No dia seguinte, logo pela manhã, a procissão sai pelas ruas, percorrendo o caminho dos tapetes. Na sequência da festa religiosa, fanfarras tomam da cidade, e tudo culmina com uma a irreverente Malhação de Judas.
E a viagem tem uma vantagem gigantesca: em Ouro Preto não precisa alugar carro (e nem deve, porque a cidade é para ser explorada a pé), e dá pra chegar de ônibus.
Além da tradição da Semana Santa, aproveite para conhecer toda a parte histórica da cidade, que é riquíssima. Vamos listar aqui os pontos imperdíveis que mais gostamos, começando pelas igrejas, que ficam espalhadas por todo Ouro Preto.
- Igreja de São Francisco de Assis: é um dos legados do estilo barroco, projetada por Aleijadinho. Foi inaugurada em 1771 e até hoje é umas da principais do roteiro religioso de Ouro Preto.
- Basílica Menor de Nossa Senhora do Pilar: Foi construída durante o Ciclo do Ouro em Minas Gerais e segue o estilo colonial Português. Ela fica na Praça Monsenhor Castilho Barbosa, no centro da cidade.
- Igreja São Francisco de Paula: Foi a última igreja a ser construída no período colonial, finalizada em 1898. Ela fica em um ponto alto, com vista panorâmica de Ouro Preto.
- Igreja de Nossa Senhora do Rosário: outra pérola do estilo barroco. Foi construída em 1715, no lugar de uma antiga capela que abrigava o Santíssimo Sacramento. Fica no centro bairro do Rosário, em uma parte alta.
- Igreja Nossa Senhora do Carmo: é um exemplar das misturas de estilos colonial, barroco e rococó. Foi projetada por Manuel Francisco Lisboa, pai de Aleijadinho, e modificado pelo filho posteriormente. É uma das mais belas de Ouro Preto.
- Igreja de Nossa Senhora da Conceição: é onde está sepultado o corpo de Aleijadinho, mestre do barroco no Brasil. Está temporariamente fechada para reforma, mas é possível ver de fora os detalhes da construção.
Outra atividade para não perder na Semana Santa em Ouro Preto são os Museus. Muitos são sobre a atividade artística local, como o Museu Aleijadinho, o Museu Casa Guignard, o Museu do Oratório, mas há aqueles reservados a história, como o Museu da Inconfidência e o Museu Casa dos Contos.
Se gostar de atividades ao ar livre e ecoturismo, Ouro Preto não decepciona. São inúmeras cachoeiras na região, boa parte delas no Parque Municipal das Andorinhas. O local é sinalizado e há trilhas de todos os níveis, inclusive as mais leves para ir com crianças. Outro é o Parque Estadual do Itacolomi, ao sul de Ouro Preto, que além tem também um parque infantil próximo a entrada e atividades como arvorismo.
Onde ficar: Semana Santa em Ouro Preto
Para se hospedar na Semana Santa, Pousada do Mondego é incrível, tem um café da manhã maravilhoso, e faz parte do Roteiro de Charme. A pousada fica numa das melhores localizações de Ouro Preto, do lado de Igreja São Francisco de Assis e da Praça. Outras boas opções são o Solar do Rosário o Hotel Pousada do Arcanjo.
Onde comer em Ouro Preto:
Se tem um lugar no Brasil com comida farta, esse lugar é o Estado de Minas Gerais e Ouro Preto está incluído nisso. Para experimentar a autentica comida mineira, sugerimos os restaurantes Bem Te Vi, Bené da Flauta e Contos de Réis, bem no centro. Os menus são regados de delícias locais, tanto salgadas quanto doces.
Se bater uma fome durante a tarde e quiser parar em um café, nossos favoritos são o Villa Koa Boutique, com opções vegetarianas no cardápio, e o Império do Café.