Londres para todos os gostos!!! Saindo do roteiro das galerias e museus mais arrumadinhos de Londres, há um maravilhoso labirinto de cores, manifestos políticos e culturais da street art pintados nos muros, chão e espaços abandonados. Uma urticária expressiva, que encontra sua epifania em algumas rotas: Camden, East London e Leake Street, em Waterloo.
Não conseguimos conferir os três lugares, mas o que vimos em East London foi incrível. O movimento da contracultura transformou as ruas de Shoreditch e vizinhanças num imenso e mutante painel.
Telas de Eine, Banksy, Roa, Connor Harrington, Paul Don Smith, Stik, C215 estão ali vibrando para quem quiser ver e fotografar. Em East, o roteiro é esse aí do mapa, mas para quem quiser (e isso é bem legal) há alguns tours especializados em grafitti (a gente conta lá embaixo do post). Shoreditch, Brick Lane e Spitalfields são a Meca da arte de rua em Londres, e tem motivos para isso. Hackney e Shoreditch são sede de uma comunidade de artistas, designers e músicos que se mudaram para lá atrás de espaços mais baratos e maiores dos que os de Central London.
Nesse movimento, mobilizados pelas cotações da street art, galerias e empresas em Shoreditch acabaram vendo uma boa estratégia de marketing em comissionar os artistas para grafitarem suas fachadas. E assim mais e mais artistas deixam suas assinaturas gravadas por lá. E mais e mais gente vai lá conferir as obras a céu aberto. E mais e mais empresas e galerias convidam os artistas a gravarem suas fachadas. E mais, e mais, e mais sem nunca parar!
Então é o seguinte: a dica pra explorar essa galeria de artes a céu aberta é seguir a rota de ruas do mapa ou, num caminho mais fácil, se juntar a uma visita guiada.
A Alternative London Walking Tour e London Grafitti Tour são duas delas , e o legal é que seus guias são também artistas de rua. Há passeios de dia dia, de noite, de dia inteiro, de algumas horas, em grupo e privados (os valores começam em 15 libras – valores 2015).
AGORA A CEREJA DO BOLO (E NÓS TOTALMENTE RECOMENDAMOS) é fazer o tour com o WORKSHOP DE GRAFITTI!!!! Quem oferece é o pessoal do Alternative London Walking Tour.
COMO CHEGAR: Voamos de British Airways num voo direto Rio-Londres. Fomos de World Traveller Plus, categoria intermediária entre a Executiva e a Econômica, e achamos muito boa.
*** O Juju na Trip viajou para Londres com apoio do Visit Britain e da British Airways