Quem atravessa o Peru e a Bolívia descobre que estas são terras de extremos. Tudo é muito ou pouco, maravilhoso ou terrível. As paisagens são impressionantes, com vulcões, picos nevados, lagos e campos. A riqueza humana e cultural também é enorme. Pisaq e Chinchero, duas pequenas cidades peruanas, por exemplo, até hoje são coalhadas de tecelãs fazendo ponchos e tapetes segundo a tradição têxtil inca. Em Amantani, no Lago Titicaca, não há luz, os homens bordam as roupas e os habitantes ainda se comunicam em aimará, dialeto da era Inca. Tudo é transformador e intenso. Mas é preciso estar preparado para lidar com as diferenças. Os dois países são subdesenvolvidos economicamente, em boa parte dos territórios não há água potável encanada e os meios de transporte são precários. Quem viaja ao Peru não está em busca da Europa. E esse é o ponto. Para você que pretende viajar para os dois países, aqui vai uma série de posts com dicas do peru e bolivia: o que fazer em Cusco, Machu Picchu, Salar de Uyuni e muito mais.
Começamos nossa viagem por Lima, onde pernoitamos para no dia seguinte seguir viagem. Nossa rota? A ideia era atravessar do Peru e Bolívia até a fronteira com o Chile, no Salar de Uyuni. Fomos eu, Rico, meu irmão Marcelo e minha cunhada, Priscilla. Eu estava grávida de 3 meses da Juju (veja aqui meu “manual de sobrevivência” com alguns cuidados que tomei para fazer essa viagem e dicas do peru e bolivia para quem viaja grávida).
Dicas do peru e bolivia: boas ondas
Falar que atravessar o Peru e a Bolívia é como viajar por lendas não é exagero. E as surpresas começam já no litoral. Uma hora de táxi, que custa 50 soles (cerca de R$40), leva à Punta Hermosa, com as praias de Caballeros e Señoritas. Para quem gosta de ondas, Lima e todo o litoral peruano são um paraíso e um destino destino disputado. Chicama, por exemplo, tem a mais longa esquerda do mundo. E só nos oito quilômetros de Punta Hermosa, há 17 picos com boas ondas. Rico queria surfar, e lá fomos nós.
O cenário é, no mínimo, curioso. Punta não é um balneário charmoso, como Búzios, por exemplo. Muito menos sofisticado como Santorini, na Grécia. Mas é interessantíssimo. A cena é quase de um faroeste litorâneo, de um deserto com mar. As praias são rochosas, a vegetação predominante é o cacto, as casas são modestas e há trailers onde senhoras rechonchudas e velhos índios vendem refrigerantes de cola. É um povoado bem humilde, sem ruas asfaltadas, muito hospitaleiro, apinhado de surfistas e onde a religiosidade é sentida no ar: há imagens de santos e altares em praticamente todos os locais. Em Punta Hermosa, ficamos num surf hostel bacana, que era o Punta Hermosa Surf Hostel: preço bem honesto, limpo e bem frequentado. (Veja aqui mais hoteis em Punta Hermosa)
Dicas do peru e bolivia: Cusco, Macchu Pichu, o Vale Sagrado e os Andes
Além de religiosos, eles são surpreendentemente patriotas. Passeie um pouco e perceba que quase todas as casas têm hasteada uma bandeira do país. A quantidade de amuletos usados pela população de 26,5 milhões de habitantes também é enorme. Nas residências, há sempre porquinhos da sorte presos nos telhados. É um povo interessante, quente e receptivo. E agora, já com as ondas surfadas, partimos de Punta para Cuzco.
Cuzco é uma interseção. A cidade foi a capital do Império Inca. Depois, ocupada pelos espanhóis, foi posta abaixo. Das construções originais, ficaram apenas as estruturas, sobre as quais os espanhóis ergueram suas casas. A cidade é um labirinto sacadas em estilo espanhol debruçadas sobre ruelas charmosas, com casarios que abrigam restaurantes, bares, bazares. E com alguma sorte, você ainda pode encontrar um xamã no seu caminho, o que pode ser muito bom se você quiser fazer alguma cerimônia de espiritualização. Em Cusco, ficamos hospedados no Casa Cartagena Boutique e Spa , que é lindo e bem perto da praça central. Outro ótimo é o cinco estrelas Aranwa. (veja aqui mais hoteis em Cuzco) .
