O que fazer em Creta? Creta é fantástica de várias maneiras diferentes. Tem praias paradisíacas de tonalidades inimagináveis de azul, cidades recheadas de história, culinária riquíssima e um povo hospitaleiro em qualquer canto. Por essas razões, e muitas outras, a ilha está entre os destinos mais mágicos da Grécia, e não pode ficar de fora do roteiro. Nesse post, damos todas as dicas de Creta, quais as melhores praias, as melhores atrações, onde ficar e até como se locomover.
Onde fica Creta
Creta é a maior ilha grega, e a quinta maior ilha mediterrânea, e está localizada ao sul do mar Egeu. Por sua localização – entre África, Oriente, Ásia e Europa), passou por várias ocupações e tem traços bizantinos, romanos, venezianos e turcos. É de uma riqueza histórica colossal, e tem praias de tirar o fôlego.
Como chegar em Creta:
Há duas maneiras para chegar em Creta: de avião ou barco. Os aeroportos são os de Heraklion, na parte central, e Chania, na região oeste. O mesmo vale para os portos, que ficam nas respectivas cidades. A escolha vai depender da localização do hotel.
As companhias aéreas gregas que fazem o percurso Atenas/Creta são Aegean e a Olympic Air, mas esta ilha grega recebe também voos de outras cidade da Europa pela EasyJet e Ryanair.
Você pode encontrar esse voos pelo site do Skyscanner ou do Google Flights. Vale dizer que são os melhores buscadores, e que apresentam sempre as tarifas mais baixas de todas as cias aéreas.
Já as passagens de barco e todas as informações de horários e dias podem ser encontrados no site Greek Travel Pages. Partindo de Atenas, o porto de saída para Creta é o de Piraeus.
Quando ir a Creta:
Como toda ilha grega, o auge da temporada em Creta é julho e agosto, verão e férias na Europa. Portanto, essa é também a época de preços inflacionados, cruzeiros e praias cheias.
De meados de maio e fim de junho, e de setembro a começo de outubro, o clima ainda é de sol, embora menos quente. Nesse período, Creta fica mais vazia e mais barata.
Como se locomover em Creta:
Creta é bem grande, e para ir de uma ponta a outra são 5 horas de viagem de carro. Para ter mais liberdade na hora de explorar a ilha, recomendamos o aluguel de carro.
Nós alugamos sempre pela Rent Cars que mostra todas as empresas disponíveis na região e o melhor custo benefício entre modelos e seguros. Além disso, aceita também pagamento em real, e o valor pode ser parcelado em até 3x sem juros.
Onde se hospedar em Creta:
Creta é dividida e 4 regiões: Chania, Rethymno, Heraklion e Lassithi. Descrevo abaixo cada uma delas.
Heraklion:
Heraklion é a capital de Creta, maior e mais populosa cidade de ilha. Não acho o lugar mais charmoso e não recomendo que se hospede aqui. Porém, ressalto que é em Heraklion que fica o sítio arqueológico de Knossos. Se você gosta de história e mitologia, pode passar um dia na capital. Da mesma forma, pode desembarcar em Heraklion, visitar as ruinas, e partir para o lado oeste, onde realmente vale se hospedar em Creta (Chania e Plakias).
Para organizar sua visita, consulte valores e horários do palácio de Knossos.
Chania
Chania é uma cidade localizada na costa noroeste da ilha de Creta, na Grécia. É a segunda maior cidade de Creta, depois de Heraklion, é um charme. A cidade de Chania tem um centro histórico pitoresco, com ruas estreitas de paralelepípedos, arquitetura veneziana e otomana, igrejas antigas e um porto encantador.
E é nessa região que ficam as praias lindas de Creta, como Elafonisi, Balos, Seitan Limani e Stravos. Portanto, oecomendo montar sua base principal aqui .
Rethymo
A cidade de Rethymno, entre Chania e Heraklion, conserva um ar quase medieval, tendo como pontos turísticos principais a Fortaleza de Rethymno, as Mesquitas de Neratze e de Sultan Ibrahim e o Parque Municipal. Vale a pena bater perna pelas ruas e encontrar restaurantes e lojas escondidas.
Há praias bonitas aqui, mas eu não mudaria de base para explorar a região. Você pode fazer isso estando em Chania.
Lassithi
A capital de Lassithi é Agios Nikolaos, um pequeno vilarejo vem se destacando em Creta, principalmente pela sua vida noturna e boemia. É alegre, de frente pro mar, com casario colorido e cheio de bares e restaurantes. Se tiver uns dias a mais, pode vir para esse lado. Nessa região também fica a aldeia de Plaka, que é bem bonitinha.
