A Argentina é um país com uma história muito interessante. Certamente essa história está concretizada na sua capital Buenos Aires. É uma cidade com muita beleza, com tipos de arquitetura inspirados em estilos Europeus, como hispânico e parisiense, além de ter uma vida cultural muito agitada. Do mesmo modo, é possível desfrutar da culinária deliciosa, além de poder visitar grandes monumentos e locais históricos.
Onde ficar Buenos Aires
Nossos bairros favoritos são Recoleta e Palermo Soho — ambos repletos de atrações, bons restaurantes e ótimos hoteis. Recoleta é mais sofisticado e clássico, com ares parisienses. Palermo Soho é moderninho, e está para Buenos Aires como o Soho para NY. Aqui tem uma seleção completa doos hoteis na Recoleta e hoteis em Palermo Soho que mais gosto.
Abaixo, listo mais alguns:
Hotéis em Palermo Soho:
- Krista Hotel Boutique: é um hotel boutique em Palermo Soho com diárias mais em conta, a partir de 120 usd. A nota dele é 85 no booking.
- Hotel Duque: outro maravilhoso e bem localizado em Palermo Soho, e com valores mais econômicos. A diária está em torno de 139usd para duas pessoas, a nota no booking é 88, e o hotel fica no coração de Palermo, na Rua Guatemala (que é um charme(.
- Nuss Buenos Aires Soho: O hotel fica em frente a Plaza Serrano, nas melhor área de Palermo Soho. Os quartos tem varandas com vista para a cidade.
- 5411 Soho Hotel: Meu preferido no Soho. O 5411 Soho Hotel é localizado no coração de Palermo Soho, também dos arredores da Plaza Serrano. É um hotel sofisticado, com decoração minimalista e moderna. Ademais, tem uma piscina, e alguns quartos têm varandas ou jardins privativos. Além do café da manhã, oferece chá da tarde.
Hotéis em Recoleta:
- Palacio Duhau – Park Hyatt Buenos Aires: Um dos hoteis mais deslumbrantes de Buenos Aires. Inspirado no estilo francês Belle Epoque, a experiência de acomodação no hotel é viajar no tempo — mas não deixe as aparências enganarem, os quartos são super modernos. Todos têm vistas de belos jardins, e alguns disponibilizam banheiras de hidromassagem e lareiras. Da mesma forma, na sede do hotel há dois restaurantes, um bar, spa e academia. Em seguida, a localização é ótima: 3 km de distância do famoso Puerto Madero e do Museu Malba.
- Alvear Palace Hotel: Igualmente inspirado no estilo francês, o Alvear Palace Hotel tem áreas abertas e quartos deslumbrantes, em um estilo sofisticado e contemporâneo. Conforme a promessa de conforto, tem até mordomo. Também disponibiliza um spa, academia e uma piscina. Não só isso, tem ainda uma localização premiada, a apenas 19 minutos de distância do Teatro Colón.
- Pulitzer Buenos Aires – esse hotel fica na área entre Centro/Recoleta, é do selo Pulitzer (que é muito bom) e tem valores mais econômicos. As diárias para casal estão em torno de 100usd e a nota do hotel é 81.
Para mais dicas, reunimos nesse outro post 15 hoteis em Buenos Aires, separados por bairros e valores.
O que fazer em Buenos Aires em 3 e 5 dias
Por conta de sua história rica, Buenos Aires oferece diversas opções de passeios. Sendo assim é possível visitar lugares icônicos, como a Casa Rosada e a Plaza de Mayo, caminhar pelas ruas da cidade, cheias de beleza, e comer em diversos restaurantes com as mais diversas cozinhas.
Portanto, reunimos aqui uma lista dos nossos lugares favoritos da metrópole em roteiros de 3 e 5 dias.
Buenos Aires: dia 1
No primeiro dia em Buenos Aires, você pode seguir o trajeto abaixo, começanodo pela Casa Rosada, e seguindo para Plaza de Mayo, Avenida de Mayo, Avenida 9 de Julio, Teatro Colón, Calle Florida e Galerias Pacífico.
Passeios em Buenos Aires: Casa Rosada
A Casa Rosada é a sede da presidência na Argentina. Decerto é um lugar imperdível. A estrutura, chamada Rosada pela sua cor, tem arquitetura clássica e a bela estátua do General Manuel Belgrano em sua frente.
Aliás, o Museu da Casa do Governo também é abrigado na propriedade, e exibe itens e materiais ligados aos antigos presidentes da Argentina. A Casa fica em frente a Plaza de Mayo.
Centro Histórico em Buenos Aires: Plaza de Mayo
A Plaza de Mayo é a praça principal do centro de Buenos Aires, sendo considerada o QG político da capital desde a época colonial até os dias de hoje. Além disso, é um lugar recheado de história, com vários monumentos e locais imperdíveis por perto. Inegavelmente, é um passeio indispensável para quem visita Buenos Aires pela primeira vez.
O que fazer em Buenos Aires: Plaza de Mayo
O que fazer em Buenos Aires: Conhecer a Avenida de Mayo
A Avenida de Mayo foi a primeira avenida construída na Argentina, e a primeira da América do Sul inteira. Sobretudo é um lugar que preserva a arquitetura antiga, de estilo hispânico, além da vegetação ao longo das ruas, que florescem no verão e na primavera.
Aliás, recomendamos visitar o Café Tortoni (Av. de Mayo 825), lugar icônico, inaugurado em 1858. Nossa sugestão é provar os churros com doce de leite, um clássico.
Avenida 9 de Julio
Considerada pelos argentinos como a avenida mais larga do mundo, a Avenida 9 de Julio é um ótimo passeio para fazer durante uma primeira visita a capital.
De lá é possível visitar o Obelisco, na Praça da República. Foi inaugurado para comemorar os 400 anos desde a fundação da cidade.
Pontos Turísticos em Buenos Aires: Teatro Colón
O Teatro Colón é um dos teatros mais antigos da América Latina, e foi inaugurado em 1857. Inegavelmente, é um lugar extremamente luxuoso. Ao visitá-lo, a impressão é que entramos em um filme de época.
É possível assistir apresentações de ópera, ballet ou orquestras, que acontecem de noite. Ainda mais, também acontecem visitas guiadas ao Teatro Colón durante o dia, e o ingresso custa R$252 por pessoa.
Compras em Buenos Aires: Calle Florida
A Calle Florida é uma das ruas mais famosas de Buenos Aires, se não a mais famosa. Ela fica no Microcentro, começando na Avenida Rivadavia, que é próxima da Plaza de Mayo, e termina depois de dez quarteirões, na rua da Plaza San Martín.
A princípio é um centro comercial da cidade, onde se encontra diversas marcas. E não só se pode se encontrar peças de vestuário, mas também tem livrarias, lojas de artesanatos, lojas de brinquedos e outros.
Shopping em Buenos Aires: Galerias Pacífico
Galerias Pacífico é um shopping center, mas com DNA diferente. É localizado no cruzamento da Avenida Córdoba com a Rua Florida (Av. Córdoba 550), no bairro de San Nicolás.
Além de ser um centro de comércio, o shopping se destaca pela sua arquitetura.
Tem uma cúpula enfeitada por murais realizados por diversos artistas argentinos famosos, como Demetrio Urruchúa, Lino Enea Spilimbergo e outros. Certamente, um local ideal para fazer umas comprinhas, mas também ótimo para lanchar e apreciar a arte. Dentro do shopping, tem restaurantes e cafés conhecidos, e recomendamos tomar um sorvete tradicional argentino no Freddo.
Buenos Aires: dia 2
Separamos o dia 2 inteiro para a Recoleta, um bairro com estilo europeu e muitas atrações. Nesse roteiro, você pode seguir o trajeto demonstrado abaixo, que passa pela Avenida Alvear, o cemitério da Recoleta, a Plaza Francia, o Museu Nacional de Belas Artes, a Floralis Genérica, a Avenida Santa Fe e termina na livraria El Ateneo Grand Splendid.
O que fazer em Buenos Aires: Recoleta
Visitar a Recoleta é uma das melhores coisas que se tem para fazer em Buenos Aires. Sem dúvida, uma área linda, com um estilo de arquitetura parisiense, além de ser um centro histórico na cidade. Comece pela Avenida Alvear, uma área super requintada, cheia de lojas de grife, que tem uma arquitetura antiga, preservada desde sua inauguração em 1885.
