Conhecer Mykonos é um sonho que envolve praias paradisíacas, passeios de barco, história, badalação e boa comida. Se você está se preparando para conhecê-la, mas não sabe ainda o que fazer, então esse post foi feito para você. Montamos um roteiro 5 dias Mykonos com todas as principais praias, beach clubs, dicas de hotéis, onde comer e também como se locomover.
E para ler mais sobre a Grécia, aqui vai nossa lista de posts:
- melhores hoteis de Mykonos
- roteiro das ilhas gregas: Milos, Mykonos, Paros e Koufonisia
- Roteiro de 6 dias em Corfu
- Melhores beach Clubs de Mykonos
Como chegar em Mykonos?
A maneira mais fácil de chegar em Mykonos é de avião (45 minutos) mas também há a possibilidade de ferryboat.
- Vale de avião se a ilha for o primeiro ou o último destino da sua viagem
- Nesse caso, você pode usar o Skyscanner para achar passagens mais baratas para a Grécia. As cias aéreas que fazem o trajeto aéreo durante todo o ano são a Ryanair e Olympic Air. No verão, em alta temporada, empresas de outros países Europeus também oferecem voos semanais para Mykonos.
- Se for para várias ilhas (veja aqui nosso roteiro pelas ilhas gregas) e Mykonos não for o inicio ou o fim da rota, então vá de ferry (de avião, os voos sempre retornam para conexão em Atenas, então é perda de tempo)
Onde se hospedar em Mykonos?
Nos hospedamos no Myconian Villa Collection, que faz parte da coleção Preferred Hotels, e fica na praia de Elia. O hotel é um dos melhores de Mykonos, e alguns quartos têm varanda com piscina. O Myconian fica em Elia, tem spa, piscina, um restaurante incrível, shuttle para a cidade e ainda uma praia privativa
Também gostei muito do Katikies, um hotel novinho em folha em Agios Ioannis.
Se quiser outras dicas de hospedagem, veja aqui no blog nossa lista com os 10 melhores hotéis de Mykonos. Eles tem tudo o que se pode imaginar de melhor: vistas incríveis, acesso à praia, quartos espaçosos e muito luxo.
Como se deslocar em Mykonos?
Carro é a opção mais prática e rápida de se locomover por Mykonos. O transporte público da ilha é limitado e não chega nas praias mais afastadas. A vantagem é que tem estacionamento grátis na praia e na cidade.
Se quiser comparar tarifas das locadoras e alugar online, recomendo o buscador rentcars, plataforma que busca os melhores valores em todas as lojas de carro.
Roteiro 5 dias Mykonos: dia 1
O que fazer em Mykonos: Praias de Kapari, Psarou e Nammos Beach Club
Roteiro de 5 dias em Mykonos. Comece o primeiro dia de viagem com o pé direito, indo conhecer Kapari. Essa é uma das nossas praias preferidas em Mykonos. É vazia, sem barracas, com mar azul intenso e cristalino. Para chegar nela, a estrada é de terra, e o caminho é lindo.
No caminho para Kapari, você passará pelo pequeno vilarejo de Ornos, onde há alguns hoteis, mercadinhos e uma praia (bem cheia). Eu, particularmente, prefiro praias vazias, mas se quiser conferir a baguncinha, vale uma parada rápida.
Depois, siga para Psarou, à leste. É lá que fica o Nammos, um mais caros e luxuosos Beach Clubs de Mykonos. Você pode almoçar no Nammos: a comida é deliciosa, mas bem cara. Ou se preferir algo mais usual, pode optar pelo Kostantis, em Ornos.
Sobre o Nammos, ele é o beach club (veja aqui nossa lista com os melhores beach clubs de Mykonos) mais luxuoso de toda a ilha. Aqui, prepare-se para ver Gucci e Missoni desfilando pela areia, e gente dançando sobre as mesas. A estrutura do lugar conta shopping, restaurante e mesas na areia, cabanas privadas e DJ’s renomados. Os preços variam de 50 euros o sun bed até 5 mil euros a cabana com varanda, piscina privativa e tudo incluso. Você pode curtir o fim de tarde aqui, e emendar numa pós.
Se não achar o Nammos caro demais ou com muita cara de Emirados Árabes, mas quiser uma praia com beach club, você pode rumar para 1) Super Paradise (onde a balada é mais profunda). ou 2) pro Scorpios, em Paraga, que é mais cool e sofisticado, e menos caro que o Nammos, ou 3) pro Sant’anna, também em Paraga, e igualmente muito bacaninha. Em tempo: o restaurante do Scorpios é muito bom
Mykonos: Dia 2
O que fazer: Passeio de barco para Rhênia e Delos
Rhenia é uma ilha próximas de Mykonos, pouco habitada, e com mar muito azul. É um ótimo passeio para fazer snorkel, ver peixes e estar em praias isoladas. Já Delos o sítio arqueológico mais rico de toda as Cíclades. De acordo com lendas, foi na ilhota que nasceram Apolo e Artêmis, filhos de Zeus, e por lá há um conjunto de esculturas esculpidas a mais de 2.500 anos. É um verdadeiro museu de arte a céu aberto, cercado por ruínas igualmente impressionantes.
O passeio de veleiro (recomendo comprar antecipadamente, principalmente se for na alta estação. O site da Civitatis é confiável e parcela em real) para essas duas ilhas dura 7 horas, com open bar e tour guiado em Delos
Se não quiser fazer o tour de veleiro, saiba que passeio para Delos (sem Rhenia) pode ser feito também de forma independente. Há taxi boats que partem diariamente do porto de Mykonos para lá.