Há muito o que fazer. Visitar o Vale Sagrado e as ruínas de Sacsaihuaman nas franjas da cidade é uma delas. Passeie também pela Praça das Armas, a Catedral de Cuzco e visite o Museo do Oro. Não deixe de comer no Limo, o nosso favorito, com uma comida criolla fusion. Se estiver com crianças e o paladar delas não for muito variado, vá no La Bodega 138, que tem pizzas e massas leves, saladas. O Chicha também é ótimo. Já o Greens reserva um menu de comida natural muito bacana.
Cuzco também é o ponto de partida para se visitar os pequenos vilarejos no seu entorno (Pisac, Chinchero e Ollantaytambo). Pode-se ir de ônibus ou percorrer todo o trajeto de carro e, neste caso, contratar os serviços de um taxista é o ideal. Para quem optar pelo transporte coletivo, há saídas todos os dias, praticamente de 20 em 20 minutos, para todos os locais. Pode ser mais interessante, uma vez que o ônibus é o meio de locomoção usado pelos moradores, mas prepare-se: os veículos são malconservados.
As estradas nesse trecho são boas condições e estão num daqueles extremos do Peru. São simplesmente inigualáveis em beleza. Os Andes perseguem todos os olhares, há campos verdes, arados apesar da seca, e ovelhas por todos os lados. Há também desertos repentinos e povoados remotos perdidos pelas colinas.
Entre as dicas do Peru e Bolivia preciosas para quem busca artesanato, está a de que em Pisac e Chinchero encontramos as feiras de rua mais bonitas de toda a viagem: muita cor e cholas tipicamente vestidas vendendo tapetes, mochilas e verduras. Nada montado excepcionalmente para o turista, e isso é que há de melhor nestes lugares. Ao contrário de Cuzco e Machu Picchu, os vilarejos não são tão turísticos, e talvez por isso seus moradores ainda mantêm-se fiéis a suas tradições. As feiras, aos domingos, são para eles e, além de venda, há muito escambo. Um comércio interessante à moda antiga. (Veja aqui hotéis em Pisac)
Em Chinchero, além da feira, o mais interessanteé a convergência das civilizações que ocuparam o território: no meio das ruínas incas, ergue-se um imenso pátio e uma linda igreja hispânica.
Ollantaytambo, a 97 quilômetros de Cuzco, é talvez o mais belo de todos os três povoados. A cidade, nas margens do Rio Urubamba, foi erguida sobre a planta das vilas incas, e as casas conservam a estrutura de pedra construída pelos quéchuas há cerca de 600 anos. O nome da vila vem do general Ollantay, que se mudou para lá depois de se apaixonar por Cusi Collo, filha do imperador Pachacútec. Além da vila, Ollantaytambo tem ruínas sensacionais e muito bem conservadas no alto de uma colina. É uma caminhada de quase duas horas que leva ao Templo do Sol.
PARA MAIS DICAS DO PERU E BOLIVIA, CONTINUE LENDO:
2- Dossiê Peru -Bolívia: Titicaca e as aldeias que pararam no tempo
3 – Dicas Peru – Bolívia: alguns cuidados
Quanto tempo durou essa viagem? Estou planejando ir em fevereiro durante 12 dias.
Oi, Babi. Nossa viagem inteira, do Peru à Bolívia (no salar de Uyuni), durou 27 dias. Mas Cusco e Machu Picchu foram cerca de 7 dias.
oi vou com uma amiga em setembro com passagem de ida em 12 e retorno 21, gostariamos de conhecer salar, machu picchi titticaca tem alguma dica de roteiroq consigamos conhecer estes lugares?
Oi, Adriane. O nosso roteiro por assim:
Lima – 1 pernoite
Cusco – 7 noites, incluindo machu pichu (aqui, há duas opções: ou vc faz a trilha inca até machu pichu, ou vai de trem. Eu não fiz a trilha porque estava grávida: fui de trem. Então aproveitamos o tempo para conhecer alguns vilarejos bem interessantes ali perto: pisc, ollantaytambo, chinchero, vale sagrado)
Seguimos para o Titicaca – 2 noites (dormimos em Amantani e seguimos par Taquile)
Então rumamos para Uyuni, e para chegar, pernoitamos em La Paz e Potosí. Em Uyuni, compramos o pacote de 3 noites, e fomos até a Isla del Pescado e vulcão Tanupa. Mas tem um passeio até o parque Eduardo Alvaroa e as lagunas de mais dias que é lindo. Pode comprar os passeios em Uyuni mesmo.