Depois, siga para o Cemitério da Recoleta, onde figuras históricas, como a ex primeira dama Eva Perón, estão enterradas. Os mausoléus erguidos lá são considerados Monumentos Históricos Nacionais. Depois vale a pena descansar um pouco na Plaza Francia, uma praça pequena, mas super charmosa. (Cuidado, no fim de semana fica bem lotada!). Em seguida, em frente a Plaza fica o Museu Nacional de Belas Artes, que conta com a maior coleção de obras da Argentina, com trabalhos de Diego Rivera, Manuel Rodríguez Lozano e mais.
Ao longo do passeio, também será possível visitar a Floralis Generica, grande escultura de metal, e a Avenida Santa Fe, onde há uma grande quantidade de lojas de antiguidades e brechós.
E para terminar o dia, vale a pena fazer um lanche no próprio bairro, onde há diversos restaurantes e cafezinhos. E um dos favoritos para lanchar é a Livraria El Ateneo Grand Spendid, que serve de restaurante, livraria e local histórico ao mesmo tempo. Fica na Avenida Santa Fé, dentro de um antigo teatro com afrescos pelo teto. Ademais, em cima do que já foi o palco, hoje funciona o restaurante Bruto, que serve massas e sanduíches, além de ter uma sobremesa muito gostosa, a clássica Lemon Pie.
O que fazer em Buenos Aires 3 dias
Palermo Soho pode ser considerado o Brooklyn de Buenos Aires. É um bairro super animado, super colorido e cheio de atrações para visitantes e para os locais. Portanto dedicamos o roteiro do dia 3 para exploração do bairro, começando na rua Guatemala e seguindo pelas pasajes.
Bairros Buenos Aires: Palermo Soho
No coração do Palermo Soho existe a Plaza Serrano, que é a maior da área. Mas é em torno da Plaza Julio Cortazar que o bairro pulsa. Contudo, é possível achar atividades ao longo do bairro inteiro.
A graça do bairro é explorá-lo de seu próprio jeito: recomendamos fazer um ziguezague pelas ruas. Na Rua Guatemala há bares lugares para comer, inclusive o restaurante Don Julio, muito bom.
Ademais, o local em geral serve como atração — ao passear pelas ruas, é possível apreciar a arte urbana e o grafite. Por certo, devemos dar um foco especial para as “pasajes”, ruas estreitas ao longo do local que são as mais decoradas. A Pasaje Russel é uma das mais conhecidas, sendo localizada perto da Praça Itália. Por lá tem ilustrações lindas nas paredes dos prédios. Assim é possível seguir pelas Pasajes Soria e Coronel Cabrer.
Nos fins de semana, o bairro vira uma grande feira ao céu aberto, com aglomerações de estilistas, empreendedores e marcas locais. Para um lanche recomendamos a sorveteria Antiche Tentazoni, que tem um lugarzinho muito confortável para sentar ao céu aberto, e diversos sabores de sorvete.
Acima de tudo, o Palermo Soho também é um bairro com uma vida noturna muito agitada. Tem diversos bares, restaurantes e baladas.
Buenos Aires: dia 4
No roteiro do quarto dia, separamos um passeio que começa no Caminito, segue para o bairro de San Telmo, onde há diversas opções boas para almoçar, e termina com uma visita no Malba.
Museus em Buenos Aires: Malba
O Museu de Arte Latino-Americana (Malba) é um dos mais interessantes da América Latina. Lá está abrigada a coleção de Eduardo F. Costantini, que contêm a obra de Tarsila do Amaral “Abaporu”, e muitas outras de grandes artistas latino-americanos.
O museu está localizado no bairro de Palermo e abre de quinta a segunda-feira de 12h a 20h e fecha às terças-feiras.
Pontos Turísticos em Buenos Aires: San Telmo
O bairro de San Telmo é um dos nossos favoritos. Lembra Santa Teresa no Rio de Janeiro, ou Montmartre em Paris, além de ter uma vida noturna muito animada. É um bairro histórico, marcado pela arquitetura colonial, ruas de paralelepípedo e atmosfera artística e cultural. Originalmente, era uma área residencial de alta classe, mas com o passar do tempo, as classes mais altas mudaram-se para outras partes da cidade e o bairro passou a ser habitado por imigrantes europeus e classes trabalhadoras.
