Antes de falar sobre tudo o que vimos em fizemos em Torres del Paine, começamos respondendo a perguntas que nos fizemos na hora de traçar a viagem. 1) Torres del Paine é um destino para ir crianças? Elas aguentam o tranco? 2) É difícil circular por essa região? Todas as caminhadas são de intermináveis quilômetros? e 3) quantos dias ficar?
Então 1) sim, esse é um destino para crianças e justamente porque 2) há todo o tipo de trilhas por lá, curtas ou super longas, e que podem ser percorridas a pé, de cavalo, de carro. O principal aqui é ter boa estrutura, com bons guias e roupa adequada (roupas térmicas, impermeáveis e botas de caminhada). Nossa experiência incluiu ficar hospedados no Tierra Patagônia, que contava com essa tal estrutura e uma equipe de guias próprios que deu todo o apoio pra exploramos Torres del Paine com a Juju.
Sobre quantos dias ficar, depende: se não for fazer os circuitos, 3-4 dias está ok, mas vale à pena ficar mais tempo no Chile e combinar com outros destinos como Púcon ou Chiloé e explorar um pouco mais o país (Veja aqui nossos outros posts sobre o Chile)
Sobre como chegar, precisa voar para Puerto Natales ou Punta Arenas, e de lá pegar o transfer. O voo para Puerto Natales só existe na alta estação. Em outubro (quando fomos) não havia, então voamos para Arenas, pegamos um ônibus para Natales, e um transfer. Também dá para ir de carro de El Calafate, a cerca de 4 horas.
⇒VEJA AQUI MAIS HOTEIS EM TORRES DEL PAINE⇐
⇒VEJA AQUI MAIS HOTEIS EM PUERTO NATALES⇐
Dito tudo isso…
Patagônia e Torres del Paine, o que fazer:
Torres del Paine merece toda a fama que tem. Uma beleza inóspita e uma paisagem cheia de energia dominam o parque, pontuado por maciços pontiagudos como as Torres. Uma paisagem gelada, com um vento cortante, e que muitas vezes remete ao que era o mundo nos seus primórdios. É incrível.
E totalmente explorável, com trilhas de um dia ou circuitos que podem levar até pouco mais de uma semana(esses são para quem quer chegar nas Torres). Mas seja como for, você vai ver lagos azuis e esmeralda, geleiras, florestas de árvores contorcidas, guánacos, condores sobrevoando pelos céus e, (se der sorte) pumas.
Uma observação é que nós não fomos até as Torres, e se você viaja com crianças e quer uma dica, a nossa é : só se jogue nessa se seu filho tem muito, mas muuuuito, preparo físico. Senão, fique com esse esse roteiro abaixo:
HUNTERS TRAIL:
Dificuldade: Média
Duração da Caminhada: 2 a 3 hrs / 6,5 km
É uma caminhada que começa na entrada do Parque (portaria Sarmiento) e termina numa gruta rupestre, com formações rochosas pré-glaciar. No caminhom guánacos e lagunas. Fizemos essa caminhada já no nosso primeiro dia. Fizemos o check-in por volta das 12h, almoçamos e partimos. É uma caminhada leve, bem bonita, e super tranquila para fazer com crianças. Vejam só as fotos!
PASO DE AGOSTINI:
Dificuldade: Média – Alta
Duração da caminhada: 6-7 hrs / 12 km
Incrível, incrível, incrível!!! A caminhada começa na Estância Lazo, segue pela Laguna Verde, e daí emenda num desfilar de paisagens incríveis, atravessando bosques, rios, lagoas.
No meio do caminho, paramos para almoçar num lugar lindo (vale o parênteses de que, para Juju, preparam uma massa especial para ela aguentar o tranco da caminhada! nota mil pro Tierra por isso), e depois prosseguimos até terminar num mirante com vista do Lago del Toro, o Estreito de Magalhães, e o Rio Paine. Depois disso, 35 minutos descendo pela escarpa de montanha e acaba. Fomos presenteados com um arco-íris, e na chegada ao carro, o Tierra nos esperava com uma mesa com chás, refris, nuts e chocolates.
É uma caminhada linda, mas cansativa. Vale fazer com crianças? Foi difícil pra Juju, ela reclamou um bocado no caminho, mas hoje, semanas depois, ela afirma sem pestanejar que valeu à pena e que faria de novo. Eis a resposta!
Em tempo: vá bem preparado, com tênis adequado e roupa impermeável. Pegamos calor, chuva, vento… e fomos salvos pelos guias do Tierra, que nos emprestou tudo o que precisávamos!
