Uma das coisas mais impressionantes do Rio de Janeiro é a sua geografia. Montanhas, floresta, mar e lagoas, tudo junto num lugar só. Olha só a visão do Morro Dois Irmãos beirando o oceano. Incrível.
Agora, o bacana, é que o Rio-natureza é cheio de trilhas, e na maior parte das vezes dá pra subir no topo dessas montanhas sem nem precisar escalar. O caminho é a pé mesmo.
Essa semana, a gente foi conhecer a Trilha que leva até o pico do Dois Irmãos, e adoramos. Lugar lindo toda vida. A caminhada é bem tranquila, não exige muito esforço e sobe pela montanha maior, que a gente brinca que é o Irmão mais velho. Do topo de seus 533 metros é possível avistar a Zona Sul da cidade (Leblon, Ipanema, Lagoa, Cristo), a Floresta da Tijuca, a Rocinha, o Vidigal, as Ilhas Cagarras, Niterói e a imensidão do Oceano Atlântico. Tudo isso em um panorama fabuloso de 360 graus.
Leva cerca de 40 minutos, com algumas partes íngremes, mas totalmente aguentável. Um pouquinho de disposição, e fica tudo certo. É bem sinalizada e segura, e o celular pega todo o tempo, inclusive no pico.
Como não tem nada pelo caminho, e muito menos lá em cima, é bom levar água, barrinha de cereal, uns belisquetes (só não vale deixar lixo pelo caminho) e máquina fotográfica, claaaaro, porque dá pra voltar com uns 1000 cliques mágicos de lá.
COMO CHEGAR: Na Pracinha do Vidigal, é só pegar a Kombi ou o moto-táxi e pedir para te levarem no início da trilha. Eles já estão super acostumados a deixar a galera lá.