No Noroeste da Flórida, banhada pelo Golfo do México, fica a Emerald Coast Florida, com 16o quilômetros de praias paradisíacas, mar cristalino em tons de esmeralda e turquesa, e areias brancas de quartzo (!) . É aqui que ficam as cidades de Panamá City Beach, Destin e a 30A, 3 destinos que conquistaram nossos corações. Nesse post, contamos tudo sobre a Costa Esmeralda: como chegar, onde se hospedar, atividades, e as praias mais lindas.
As praias e áreas de preservação são a grande vedete por aqui, com uma série de atividades que vão de trilhas a mergulho, snorkeling, passeios de barco e paddle, muitas vezes esbarrando em grupos de golfinhos e raias. Mas há muito ainda o que se fazer nessa região, incluindo compras, gastronomia e até nascentes de águas cristalinas
Panamá City Beach
Panamá City Beach é uma festa. Prédios mais altos, resorts à beira-mar, e sede dos festivais de música e gastronomia mais badalados do Noroeste da Flórida. Além disso, reúne parques estaduais, uma bela coleção de praias e a belíssima Shell Island.
Onde se hospedar em Panamá City Beach:
Sem dúvida, o melhor é se hospedar de frente para a praia.
E aí, indico o primeiramente o Treasure Island, que fica do lado de St Andrews Park. É um apartamento com dois quartos. No mesmo estilo, tem o Oceanfront Condo.
Outras opções são o Hyatt Place e o Holiday Inn Resort.
O que fazer em Panamá City Beach: Camp Hellen State Park
O Camp Hellen é um parque estadual com quase 2 km quadrados, que guarda uma mistura de ecossistemas costeiros, florestas de pinheiros e um lago de água doce (o Lake Powell), com um rio que deságua no mar. O parque é lindo, com trilhas na mata e nas dunas, aluguel de caiaque e paddle e um antigo cemitério indígena.
Praias mais lindas da Flórida: St Andrews State Park
Na nossa opinião, St Andrews State Park (a entrada custa 8usd por carro) é o mais lindo de todos.
O ponto alto do parque – que tem 5 km quadrados – são suas praias de águas absurdamente azuis e cristalinas. Há uma maior, que ocupa a faixa de areia voltada para o golfo, e uma menor, protegida por por dois recifes de pedra. Essa menor é mais linda. E quanto mais distante você caminhar por ela, mais paradisíaco o visual vai ficando. Bote o pé na areia e vá.
E vá para passar o dia todo. Aproveite que há mesas de piquenique sob coberturas de madeira abrigadas do sol, e ainda caiaques e pranchas para alugar na sede do parque.
Além disso, o St. Andrews State Park oferece uma variedade de trilhas naturais incluindo dunas de areia, pântanos e florestas.
Porém, uma dica amiga: chegue cedo porque o estacionamento do parque é pequeno, e uma vez cheio, ele fecha e não reabre.
The Shell Island
Faz parte de St Andrews Park, e tem o mesmo mar espetacular. A diferença é que é uma ilha totalmente selvagem, sem uma construção sequer. Há passeios de barco para lá, porém recomendo ir no ferry que sai de St Andrews State Park. É a mesma coisa, porém bem mais barato.
Pier Park
É a rua que concentra bares, lojas, lojas-quase-outlets, restaurantes e toda a baguncinha boa de Panamá City Beach. É também onde fica a roda gigante da cidade. Na frente do Píer, fica o Russel-Fields Píer, o melhor ponto para ver o sol se pôr na cidade.
30A: a Scenic Highway
A 30A fica em South Walton, coladinho entre Panamá City Beach e Destin, e é um dos lugares mais bonitinhos, charmosos e alto atrais que conhecemos nos últimos tempos. É uma rota cênica que percorre 36 quilômetros de costa, com praias de areia branquíssima e mar esmeralda, e que passa por várias comunidades que são uma pérola arquitetônica.
A 30A começou a ser projetado nos anos 80, com a ideia de reunir essas pequenas vilas ao longo da costa, com ruas coloridas, casas de praia, lojas, boutiques, galerias de arte e bistrôs de autor. Esqueça as grandes avenidas, lojas de departamentos, franquias. na 30A você vai andar a pé e pode, se quiser, deixar o carro parado e percorrer todas as pequenas cidades de bicicleta.
Ao mesmo tempo que é super ultra chique e sofisticado, com casas vendidas pela Sotheby’s e listadas na Forbes, a 30A tem um clima relax e desencanado, do tipo curta o paraíso, se hospede com charme, coma bem e relaxe com o pé na areia.
Onde se hospedar na 30A
Com certeza, o melhor hotel de toda a rota é o Pearl, em Rosemary Beach. Ele é charmoso, exclusivo e cinematográfico, com preços que equivalem a toda essa pompa.
Em seguida, ainda em Rosemary, há as casas ultra charmosas. Entre elas, recomendo a Eagle Nest (em Rosemary Beach) e a Carriage House. Outras opções ao longo da 30A são essa vila em South Walton.
