Procurando dicas de roteiro sobre York, no Reino Unido? Com 2 mil anos de história, York já foi a capital do império romano, dos Vikings e da Inglaterra. Hoje em dia, é uma das cidades turísticas mais gostosas de UK, e é fácil se encantar pelo destino. Os cafés na beira do canal, as praças, as pequenas ruas com casas tão britânicas e, de repente, monumentais prédios góticos. Tudo isso confere à cidade uma atmosfera ímpar e vibrante. No meio disso tudo, histórias e lendas, atividades para crianças e família. Para ajudar a organizar a viagem para o destino, fizemos aqui um roteiro com dicas de York e do que mais gostamos de lá. Confiram!
Onde ficar em York, Reino Unido:
Ficamos no The Grand Hotel & Spa,York, um hotel incrível que ocupa um prédio histórico de York. Ele fica na entrada do centro, tem ótimos quartos, e facilidades com piscina e spa. Para outros hoteis em York, veja aqui.
Como se locomover e quanto tempo ficar em York, UK:
York fica a duas horas de trem de Londres. A gente recomenda pelo menos 2 dias em York, se puder 3. Mas pra quem estiver sem tempo, vale um bate-volta.
Se você está viajando pelo UK e vai de Londres para a Edimburgo, York fica no meio do caminho (2 horas de Londres e a 2 horas de Edimburgo). Aliás, essa é uma boa sugestão de roteiro (e foi o que fizemos): Londres, York-Edimburgo, de trem.
A dica para comprar os bilhetes de trem é a seguinte: se você vai passar vários dias e se locomover para várias cidades do Reino Unido, o melhor é comprar um BritRail Pass, à venda aqui no site do Visit Britain. Agora, se você só pretende fazer um trecho de trem, o ideal é comprar apenas o bilhete do trajeto. Na maior parte das vezes, compensa comprar o bilhete de trem de ida-e-volta, off peak, que tem horários livres. Você pode adquirir o bilhete de trem no site da Trainline, ou comprar direto na estação (normalmente, há lugares)
Entrada para atrações: gastando menos
Programação não falta por lá. No site do VistYork você vê quais atrações estão rolando e já percebe como há zilhões de coisas para fazer em York, Reino Unido. Tem de tudo, para todos! York também desenvolveu o York Pass, que dá entrada para 30 atrações principais da cidade.
Dicas de York, Uk: o que fazer na cidade com as crianças
- BUS TOUR: York é pode ser conhecida em um dia. Comece fazendo um reconhecimento dos principais atrativos. O York Sightseeing Bus é uma boa forma de explorar a cidade. Ele passa pelos principais pontos turísticos e históricos, com paradas estratégicas.
- ANDE A PÉ! Depois, volte com calma e a pé nos lugares que você mais gostou. York é uma cidade quase toda plana, e relativamente pequena, e como a cidade é lindona, nada melhor do que caminhar e ficar admirando tudo, o tempo todo… Caminhar à beira do rio, pelo muro que contorna uma área da cidade ou pelas ruazinhas medievais é bom demais!
- BIKE: Yorkshire é uma área de muito verde. Uma atvidade bacana para crianças por aqui é o fazer a trilha de bike, passando por campos e rios. O pessoal do Lost Earth é quem faz.
- YORK MINSTER: É a catedral gótica de York, lindíssima por dentro. E é dela que se vê a cidade do alto. Subindo os mais de 300 degraus de sua torre, o que se tem é uma vista linda de York e seus arredores. Vale o esforço!
Programas infantis imperdíveisem York, UK
- O The York Dungeon é divertidíssimo, mesmo se as crianças não dominam o inglês. É um tour por porões cheio de histórias mal assombradas, uma espécie de show de horror interativo baseado em eventos da história de York.Ele dura cerca de 1 hora e 30 minutos e o ingresso faz parte da atrações inclusas no York Pass.
- Amamos o Museum Gardens, os imenso parque verde do Museu de York. Ele é lindo, tem algumas ruínas romanas aqui e acolá e muitos cantos para brincar e fazer picnic. Tem também um “jardim comestível” onde a gente come de graça o que está plantado.
- O Jorvin Viking Centre recria a história Viking em York. É muito bacana, mas está temporariamente fechado por causa das enchentes que atingiram a cidade no início de 2016. Fique de olho no site para saber quando reabre.
- Outro passeio que vai fazer a alegria da criançada é conhecer as The Shambles. A antiga rua dos açougues no século XIV é uma hoje uma viela extremamente apertada com os diversos sobrados das casas se projetando sobre a rua, o que remete a uma cena bem familiar: o Beco Diagonal de Harry Potter. Ainda em Shambles, há um market delicioso. São 83 barracas que vendem de tudo um pouco, mas o destaque fica por conta das que produzem alimento e perfumam a área com um aroma incrível. O The Shambles Market funciona de segunda a sábado de 7h às 17h e domingo de 9h às17h.
Onde comer:
ONDE COMER COM CRIANÇAS: O Jamies Italian, um restaurante do chef Jamie Oliver, é infalível pra crianças. Tem muitas opções de massas (o curingão dos filhotes) e a faixa de preço varia entre £9.95 e £14.50. A equipe foi muito útil e amigável, e não tivemos que esperar muito tempo para as nossas bebidas ou refeição chegarem. O restautrante fica em Lendal Cellars, 26 Lendal, York YO1 8AA. Tem também o Cornish Bakery (Coller Gate), com empanadas incríveis.
Como chegar em York, UK:
Voamos de British Airways num voo direto Rio-Londres. Fomos de World Traveller Plus, categoria intermediária entre a Executiva e a Econômica, e achamos muito boa. De Londres, pegamos o trem para York, a duas horas de distância.
LEIA MAIS SOBRE NOSSA VIAGEM PELO REINO UNIDO AQUI
O Juju na Trip viajou com apoio do Visit Britain e da British Airways.