Quantos dias ficar em Creta:
Eu recomendo pelo menos 6 dias inteiros em Chania, e 2 em Agios Nikolaos ou em Rethymo se tiver tempo.
Onde se hospedar em Creta
Melhores hoteis em Agios Nikolaus/Plaka/Lassithi
Nessa região, nossa indicação é o Blue Palace Resort, na praia de Plaka. A infraestrutura completa com piscinas externas, SPA, centro de esportes aquáticos, quadras de tênis, restaurante e bar fazem dele um dos melhores de Creta.
Onde se hospedar em Chania
Já no lado oeste, na cidade de Chania, sugiro o Monastery Ventian Hotel, que é lindíssimo, e aceita crianças de todas as idades. O hotel ocupa um prédio histórico a 100 metros do mercado municipal, tem rooftop com piscina, quartos com varanda e uma localização super prática.
Também para quem viaja com família recomendamos o Residenza Vranas (gratuita até 12 anos) e o Querini Luxury Suites.
Ainda em Chania, para adultos, o Cretan Renaissance é uma ótima pedida.
O que fazer em Creta: Praias
Vamos começar pelas partes mais icônicas de Creta, as praias. De uma ponta a outra da ilha há inúmeras, uma mais linda e azul do que a outra. Vamos listar aqui as imperdíveis:
O que fazer em Creta: praias de Chania
- Balos: a pouco mais de uma hora da cidade de Chania. Dá para chegar de barco, saindo de Kisamos, e também de carro, fazendo uma caminhada de 1,5 km desde o estacionamento até o mar. Mas não desista de ir por causa disso, a recompensa é um cenário esplendido de areias brancas, mar azul e a ilha de Gramvousa ao fundo, que pode ser acessada pela parte rasa.
- Elafonisi: Com geografia e beleza similar a Balos, a praia de Elafonisi fica dentro do parque natural de mesmo nome, a 70 km de Chania. A estrutura turística é boa, mas ainda um pouco limitada, então leve, sempre que possível, comida e água.
- Stefanou Beach (também conhecida como Seitan Limani): mais uma praia de azul intenso escondida entre rochedos. Fica a 25 km de Chania, e é imperdível.
- Falassarma: Não deixe de fora também a Baía de Falassarna, composta de 5 praias ligadas e com estrutura de bares e espreguiçadeiras. É é um dos locais mais populares para o pôr do sol na ilha.
- Praia de Stavros: Fica a cerca de 16 km a nordeste de Chania, e é famosa por suas águas cristalinas e pelo fato de ter sido usada como locação para o filme “Zorba, o Grego”.
Praias e atividade em Rethymo
- Ammoudi: no sul, no sentido oeste, e é uma pequena praia cravada entre rochedos com visual lindíssimo
- Prevelli: também no sul, sentido oeste, fica a praia de Prevelli. Além de belíssima, ela conta com um rio que deságua no mar. Para quem gosta de cachoeiras, esse rio (Kourtaliotis River) atrésavsa uma garganta de rochas e tem algumas quedas d’água pelo caminho
- Kalypso Beach: tem paredões de pedra e um mar explodindo de azul
- Trilha pela garganta de Samaria: a caminhada leva 4h30m, mas quem tem disposição, encontra um cenário lindo.
Dicas de Creta: praias de Lassithia
- Praia de Vai – É famosa pelas palmeiras que cercam a praia. A praia tem areia dourada e águas cristalinas.
- Plaka: praia de pedra com águas clarinhas. O gostoso é curtir a praia junto com um passeio pelo vilarejo.
- Praia Almyros – Fica a cerca de 2 km ao norte de Agios Nikolaos, e é uma praia de areia tranquila e pouco desenvolvida.
Onde comer em Chania
Arismari: fica no porto de Chania, com vista para o mar, mega lindinho e excelente atendimento. Serve ótimos pratos de frutos do mar
Corinna: também em Chania, com o plus da vista. Recomendo ir lá no fim de tarde pra pegar o por do sol.
Adorei o post e estou a procura de hotel no lado leste que seja bacana sem ser o Blue palace pois aqui somos 5 e a tarifa do Blue palace para julho não esta encaixando no nosso orcamento. Alguma outra dica ou sugestão ? Muito obrigada !
Oi, Kyria! Vou ver minhas anotações e te falo ainda essa semana.
Muito obrigada:)
Gostei muito dos comentários. Estou com viagem marcada para o final de maio, infelizmente já reservei hotel e passagem para Heraklion.
O que vc recomendaria fazer para ainda tentar tirar proveito da ilha de Creta?
Grato.