CAVALGADAS
Dificuldade: Iniciante e Avançado
Duração da caminhada: depende
As cavalgadas são uma das experiências únicas e inesquecíveis na Patagônia, tanto para principiantes quanto para cavaleiros experientes. A locadora principal é a Estância Cerro Guido. Com mais de 100.000 hectares de extensão, os gaúchos locais (vaqueiros) nos acompanharão nesta aventura pelo fim do mundo. Nossos cavalos são criados nesta geografia selvagem e foram especialmente amansados para que qualquer visitante possa montá-los, ainda que sem experiência. As cavalgadas nos permitem conhecer mais o fundo a Patagônia, presenteando-nos com o acesso a regiões menos exploradas em companhia de autênticos baqueanos.
LAGO
Dificuldade: Fácil
Duração da Caminhada: quanto tempo quiser
O Tierra Patagônia fica de frente para o Lago Sarmiento e para as Torres del Paine. É uma área linda para se explorar, com vários trombolitos, formações geológicas que têm milhões de anos. Também por toda a beira do lago, você vai ver dezenas de ovelhinhas!
Nós fizemos esse passeio sozinho, mas o Tierra oferece um tour guiado. É ideal praquele dia em que você quer ficar mais relax, descansado. E fica melhor ainda com um gran finale no spa, curtindo um far niente na hidro do spa, com essa vista.
Mirador Cuernos
Dificuldade: Fácil
Duração da Caminhada: 2 a 3 horas / 4 km
*Área afetada pelo incêndio
É um tour que tem uma parte percorrida com carro, e outra com caminhada, e que nos leva ao coração do parque. Esse passeio leva até um mirante com vista para os Cuernos del Paine. A caminhada é por um terreno bem plano e com apenas uma subida. Passapelo Salto Grande e pelo Lago Nordenskjöld e chegando ao mirante. Prepare-se para ventos fortes!
Incrível!! Amei as fotos!
Betina, obrigada!!! Também amo as fotos de vocês!!!
Oi!! Tudo bem?
Então, vou pra Torres del paine agora no início de dezembro e estou com muitas dúvidas! rsrs
Como vocês foram fazer as trilhas? Alugaram carro? Foram de ônibus? Fecharam o passeio com alguma agência?
Se puder me ajudar, agradeço muito!
Obrigada!
Oi, Maryane! Dsculpe a demora. Estávamos viajando!
Então, fizemos todas as trilhas com o hotel. O Tierra tem uma equipe, com carros, guias, e tudo incluído na diária do hotel. Eu não recomendo alugar um carro e fazer as trilhas sozinha sem um guia, você pode se perder. Você pretende ficar em Puerto Natales ou em algum hotel dentro do parque? Se você me disser onde vai se hospedar, fica mais fácil de eu te dar as dicas.
Vou ficar o primeiro e o terceiro dias hospedada em Puerto Natales, e o Segundo dentro do Parque, no refúgio Torre Norte. Queria dormir no parque no dia em que fizer a trilha até a base das torres, mas me falaram que talvez seja melhor dormir no dia anterior à trilha, pra começar a fazer cedo. Mas pensei que, exausta, seria melhor dormir no parque do que pegar as 2 horas de volta pra Natales. O que vcs acham?
Oi, Maryane. Sim, seria melhor dormir no parque sim. Vai aproveitar mais, e será menos cansativo.
Oie!
Estou pensando em ir e ficar 7 dias em puerto natale…
Eu meu marido e nosso filho que terá 3 anos e 4 meses.
Qual sua opinião e dicas?
Oi, Thaisa! Acho muito tempo para Puerto Natales. Vale ficar uns duas noites lá, e o resto dentro do parque de Torres del Paine.
Se você for usar Puerto como base para Torres del Paine, vai ficar cansativo, porque a distância é de 1h até a entrada do parque.
Olá,
Quantos anos tinha a Juju quando vocês fizeram a viagem à Torres del Paine?
E por que vocês não fizeram o passeio de barco pelos ao Glaciar Serrano?
Abraços,
Suzana
Oi! A primeira vez ela tinha 8. A gente nao fez o passeio de barco porque não era época. tem uma temporada para esse tour.
Olá!
Planejo ir para Torres com meus filhos de 12 e 9 anos em Janeiro. Eles estão acostumados com trilhas, mas li que para até a base seriam mais de 20km. Receio que pode ser muito pesado.
É tudo isso mesmo? Será que na idade deles funcionaria.
Obrigado!