Nesse caso, sugiro na volta a Mykonos pegar o carro e ir para Kalafatis, uma praia deliciosa do outro lado da ilha, e almoçar lá, na Taberna Markos. Kalafatis é uma praia linda e mais vazia, com uma parte da areia organizada com apenas algumas barracas, e outra sem estrutura. Aliás, aqui do lado também fica um bar restaurante e cocktail bar incrível: o Spilia, numa cave de frente pro mar.
Se quiser um passeio para relaxar no mar, há o que passa pelas praias do sul da ilha. Quem faz é o Greka.
Roteiro 5 dias em Mykonos: dia 3
O que fazer: Agios Sostis e Alemagou
A parte norte de Mykonos é linda. Tem praias de azul intenso, movimento moderado e agitação somente perto dos beach clubs. Aqui fica uma das nossas praias preferidas da ilha, a charmosa Agios Sostis, dividida em duas por rochedos.
Recomendo vir cedo, curtir a praia, e aproveitar para almoçar no Kiki’s Tavern (cerca de US$60 por pessoa). A fila para o almoço é sempre grande, prepare-se para esperar umas duas horas. Mas tem rosé geladinho de cortesia, e o restaurante é um clássico da ilha. Vale à pena.
Antes do final do dia, rume para o Alemagou Beach Bar, que fica próximo de Ftelia. Daí curta até o sol de por, que cai no mar , por sinal. É um dos nosso beach clubs preferidos em Mykonos, por vários motivos:
- O DJ só toca música boa. Tem uma pegada étnica lounge.
- A decoração do Alemagou é linda. Madeira, palha, filtros de sonhos, folhas gigantes simulando uma selva, cabanas. E o clima é um chique descolado.
- A comida é incrível, embora não seja barata. Mas comparando com outros beach clubs, é mais em conta. Uma salada grega custa 14 euros, o sunbed 50 euros e a cabana para 4 pessoas 100 euros. Em tempo: depois das 17h30, os sunbeds são gratuitos.
- As festas noturnas aqui, quando há, são as melhores
Dia 4: Centro de Mykonos, Little Venice
Seguindo nosso roteiro de 5 dias em Mykonos, saiba que nem só de praias vive a ilha, e um dos lugares para ir longe, ou nem tanto, do mar é a vila de Chora, capital da ilha.
Perder-se por suas ruas é um programa de dia inteiro, descobrindo cafeterias, sorveterias, galerias de arte e lojas de artesanato por todos os lados e, principalmente na Matoyianni Street, famosa pelas casas azuis e brancas. Aliás, o sorvete feito com leite grego é um clássico, e vale experimentar. Adorei os da I Scream ( 4 euros a casquinha). Outras delícias que indico provar aqui pelo centrinho:
- Os crepes doces do Yummy Mykonos
- A torta de banana com toffle de caramelo e ganache de chocolate do Ntoukas Kitchen Lab
- Casa di Giorgio, que serve pratos italiano a um bom preço. Comemos um risoto de trufas por 12 euros.
- M-Eating: um dos melhores da ilha, e com climinha também bacana no almoço. Tem uma varanda voltada pra sua, e um menu inventivo com ingredientes locais com o o carpaccio de ate com lentilhas, e os scallops com maça assada.
- To Maereio: um taverna típica na cidade de Mykonos, frequentada por locais, e no topo das preferências.
Aproveite também para conhecer dois pontos importantes, os moinhos de vento de Kato, cartão postal de Mykonos, e a igreja de Panayia Paraportiani, em estilo veneziano, toda branquinha.
Na hora do por-do-sol, vale à pena ir para Little Venice. Sem dúvida é o lugar para ver o pôr-do-sol e curtir a noite. Há muitos restaurantes locais que oferecem mesas de frente para a praia, em um clima descontraído e animado. Como o Kastro, que é super romântico e uma ótima pedida para jantar.
Mykonos:Dia 5
Onde ir: Praias de Elia, Fokos e a melhor bakery de Mykonos
O lado leste de Mykonos é o mais rústico e também o melhor para quem procura lugares mais sossegados. Aqui, adoramos muito a pequena praia de Fokos, cercada de rochedos, com mar muito azul. Pra nós, é uma melhores praias de Mykonos. É isolada, sem barracas, e muito linda. Vale à pena passar a manhã aqui, e almoçar na Fokos Tavern – a única estrutura existente na praia, e com uma comida incrível.
De tarde, você pode aproveitar para conhecer Elia, onde ficava nosso hotel. É uma praia linda, com uma cerca estrutura e beach bar, mas tudo num mood tranquilo e relax.
Depois, de noite, despeça-se de Mykonos . Vá jantar no Interni, um restaurante modernoso com ótimo menu de peixes, que depois vira um lugar animado e dançante. Mas antes, entre a praia e a noite, de um pulo na Veneti Bakery, a melhor da ilha. Não deixe de provar os doces gregos, que derretem na boca e são de uma delicadeza ímpar.
Seguro Viagem com desconto:
Viajar com seguro do cartão pode ser ruim porque ele não cobre as despesas na hora, e sim faz o reembolso. O melhor é contratar um seguro com rede credenciada, o que garante a cobertura das despesas no local.
E é sempre bom contratar. Nós mesmos já tivemos que usar algumas vezes. Rico preciso de internação por causa da coluna, e eu por causa de uma pedra no rim.
Sobre a nossa experiência, tivemos problema no atendimento na hora da emergência quando compramos o da GTA. Já com Assistcard correu tudo bem.
Para adquirir seu seguro, recomendo o site da Seguros Promo, que funciona como um buscador de diferentes empresas e seguradores e é super de confiança. Basta botar os dados da viagem e escolher aquele que mais se encaixa para você