Hoje, o ponto alto são as casas de tango e o Mercado de San Telmo, feira de antiguidades montado aos domingos (de 10h a 17h), na Plaza Dorrego.
Centro Cultural Buenos Aires: El Caminito
“O Caminito” é uma rua no bairro de La Boca, em Buenos Aires, Argentina. Antigamente, era caminho de trem. Mas em 1950, um grupo de artistas e moradores de La Boca transformaram a área em uma rua de pedestres e um espaço cultural. Os edifícios foram pintados com diversas tonalidades vivas e chamativas. Além disso, é um bom lugar para ver tango argentino.
Há tour gratuitos para conhecer o bairro de La Boca. Vale à pena.
O que fazer em Buenos Aires em 5 dias
Se sobrar tempo, há ainda outras atrações pela cidade, tanto para famílias, como para casais ou viajantes solos.
O que fazer em Buenos Aires em 5 dias: Puerto Madero
Para quem quer saber o que fazer em Buenos Aires em 5 dias, uma dica é conhecer Puerto Madero. O porto foi reestruturado para acomodar restaurantes, apartamentos sofisticados e lojas. Nesse sentido, ocupa um cais, na costa para o Rio de La Plata. É um lugar muito luxuoso — à noite, as luzes da cidade brilham, criando uma vista linda.
Ainda, perto do rio, existe a Reserva Ecológica Costanera Sur, que oferece trilhas pela natureza, com uma vida selvagem abundante. É um ótimo lugar para visitar com a família.
Onde Assistir um show de Tango ou Milonga
Existem diversos pontos onde é possível assistir um show de tango. Entre as opções estão:
-
- Madero Tango: É um restaurante localizado no bairro de Puerto Madero. Oferece apresentações musicais e de tango. Fora isso, é possível pedir um jantar de churrasco clássico, no estilo de gastronomia da Argentina.
-
- Tango Porteño: Teatro que faz espetáculos como a Broadway, uma produção muito luxuosa! Ele fica na rua Cerrito, número 570.
Excursão à colônia do Sacramento
Mais uma dica de o que fazer em Buenos em 5 dias. Aproveite para conhecer Colônia do Sacramento, a 1 hora de distância de Buenos Aires. Para chegar, precisa pegar o ferry para Sacramento no Rio de La Plata.
A cidade é classificada pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade. Localizada no Uruguai, o local é um centro histórico, repleto de estruturas construídas no período da colonização portuguesa. Não deixe de visitar o farol Colonia del Sacramento e o Barrio Histórico.
Se quiser, pode contratar também tour para Colônia do Sacramento.
Atividade em família: Jardim Japonês
O Jardim é inspirado na arquitetura clássica Japonesa. Não só é possível fazer uma bela caminhada, como pode-se alimentar os peixes no lago, uma atividade perfeita para crianças.
O ambiente é muito agradável, colorido, rodeado por natureza. E não apenas isso: dentro do local tem um restaurante e uma casa de chá. A entrada para o Jardim Japonês custa R$21 por pessoa.
Onde comer em Buenos Aires
O que não falta no roteiro de 5 dias em Buenos Aires é restaurante bom para conhecer. A cidade oferece diversos restaurantes especializados em vários tipos de gastronomia diferentes. Visto isso, selecionamos aqui alguns dos melhores restaurantes:
El Mercado
El Mercado é um restaurante com pratos de carne de dar água na boca. É localizado na rua Calle Martha Salotti, 445, e é um dos melhores restaurantes da capital. Tem também uma churrasqueira ao céu aberto.
La Dorita del Botánico
La Dorita, localizado na rua Calle Bulnes, 2593, tem clima de festa. A comida é simples, tradicional, muito saborosa, com a qualidade da carne fiel ao padrão do país. A equipe é super atenciosa, e o serviço excelente. É uma boa opção para um jantar mais econômico, com a faixa de preço sendo de R$75 a R$124.
O que fazer em Buenos Aires: almoço no La Dorita / crédito: Tripadviso
O que fazer em Buenos Aires: comer no El Refuerzo
El Refuerzo fica na rua Chacabuco, 872, no bairro de San Telmo. Portanto, é um ótimo restaurante para um almoço depois de visitar a feira.