Para uma estada mais econômica, porém com conforto e boa localização, tem o Sandprints em Miramar, um apêzinho a uma quadra da praia.
O que ver na 30A: Rosemary Beach, Allys, WaterColor e Seaside
Essas são as comunidades mais apaixonantes da 30A: Seaside, Rosemary Beach, WaterColor e Alys Beach
Seaside foi a primeira a ser construída, Aos anos 80. Lembra cenário de filme, com uma enorme praça para eventos, uma feira de foodtrucks coloridos, e até um posto de Correio que lembra um filme de sessão da tarde.
Já Rosemary Beach lembra uma Riviera Francesa com toques vitorianos inglês dos anos 1800. O epicentro é Barrett Square, com seu imenso gramado de frente para o mar de um lado, e uma rua badalada e cheia de restaurantes do outro. WaterColor segue o mesmo estilo.
Do ladinho, Alys Beach é um misto de Menorca com Flórida, sofisticadíssimo, e com casas comercializadas pela Sothebys por valores que chegam a USD 6 milhões. É o créme de lá créme, e deliciosa para um passeio.
Topsail Hill State Park
É o maior parque da região, com 6.5 mil hectares de área preservado, e formado por dunas de areia de quartzo, lagos margeados por pinheiros e um mar cristalino. Como os outros parques, oferece trilhas e uma biodiversidade riquíssima. A entrada custa 6usd por veículo
Grayton State Park
É considerado um dos mais lindos. Em termos de mar e dunas, se assemelha ao Topsail. E tem uma vista do por-do-sol de tirar o fôlego.
30A reefs para snorkel
A natureza e as atividades no mar na 30A são tão estrelas, que existe a South Walton Artificial Reef Association, que tem entre os seus objetivos estimular e preservar o habitat marinho. Sendo assim, a associação criou mais de 16 picos de bancos de corais artificiais ao longo da costa. Um deles, fica em frente à Miramar Beach e tem a forma de um enorme golfinho.
A vida marinha nesses lugares é riquíssima, e é fácil ver raias, tartarugas e muitos peixes.
O que fazer em Destin Flórida
Destin é uma cidade costeira localizada na região noroeste da Flórida, nos Estados Unidos. É conhecida por suas praias deslumbrantes, águas cristalinas e uma variedade de atividades ao ar livre. Aqui estão algumas coisas para fazer em Destin:
Onde se hospedar em Destin:
Nessa região, as opções podem ser as mesmas da 30A. Ou então o Hilton Garden ou o Embassy Suites by Hilton.
Praias de Destin
As praias de Destin são o destaque da região, com sua areia branca e águas azuis. As que mais gostamos foram as de Destin Easr Jetties (ótima para snorkel), Norriego Point, e a praia de Henderson State Park
Crab Island
Crab Island é um enorme banco de areia que é um cartão postal de Destin. Na maré cheia, quando a água fica azul caribenha, Destin recebe centenas de barquinhos, iates, jetski, caiaques, paddles e vira uma festa. Junto a eles, há lojas e mesas de pingue-pongue flutuantes, bóias com todas as formas e cores, e tudo o mais o que se pode imaginar. Uma aglomeração colorida e divertida, que tem o DNA local.
Para o passeio, você pode alugar a lancha do Emerald Coast Boat e pilotar por conta, ou contratar o barco com o capitão.
Destin Harbor Boardwalk:
É o calçadão do Destin Harbor, e um ótimo lugar para passear, fazer compras, comer e desfrutar de entretenimento ao vivo. Há uma variedade de restaurantes, lojas, bares e música ao vivo para aproveitar. É também onde ficam as agências de passeios de barco, parasaling, etc.
Baytowne Wharf
Segue o estilo do Harbor Boardwalk, porém é ainda mais bacana. Fica dentro do Sandestin Golf and Beach Resort, em Miramar, e tem sorveterias e restaurantes bem gostosos, e uma atmosfera relax. É muito bonitinho, e vale dar uma conferida.
Seguro Viagem Internacional: É sempre indicado contratar um seguro viagem, ainda mais se a viagem for para os Estados Unidos, que não oferece uma rede pública de saúde, e qualquer intercorrência sai caríssimo. O Juju na Trip viaja sempre com o seguro da Assistcard, que cobre atendimento médico e hospitalar, além de imprevistos como atraso de voo o perda e extravio de bagagem
Olá, adorei a matéria e fiquei com muita vontade de ir. Qual melhor época para visitar a região e quanto tempo ficar? Ficaria só em um cidade ou dividiria o tempo em duas cidades? Obrigada
OI!! O ideal é ir de abril a fim de maio. Depois disso, começa temporada de furacao, e antes pode ficar frio. Voce pode dividir entre Panamá e a 30A, nas cidades como WaterColor, Seaside ou Miramar. Miramar fica mais perto de destin, então pode ser uma boa escolha como segunda base, já ela está na 30A e não longe de Destin.Assim você já mata as as duas regiões ficando lá (a gente fez assim, e foi ótimo)
Pode ficar na 30A. Melhor epoca é fim de abril a começo de junho.