As 10 principais joias escondidas no Camboja: explorando além de Angkor Wat

O Camboja é um destino muito exclusivo. Apesar de ter como seu símbolo máximo o Angkor Wat, o maior templo budista considerado pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade, o Camboja é um país que tem muito mais a oferecer.

Há vários tesouros escondidos por lá que merecem uma atenção extra. São experiências únicas, oportunizadas para poucos, que convidam os viajantes a explorar um lado ainda mais reservado da região. Conheça aqui as 10 principais sugestões para você que procura uma viagem especial e muito luxuosa.

  1. Ilhas de Koh Ta Kiev e Koh Rong

Situadas na cidade de Sihanoukville, que já conquistou uma relativa popularidade entre os viajantes, as ilhas de Koh Ta Kiev e Koh Rong ainda se mostram bastante preservadas. Um refúgio de beleza natural, elas proporcionam uma dose alta de tranquilidade com cenários paradisíacos de areia branca e água cristalina.

Resorts de luxo como o Royal Sands já identificaram o potencial da área e se estabeleceram por lá, proporcionando a um grupo seleto de turistas uma experiência que une o melhor da natureza com o melhor do setor hoteleiro. É uma imersão intensa no paraíso que junta o melhor que o homem pode oferecer ao melhor que o meio ambiente oferece. 

É possível fazer snorkel nas águas transparentes, mergulho de profundidade ou apenas apreciar tudo o que há de mais bonito no mundo. Prepare-se para dias de beleza abundante com conforto inigualável.

https://unsplash.com
  1. Cruzeiro pelo Rio Mekong

O Rio Mekong atravessa todo o Camboja e, com isso, passa por localidades únicas. Os cruzeiros que desfrutam dessa rota proporcionam aos passageiros experiências bastante singulares. 

O encontro com vilarejos flutuantes, por exemplo, é o ponto alto desse tipo de vivência. Nele é possível ver de perto como funcionam os mercados também flutuantes, além de acompanhar de perto a própria biodiversidade local.

Por se tratar de um rio, suscetível a variações climáticas, é importante escolher bem o cruzeiro de luxo no rio Mekong que você irá contratar. Preze sempre por empresas comprometidas com o ecossistema, visando assim trazer menos impacto ambiental para todo o desenvolvimento local.

  1. Golfinhos do Mekong

Graças à sua incrível capacidade de viver em água doce, os golfinhos-de-irrawaddy também passeiam pelo Rio Mekong. Mais especificamente na cidade de Kratie é possível observar essa rara espécie que brinca livre e tranquilamente. 

Há passeios de barco específicos para os apreciadores de golfinhos, que são oferecidos por moradores locais. Tudo isso acontece à beira de Kratie, uma cidade com um charme único. Seu passeio pode incluir tanto a contemplação natural dos pequenos mamíferos, quanto a apreciação arquitetônica da cidade histórica com construções bastante simbólicas.

  1. Parque Nacional de Botum Sakor

A maior área protegida do Camboja oferece para os visitantes uma biodiversidade ímpar. Espécies ameaçadas de extinção, como o elefante asiático, têm proteção garantida por lá.

Além disso, o espaço engloba comunidades locais que subsistem da própria floresta. Há trilhas que permitem explorar todo o ambiente de maneira controlada, conhecendo os detalhes sem interferir no ecossistema.

  1. Templos de Preah Vihear

Competindo de igual para igual com o Angkor Wat, esse templo tem uma localização privilegiada. Sobre uma montanha, na fronteira com a Tailândia, o Templo de Preah Vihear oportuniza uma vista panorâmica.

Sua arquitetura é de encher os olhos, o que também atrai um bom número de visitantes. Apesar disso, é um destino menos popular que Angkor Wat, o que permite passeios com mais exclusividade. Os viajantes podem ter uma experiência mais intimista e contemplar o local com mais calma e tranquilidade.

  1. Mondulkiri e as Colinas do Nordeste

Em um cenário cinematográfico fica Mondulkiri. Uma cidadezinha situada no nordeste do país, Mondulkiri é caracterizada pela exuberância natural. São colinas de um verde incomparável que trazem cachoeiras escondidas e boa parte de floresta densa.

Lá ficam várias comunidades indígenas cambojanas que ainda mantêm vivas as tradições de seus ancestrais. A participação em algumas delas é permitida, assim como a contemplação de santuários de elefantes. Há trilhas exclusivas que permitem que o viajante mergulhe ainda mais nessa cultura tão única.

  1. Battambang e a Arte Contemporânea

Battambang é conhecida como a capital da arte do Camboja. Uma verdadeira fábrica de artistas, é onde se concentra o principal movimento cultural do país. Formada por inúmeras galerias e escolas de arte, ela é realmente um marco para os apreciadores das manifestações ao longo dos anos.

Conta também com o bamboo train, um meio de locomoção regional que funciona sobre o trilho do trem (mas não é um trem) e permite que os visitantes adentrem os campos, acompanhando de perto como se desenvolve a vida no interior do Camboja.

  1. Parque Nacional de Virachey

Considerado uma das áreas mais intocadas do Sudeste Asiático, o Parque Nacional Virachey fica em uma floresta tropical formada por montanhas. De fauna opulenta, contando com tigres e elefantes, esse é o destino ideal para quem busca por aventura. Lá, é possível praticar trekking extremo, além de haver a possibilidade de acampar em meio à mata. 

Um destino mais rústico, especialmente por ter um nível de preservação acima do comum, que promete entregar um mergulho único e nunca antes explorado. Vale a pena abrir mão do luxo por um momento de total conexão com a natureza.

ruínas de angkor
  1. Kep e o Mercado de Caranguejos

Kep é uma cidade costeira que foi escolhida como resort para alta sociedade francesa nos anos de 1900. O destino era e ainda é muito conhecido pelo sofisticado comércio de caranguejos. Uniu-se o útil ao agradável, disponibilizando um espaço requintado de resort com a possibilidade de degustar de iguarias singulares com os caranguejos logo à beira-mar. Trilhas também podem ser exploradas no local, percorrendo florestas e cortando colinas que mostram imagens panorâmicas da região em encontro com o oceano.

  1. Koh Ker

Koh Ker foi o centro do Camboja antes de Angkor se tornar a capital. Sendo assim, tornou-se um lugar repleto de templos que incluem até mesmo uma pirâmide. Ela pode ser vista em lugar de destaque, acima da floresta, em um lugar um pouco inacessível.

Tudo lá é assim, meio escondido, atrás de caminhos tortuosos. Esse nível de dificuldade mais elevado faz com que Koh Ker seja um destino excelente para quem gosta de desvendar a história local com uma dose de paz. Os turistas que escolhem essa região podem desfrutar de um momento de conexão muito mais serena.

A  busca por opções menos óbvias no Camboja pode ser um convite a uma viagem de introspecção e ligação real com a natureza. Intercalar momentos de luxo com instantes de contato direto com o ecossistema, abrindo espaço também para apreciação da história criada pelo homem, são possibilidades incríveis que esse destino incrível pode oferecer.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *