Semana Santa em Ouro Preto

A primeira vez que passei a semana santa em Ouro Preto foi quando eu tinha 10 anos. Meus pais me levaram, e acho que foi uma das viagens mais mágicas da minha infância.  Anos mais tarde, numa turma de alunos capitaneada pelo mestre Walter Firmo, voltamos a Ouro Preto numa expedição fotográfica atrás de cliques criativos feitos com máquinas analógicas. Pelo menos vinte anos se passaram entre uma viagem e outra, e o deslumbramento foi o mesmo. Esse ano, como em todos os domingos de Páscoa, o ritual se repete. E vale à pena conferir.
semana santa em ouro preto
Roteiro Ouro Preto: Os tapetes coloridos enfeitam Ouro Preto na Semana Santa
Semana Santa em Ouro Preto
Semana Santa em Ouro Preto: Igreja refletida no instrumento musical usado para o desfile
O que quero dizer com isso é que a semana santa em Ouro Preto é o tipo de viagem para qualquer idade. Poucos lugares em Minas são tão vibrantes quanto Ouro Preto, sede de uma Universidade Federal e foi tomada por repúblicas de estudantes. É uma cidade alegre, cheia de gente pelas ruas, com restaurantes, tavernas, teatros, festivais. E isso em meio um cenário de época belíssimo. Ouro Preto foi o primeiro sítio brasileiro listado como patrimônio da humanidade pela Unesco, em 1980, e tem um dos melhores conjuntos do barroco nacional. Além das igrejas com obras do Aleijadinho e adornadas com ouro, a cidade tem um casario colonial conservado que resgata o charme da antiga Vila Rica.
E na semana santa, tudo é ainda mais divertido e interessante. Num ritual que se repete há 200 anos, a cidade é coberta por tapetes feitos com pó colorido de serragem, café e cal, formando desenhos de todos os tipos. Nas casas, as janelas ganham tapetes de fuxico, rendas, flores. Adoramos ficar ali com o pessoal, vendo os tapetes serem feitos. Os moradores passam a madrugada de sábado para domingo nesse processo, e aí tem música, seresta, café quentinho, pão de queijo. E papeando, dá pra pegar uma carona e botar a mão na massa junto com eles.

 

Dicas Semana Santa em Ouro Preto
Dicas Semana Santa em Ouro Preto: Nas casas há toalhas de fuxico que acompanham a decoração dos tapetes

No dia seguinte, logo pela manhã, a procissão sai pelas ruas, percorrendo o caminho dos tapetes. Na sequência da festa religiosa, fanfarras tomam da cidade, e tudo culmina com uma  a irreverente  Malhação de Judas.

E a viagem tem uma vantagem gigantesca: em Ouro Preto não precisa alugar carro (e nem deve, porque a cidade é para ser explorada a pé), e dá pra chegar de ônibus.

Além da tradição da Semana Santa, aproveite para conhecer toda a parte histórica da cidade, que é riquíssima. Vamos listar aqui os pontos imperdíveis que mais gostamos, começando pelas igrejas, que ficam espalhadas por todo Ouro Preto.

  • Igreja de São Francisco de Assis: é um dos legados do estilo barroco, projetada por Aleijadinho. Foi inaugurada em 1771 e até hoje é umas da principais do roteiro religioso de Ouro Preto.
  • Basílica Menor de Nossa Senhora do Pilar: Foi construída durante o Ciclo do Ouro em Minas Gerais e segue o estilo colonial Português. Ela fica na Praça Monsenhor Castilho Barbosa, no centro da cidade.
  • Igreja São Francisco de Paula: Foi a última igreja a ser construída no período colonial, finalizada em 1898. Ela fica em um ponto alto, com vista panorâmica de Ouro Preto.
  • Igreja de Nossa Senhora do Rosário: outra pérola do estilo barroco. Foi construída em 1715,  no lugar de uma antiga capela que abrigava o Santíssimo Sacramento. Fica no centro bairro do Rosário, em uma parte alta.
  • Igreja Nossa Senhora do Carmo: é um exemplar das misturas de estilos colonial, barroco e rococó. Foi projetada por Manuel Francisco Lisboa, pai de Aleijadinho, e modificado pelo filho posteriormente. É uma das mais belas de Ouro Preto.
  • Igreja de Nossa Senhora da Conceição: é onde está sepultado o corpo de Aleijadinho, mestre do barroco no Brasil. Está temporariamente fechada para reforma, mas é possível ver de fora os detalhes da construção.

Outra atividade para não perder na Semana Santa em Ouro Preto são os Museus. Muitos são sobre a atividade artística local, como o Museu Aleijadinho, o Museu Casa Guignard, o Museu do Oratório, mas há aqueles reservados a história, como o Museu da Inconfidência e o Museu Casa dos Contos.

Se gostar de atividades ao ar livre e ecoturismo, Ouro Preto não decepciona. São inúmeras cachoeiras na região, boa parte delas no Parque Municipal das Andorinhas. O local é sinalizado e há trilhas de todos os níveis, inclusive as mais leves para ir com crianças. Outro é o Parque Estadual do Itacolomi, ao sul de Ouro Preto, que além tem também um parque infantil próximo a entrada e atividades como arvorismo.

Onde ficar: Semana Santa em Ouro Preto

Para se hospedar na Semana Santa,  Pousada do Mondego é incrível, tem um café da manhã maravilhoso, e faz parte do Roteiro de Charme. A pousada fica numa das melhores localizações de Ouro Preto, do lado de Igreja São Francisco de Assis e da Praça. Outras boas opções são  o Solar do Rosário Hotel Pousada do Arcanjo.

Onde ficar em Ouro Preto
Onde ficar em Ouro Preto: Casario da Pousada do Mondego
Hotéis em Ouro Preto
Hotéis em Ouro Preto: Quarto da Pousada do Mondego
Melhores hotéis de Ouro Preto
Melhores hotéis de Ouro Preto: Fachada do Hotel Solar do Rosário
Onde se hospedar em Ouro Preto
Onde se hospedar em Ouro Preto: Quarto do Hotel Solar do Rosário

Onde comer em Ouro Preto:

Se tem um lugar no Brasil com comida farta, esse lugar é o Estado de Minas Gerais e Ouro Preto está incluído nisso. Para experimentar a autentica comida mineira, sugerimos os restaurantes Bem Te Vi, Bené da Flauta e Contos de Réis, bem no centro. Os menus são regados de delícias locais, tanto salgadas quanto doces.

Se bater uma fome durante a tarde e quiser parar em um café, nossos favoritos são o Villa Koa Boutique, com opções vegetarianas no cardápio, e o Império do Café.

semana santa em ouro preto
Viagem Ouro Preto: As cores tomam conta das ruas de Ouro Preto
Viagem Ouro Preto
O que fazer em Ouro Preto na Semana Santa: Detalhes da caminhada pelos tapetes
Semana Santa em Ouro Preto
Semana Santa em Ouro Preto: Imaginação é a regra para fazer os desenhos do tapetes serragem
Roteiro Ouro Preto
Roteiro Ouro Preto: Os músicos da procissão
Atrações em Ouro Preto
Atrações em Ouro Preto: As fantasias também tomam conta da festa
Dicas Ouro Preto
Dicas Ouro Preto: A cidade se colore de todas as maneiras
Semana Santa em Ouro Preto
Semana Santa em Ouro Preto: Igreja de Nossa Senhora das Mercês vista de longe
Join the Conversation

2 Comments

Leave a comment
Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *