É Caribe que fala? Pois sim, já que o litoral alagoano é belíssimo e tudo por conta do paraíso formado pelo mar azul turquesa, e em alguns pontos esmeralda, praias cheias de coqueiros e areias branquinhas. Mas com tantas opções, quais as praias mais bonitas de Alagoas?
Para responder essa pergunta, separamos aqui uma lista só com as mais lindas e de tirar o fôlego! (siga o Juju na Trip no instagram para mais dicas)
1) Praia do Gunga Maceió
Primeiramente, Gunga fica a apenas 30 minutos de carro de Maceió, e tem tanto mar, quanto lago. O lado do mar tem muitos coqueiros e uma extensa faixa de areia que leva a falésias. Já no lado da lagoa ficam os restaurantes e bares pé na areia.
Certamente, além de relaxar na praia, vale também fazer um passeio buggy ou quadriciclos. Ambos podem ser alugados na entrada da praia. No entanto, atenção: não se pode andar na areia por causa da desova das tartarugas! Além disso, dá para contratar atividades como flybord, paraglider e jetski.
Onde se hospedar em Maceió: Gungaporanga Hotel e Village Barra Hotel.
2) Maragogi:
Maragogi é o Caribe brasileiro. Afinal, tem mar azul turquesa em infinitas nuances e piscinas naturais. Entretanto, prepare-se para encontrar uma região mais cheia e ocupada por pousadas, resorts, barracas de praia e centros comerciais.
E no fim das contas, o bacana é que tem passeios para todos os gostos e, procurando, sempre dá pra achar um canto de praia vazia.
Sem dúvida, dentre as atividades, a mais famosa é o passeio para as piscinas naturais de Galés, que ficam a alguns quilômetros da costa. Mas há ainda outras duas, a de Taocas, em frente a praia de Maragogi, e a de Barra Grande, na praia de mesmo nome.
Se tiver pouco tempo de viagem, de preferência para as Galés, onde o mar estoura de azul e há peixes por todos os lados. Mas vá sabendo que é lotado e as embarcações colocam música alto.
Aproveite e leia o nosso conteúdo O que fazer em Maragogi.
Onde se hospedar em Maragogi: Salinas Maragogi, Ecohar Yoga (Vegan) e Odoiá Maragogi.
3) Caminho de Moisés e Praia de Antunes
Tanto o caminho de Moisés, quanto Antunes ficam em Maragogi, só que no lado norte. E portanto, junto com as Galés, que falei antes, o Caminho de Moisés e a Praia de Antunes fecham o ciclo do Caribe Brasileiro em Maragogi.
O motivo é a cor do mar e a tranquilidade das águas, que formam piscinas naturais lindíssimas.
Caminho de Moisés Maragogi:
Em síntese, o Caminho de Moisés é uma faixa de areia que serpenteia mar adentro, chegando próximo barreira de corais que forma as piscinas naturais da orla. O cenário é paradisíaco e imperdível.
Para chegar no Caminho de Moisés, vá ate Barra Grande, que fica a 3km do centrinho de Maragogi. Você pode ir de carro ou Uber.
O Caminho de Moisés aparece na maré baixa; sendo assim, fique atento à tábua de marés e tente ir quando estiver marcando de 0.1 a 0.2 (0.2/0.3 já fica um pouco encoberto). Uma dica é ir 1 hora antes, para começar a caminhar com calma. Consulta aqui a tábua de maré, selecionado Alagoas,
Praia de Antunes:
A praia de Antunes tem uma extensa faixa de areia que é contornada por coqueiros e algumas pousadas. Na maré baixa, dá para relaxar em piscinas rasas que se formam. Entretanto, também costuma encher. De forma que, se quiser fugir da muvucada, se programe para dias de semana fora da alta temporada.
Onde se hospedar em Antunes: Anttunina Pousada e SPA, Pousada Meraki Beach e Pousada Rangai.
4) Praia de Japaratinga e Crôas de São Bento
Japaratinga tem o mesmo mar de Maragogi, só que é menos muvucada. É ideal pra quem gosta de curtir uma praia sem barracas, som alto e sem hordas de turista.
Lá, ficam também as Crôas de São Bento, muito semelhante ao Caminho de Moisés de Maragogi, mas que se forma em alto mar. Para ir lá, a maré precisa estar baixa, e é preciso contratar uma jangada. Eu recomendo fazer o passeio com o Tarcísio, do Maragogi Summer Paradise.
De novo, tenha atenção à tábua de marés.
Onde se hospedar em Japaratinga: Japaratinga Lounge Resort, Sollaris Ecopousada e Pousada San Giovanni.
5) Rota Ecológica de Alagoas
Um dos trechos mais lindos do litoral alagoano é a Rota Ecológica de Alagoas, que se extende da Barra de Camaragibe até Praia do Patacho, em 20 km de costa. O acesso mais rápido é por Maceió, a 2h de carro.
As praias mais lindas da rota são:
- São Miguel dos Milagres
- Praia do Toque
- Tatuamunha
- Praia da Laje e Patacho.
Abaixo, descrevo cada uma dessas praias. E aqui há um post com o roteiro completo da Rota Ecológica de Alagoas, e dos melhores hoteis de Milagres
São Miguel dos Milagres:
Sem dúvida, é o o nome mais conhecido da Rota Ecológica. Mudou bastante com a pressão imobiliária, que levantou alguns condomínio de cimento sob o que antes eram plantações de coqueiros. Mas, ainda assim, São Miguel dos Milagres continua linda.
Aqui, uma das grandes atrações são os passeio de jangada para as piscinas naturais.
Onde ficar em São Miguel dos Milagres: Pousada Riacho dos Milagres, Pousada Villa Pantai e Villa Taturé.
Praia do Toque:
De águas calmas e mornas, a Praia do Toque é cercada por coqueiros e ainda não foi alvo da corrida imobiliária. Por isso, é comum o sossego e a tranquilidade.
De passeio, recomendo fechar com jangadeiros ou com a pousada para ir até as piscinas naturais que se formam por causa da barreira de coral próxima. É uma delícia.
Onde se hospedar na praia do Toque: Pousada Amendoeira e Pousada do Toque.
Tatuamunha:
Definitivamente., Tatuamunha é a praia mais indicada para famílias. O mar é calmo, tem piscinas naturais e, além da tranquilidade, há um projeto de conservação de peixes-boi, que é interessante para adultos e crianças. O motivo é o desague do Rio Tatuamunha, que fica no lado direito da praia e abriga esses animais.
Fora isso, Tatuamunha tem um centrinho com vários cafés e restaurantes charmosos.
Onde ficar em Tatuamunha: Pousada Borapirá.
Praia da Laje em Alagoas:
É a praia vizinha de Tatuamunha e tem esse mesmo ar tropical que a primeira. Muitos coqueiros, poucas ondas e tranquilidade, que é a maior característica da Rota Ecológica.
Onde se hospedar na Praia da Laje: Pousada Aldeia Beijupirá.
Praia do Patacho:
Por fim, Patacho! Eleita uma das mais lindas do Brasil, a praia do Patacho tem mar cristalino, areia clara, pouquíssimas ondas e a moldura de coqueiros para dar um charme. Na maré baixa, também deixa à mostra piscinas lindíssimas e bancos de areia.
Onde se hospedar no Patacho: Pousada Pedras de Patacho, Pousada Xuê e Samba pa ti.
Leia também:
Destinos no Brasil que parecem o Caribe: veja os 10 melhores lugares