O local tem uma arquitetura comum na Argentina, no estilo hispânico, com cores fortes e madeira. E o mais importante: a comida é ótima. Recomendamos o bife de chorizo (R$108), que vem com batatas, vegetais assados, salada e chimichurri, feito para compartilhar.
Cucina D’Onore
Com um foco no estilo Europeu, o Cucina D’Onore é um dos melhores restaurantes em Buenos Aires, super luxuoso.
Fica no bairro de Puetro Madero, e tem vista para o Rio Darsena Sur. Para quem já está na cidade há um tempo e cansou de churrasco, o restaurante oferece opções de massas deliciosas, como o nhoque de espinafre aos 4 queijos (R$91).
Tem uma ótima carta de vinhos, e um ambiente muito sofisticado. É perfeito para um jantar romântico!
Melhores empanadas de Buenos Aires
1. El Sanjuanino: Localizado no bairro Recoleta, na rua Calle Posadas 1515, El Sanjuanino tem fama por vender algumas das melhores empanadas de Buenos Aires. O salgado é fritado na hora, e o ambiente, rústico.
2. 1810 Cocina Regional: Restaurante com gosto tradicional Argentino. Fica na rua Mendoza, 2312, e tem bom preço.
Onde tomar um sorvete argentino
1. Freddo: Uma das sorveterias mais famosas de Buenos Aires. Os sabores são tradicionais, com bases de chocolate, creme, e frutas. Mas o imperdível é o sorvete de doce de leite, sabor tradicional Argentino. Tem lojas em diversas localizações de Buenos Aires, inclusive uma em San Telmo, na rua Defensa, número 901.<
2. Rapa Nui: Franquia muito gostosa e em conta. Oferece uma variação de sabores, e também de produtos: é possível pedir milkshakes, batidos, chocolates e mais. O favorito dos visitantes é o sabor de doce de leite com leite de cabra, muito gostoso!
O que fazer em Buenos Aires: Compras nos Outlets
1. Situada dentro do Shopping Luján Walk, a Luxury Outlet Luján disponibiliza diversas marcas, podendo-se encontrar um pouco de muitas coisas. Não só tem lojas como H&M (que não tem filial no Brasil), como também oferecem marcas como Levi’s, Rebook e outras!
2. No bairro Palermo, tem o Distrito Arcos Premium Outlets, que vende majoritariamente marcas argentinas. Além disso, é localizada dentro de uma estação ferroviária antiga, juntando o estilo urbano com o conceito de “compra ao ar livre.”
Veja nosso FAQ de Buenos Aires
Dia 1: Explore o centro e vá na Casa Rosada, Plaza de Mayo, Avenida de Mayo, Avenida 9 de Julio, Teatro Colón, Calle Florida e Galerias Pacífico.
Dia 2: Tire o dia para passear na Recoleta, e conhecer ainda Avenida Santa Fe e a livraria El Ateneo Grand Splendid.
Dia 3: Vá para Palermo Soho, o bairro mais moderno de Buenos Aires.
Dia 4: Vá cedo ao Caminito, segue para o bairro de San Telmo, almoce no mercado de lá, depois visite o Malba e veja o pôr-do-sol e Porto Madero
Dia 5: Faça uma excursão à colônia do Sacramento
Quando ir para Buenos Aires
Em primeiro lugar, Buenos Aires é uma metrópole com estações bem definidas. Entre os meses de julho e agosto faz calor, e de dezembro a março esfria. Eu prefiro Buenos Aires no inverno.
Buenos Aires é uma cidade cheia de vida, com bares, restaurantes, museus. Recomendo de 3 a 5 dias na cidade. Nunca menos que isso.
Para continuar a viagem, veja aqui dicas de El Calafate e Ushuaia.
Olá
Muito boas as dicas. Adoro Buenos Aires. Uma observação: faz frio em Buenos Aires em julho e agost e é quente de dezembro a março.
Abraço
Obrigada diva, amei!!!
:)))
A descrição climática está errada! Buenos Aires está no hemisferio sul e faz calor de dezembro a março, e não de junho a agosto.
Gostaria de entender o motivo de ter uns nomes de alguns lugares riscados. Adorei as dicas, obrigada!