O apelido de Ilha da Magia faz jus as belezas de Florianópolis. A capital catarinense é um destino regado de praias claras, cenários naturais e também muita animação. Para quem pensa em passar um feriado prolongado por lá, montamos um roteiro de três dias, com opção dos melhores lugares, restaurantes e hotéis em Floripa. Basta anotar as dicas e curtir a viagem!
Roteiro de 3 dias em Floripa
Como chegar e como se deslocar em Florianópolis:
Para esse roteiro, o ideal é chegar na noite anterior aos três dias de passeio ou bem cedo no primeiro dia. Assim, dará para aproveitar todas as dicas. Florianópolis recebe voos diários de todas as companhias aéreas nacionais, vindo das principais capitais do país. O aeroporto fica no sul da ilha, pouco mais de 20 minutos de carro do centro, então a melhor maneira de se deslocar é de carro. O transporte público também é uma opção, mas para alguns lugares, como as praias mais distantes, os ônibus passam em tempos espaçados de até 30 minutos.
Dia 1: Centro e Lagoa da Conceição
A primeira parada é no centro da cidade, região conhecida por lugares históricos e com muita cultura local. Comece pela praça XV de Novembro, onde fica a Figueira centenária da cidade. A Catedral Metropolitana também fica próxima, que abre somente em horários de missa, mas vale apreciar a arquitetura colonial da fachada. Caminhando pelos prédios igualmente coloniais do centro, vá em direção ao Mercado Público, um símbolo de Florianópolis.
Lá é o melhor lugar para fazer uma pausa para o almoço ou um lanche mais demorado. Dos bares, o mais famoso é o Box 32, que serve os pastéis mais famosos da ilha e um cardápio regado de frutos do mar. Logo na frente fica a Casa da Alfândega, um mercado que vende itens produzidos por artesões locais, com destaque para as peças de cerâmica e as bruxinhas que representam o misticismo de Florianópolis.
De lá já dá para ver de longe a ponte Hercílio Luz, que liga a ilha ao continente. Se quiser chegar mais perto dela, basta dar uma esticada até o Mirante, ao lado do Parque Luz, que tem uma belas vista do centro e também da ponte.
A próxima parada é na Lagoa de Conceição, um bairro tradicional que tem as rendeiras como personagem principal é um visual emoldurado por dunas e ondas calmas da lagoa. Antes mesmo de chegar lá da para aproveita o clima calmo do mirante.
Figueira Centenária em Florianópolis
Dia 2: Praias do Norte
Acorde bem cedo, tome um café reforçado e siga para a região norte de Florianópolis. A primeira parada do dia é na praia do Santinho, que tem pouco mais de dois quilômetros de extensão e é cercada por dunas. O mar por lá é claro e muito procurados por surfistas. Além disso, ela é visitada também por aqueles que gostam de história, já que são encontradas inscrições rupestres na parte norte da praia. Você pode dar uma esticada no passeio indo até a praia dos Ingleses, que fica a 10 minutos de carro.
De lá, siga em direção à Jurerê Internacional para fazer uma pausa para o almoço. Nossa dica é o restaurante Donna Jurerê Internacional, que fica próximo a orla da praia. A especialidade da casa é a culinária italiana, mas com um toque “manezinho”, como são chamados os moradores de Floripa. Depois da pausa, curta a praia, que é ótima para quem está com crianças, já que ela tem mar mais calmo e temperatura agradável.
Antes do final do dia, vá para Santo Antônio de Lisboa curtir o pôr-do-sol. A orla tem águas calmas, areia com pedras e pouco movimento, perfeito para terminar o dia. Aproveite e jante pela região, que tem bons restaurantes típicos. O melhor dele é o Açores, regado de frutos do mar e peixes.
Dia 3: Ilha do Campeche
Reserve o último dia para conhecer umas das praias mais lindas de Florianópolis, a ilha do Campeche. É uma ilhota que fica na costa leste de Floripa. Para chegar até lá a três opções. A primeira é com agências de turismo, que partem da Barra da Lagoa e levam cerca de 1 horas e meia cada trecho. As outras duas opções é contratar um barco com as associações de pescadores da praia do Campeche ou Armação, que além de serem mais baratos demoram menos para chegar ao destino. (Associação de Transporte da Armação: (48) 98430-4097 (whastApp) e Associação de Transporte do Campeche: (48) 3338-3160.)
Chegando lá o cenário é de um paraíso caribenho. Por ser uma área de preservação ambiental, a chegada é feita somente na praia da Enseada, que é o único ponto liberado para turismo. Ainda há opção de realizar trilhas monitoradas, mas é necessário fazer agendamento e pagar uma taxa por trecho visitado. O telefone da central de informação da ilha é o (48) 98416-8476 (das 9h às 13h). Outra atração por lá são os quatis, que andam livremente e tentam roubar a comida dos visitantes.
Além de tomar cuidado para que seus pertences são sejam “roubados” pelo quatis, nossa dica é levar lanches e fazer um piquenique na ilha do Campeche. Por lá há somente um restaurante que funciona todos os dias. Os valores praticados não são os mais altos, mas por ser a única opção, pode ficar cheio em alta temporada.
Onde se hospedar em Florianópolis:
A escolha do bairro faz toda a diferença na estadia em Florianópolis. A Avenida Beira Mar é a melhor opção para quem quer curtir as praias, mas também quer passear pelo centro. Por lá, a aposta é o hotel Majestic Palace, com vista para a orla da Beira Mar e localizada próxima de restaurantes e comércio. Os quarto são modernos, equipados com climatizador, frigobar e wi-fi gratuito. Diárias a partir de R$450,00.
Quem quer ficar com o pé na areia pode apostar no Costão do Santinho Resort, que fica na praia de mesmo nome e sem sistema all inclusive. Além de quartos amplos e com vista para o mar, o resort ainda oferece piscinas externas, seis restaurantes e SPA.
Se quiser esticar a viagem, veja as dicas do que fazer em Curitiba.