco e vegetações primitivas, é impressionante. Alguns túneis chegam a ter quilômetros de extensão. Todos são sinalizados, e dá pra andar por esses caminhos numa boa, sem guia. Não se sabe ao certo por que estes corredores foram escavados, mas acredita-se que eram rotas sagradas onde as procissões e as cerimônias funerárias eram realizadas. Outra hipótese diz que os túneis formavam um labirinto cujo traçado era conhecido apenas pelos etruscos, e serviam de escape durante as guerras de conquista travadas com o povo romano.
Aqui também comemos as melhores pastas e pestos da nossa vida. No Hostaria del Ceccottino, na praça do Duomo, tivemos uma das melhores experiências com slow food da Toscana. E tem também o Il Tufo Allegro, com um toque mais contemporâneo e igualmente maravilhoso (mas para quem quiser, o chef Domenico Pichini tem na manga um menu tradicional)!
Aliás, parar em qualquer lojinha gourmet de Pitigliano é comprar um bom vinho, pão, pesto e tomate seco para comer de tarde sentado nas muretas da cidade, contemplando a paisagem, é o tipo de experiência que nos dá a sensação de sermos únicos (e abençoados) nesse planeta.
Bom demais!!! Ah, e de noite a paisagem é assim, tá?
VEJA MAIS:
–Pérolas da Toscana: Sovana e Sorano
Oi, que cidade adorável! Em que época vocês foram? Em novembro mesmo?
Abraços
Oi, Carol. Fomos em setembro. Acho que novembro já é mais friozinho, mas ainda agradável!
Olá !!! Vou sair de Roma em direção a Civita do Bagnoregio , estou pensando em fazer um desvio para Pitigliano para depois chegar a meu destino final que é siena. Consigo visitar a cidade em algumas poucas horas?
consegue, mas vai querer ficar mais :))