Era isso que você queria saber?
oi boa noite!!! era isso mesmo muito obrigada vou ter q reduzir uns dias mas acredito q vai dar pra fazer tudo muito massa suas dicas obrigada! bjo grande
Bárbara, Adriane boa tarde! Lendo os postes dá administradora, acrescento que cheguei a Machu Pichu assim. Saída de Cusco à Ollamtaytambo com pernoite no local que é lindo.Na manhã do dia seguinte fomos de van até Santa Teresa onde chegamos às 13h.Apos almoço no local, fomos de táxi até a usina..De lá chegamos a Machu Picchu pela trilha paralela a linha do trem após 3h.Recomendo vale super a pena.
Olá gente!
parabéns pelo blog, boas recomendações.
É uma experiência agradável para viajar para Machu Picchu, onde você tem a oportunidade de ver paisagens muito bonitos e interessantes, também você deve têm muito energia para chegar lá e desfrutar das maravilhas de Machu Picchu.
obrigada!!!!
Olá gente
primeiramente parabéns pelo blog.
Aqui alguns pontos turisticos do Peru.
Peru é muito grande com muitas alternativas para escolher, não há dúvida de que o atrativo mais importante no Peru é a visita a Machu Picchu, também não podemos deixar de visitar tanto Cusco e Vale Sagrado.Visitar Arequipa também vale a pena pelo seu valor arquitetônico e calor da cidade. Ir para as Ilhas Ballestas e apreciar a vida marinha, apreciar também as Linhas de Nazca. Passear por Lima e desfrutar da gostosa comida peruana.
Estes são algumas das atrações a comentar, há muitos mais que o Peru tem para oferecer.
Olá pessoal!!
Porque escolher Peru para sua próxima viagem?
Cada dia as pessoas se perguntam para onde quiserem viajar na sua próxima férias. Convido-lhes a visitar Peru. Um país mágico e incomparável que durante os últimos anos teve uma evolução favorável a nível econômico, cultural, social e turístico.
As razões de porque deveria visitar Peru é porque possui uma das 7 maravilhas do mundo moderno, Machu Picchu, a cidadela perdida dos Incas do século XV que foi descoberta no século passado, você visualiza a harmonia da natureza junto com o trabalho perfeito logrado na sua arquitetura.
Olá!! Pode me informar como que vcs foram de cuzco para o uyuni???
Oi, fada. Fizemos tudo de ônibus. Fomos de Cuszco para Titicaca, La Paz, depois Potosí e Uyuni.
Adorei o post sobre Peru e Bolívia, parabéns.
Gostaria de saber como vocês voltaram para o Brasil de Uyuni.
Oi, Carol! Voltamos para La Paz, mas tem a possibilidade de vc atravessar até Atacama e voltar por Calama.
Olá, tudo bem?
Meu marido e eu estamos planejando nossa viagem para o Chile e queremos passar pelo peru e Bolívia. Porém estou grávida, até a data da viagem vou estar de 5 meses, estou lendo a respeito e vi que algumas empresas não permitem que grávidas façam o passeio a Machu Picchu e salar de uyuni devido a altitude fazer mal, mas gostaríamos mto de conhecer. Você sabe a respeito, como foi a sua experiência? Ou teria alguma dica sobre ?
Obrigada!
Olá. Eu não fui com agência. Fomos por nossa conta.
Passei um pouco mal, mas foi uma viagem linda. Porém confesso que não iria de novo gravida.
Excelente Post me encanto, las imágenes de cusco me traen mucha nostalagia al cambio que se encuentra hoy. ¿Tienen algun post actualizado de viajar a peru en el 2020?
Saludos.
Olá!! De Peru e Bolívia somente esse! Só fo os lá uma vez.
Ola! Ja conheço Machu Picchu e Cusco, me apaixonei!
Gostaria de saber se existe um roteiro que eu possa conhecer ICA, TITICACA e UYUNI.
Obrigada pelas dicas!
Titicaca e Uyuni sao beeeeem distantes. Mas voce pode atravessar a Bolivia como fizemos e conhecer ambos.