Como viajar em família sem gastar muito dinheiro

Quer viajar mais e ficar por dentro de todas as dicas, novidades e promoções?

Deixe seu email aqui!

Sou jornalista, Rico é fotógrafo, e somos de poder aquisitivo normal. Então como viajamos em família pelo mundo, hotel, passagem e hospedagem para três não é um puxado demaisr? A resposta é não: viajar em família pode caber no orçamento de qualquer um, e não precisa ser colocando um mochila nas costas e pedindo carona por aí.  É possível encontrar boa hospedagem gratuita pela internet, e até pedir um financiamento coletivo para a sua viagem. Fora isso, você também pode se organizar melhor financeiramente para a viagem, e descobrir que tem mais dinheiro para isso do que imaginava. Leia o post até o fim e descubra como!

1) Seu vestido podia pagar uma parte da sua viagem

Já pensou em quantas diárias de hotel ou quantas refeições o sapato ou o vestido que você comprou poderiam ter pago?  Parece besteira, mas se  colocar na ponta do lápis tudo o que gastou com consumo supérfluo no último ano, certamente verá que não foi pouco. Pratique o mantra: esse sapato vale uma diária de hotel quando olhar uma vitrine, e segure as compras. Para ter uma ideia melhor, monte uma planilha, e coloque ali os gastos que teve (ou deixou de ter) com esses itens, e o quanto equivalem nos custos da viagem.

2) Deixe para comer e beber quando estiver viajando

Ninguém precisa se acorrentar na cama, mas a máxima para compras vale também para saidinhas para bares e restaurantes. Aqui em casa, como gostamos muito mais de viajar do que de beber, trocamos. Economizamos no chope do dia-a-dia, só saímos para jantar em ocasiões especiais, e nos jogamos no mundo.

3) Hospedagem de graça

Há várias formas de se hospedar (e bem) de graça. O Hospitality Club Internacional & Hospitality Club, por exemplo, é uma plataforma que junta anfitriões e hóspedes, viajantes e habitantes locais, promovendo o intercâmbio cultural e trocas de hospedagens gratuitas entre viajantes. O cadastro é gratuito e possui vários idiomas.

Na mesma linha, existe o Home Exchange (Troca-Casa), com  mais de 50 mil casas, em 150 países. Para se cadastrar, é preciso pagar uma anuidade de US$ 9,95 e detalhar as características da sua residência, com fotos, inclusive. Caso você não realize nenhuma troca no primeiro ano, o site oferece mais um ano gratuitamente.

Existe ainda o Couchsurfing, que traduzido ao pé da letra, como “surfar no sofá”. Mas isso não quer dizer que você vai dormir no sofá: muitos anfitriões disponibilizam camas, colchões e até quartos privativos para os visitantes. Para começar a surfar, é só criar um perfil e começar a busca de uma acomodação. Fica mais fácil escolher um lugar bacana ao olhar as recomendações já feitas por outros “coachsurfers” que passaram pelo destino.

+++Se for reservar pelo Booking.com, entre por esse link. Quando você entra no Booking pelo nosso site e faz uma reserva, você nos ajuda. +++

4) Passagens

Esse item é o mais pesado para quem viaja em família, mas há formas de gastar menos com passagens aéreas. A primeira delas é se planejar e comprar com antecedência. A outra é  buscar as datas com melhores tarifas. A gente costuma usar o site do Skyscanner, porque ele busca em todas as cia aéreas e apresenta uma tabela indicando os dias com as tarifas mais baixas no mês. O site também cria alertas de preços, e envia mails diários informando sobre alta ou queda nos valores do bilhetes para o trecho que você selecionou.

5) Tome um café caprichado, faça compras de mercado e troque o jantar por um lanche

Sempre fazemos dessa forma quando viajamos. Caprichamos no café-da-manhã e almoçamos mais tarde. E fazemos compras no mercado para, na hora do jantar, fazer um lanche. Quando há cozinha, fazemos um jantar mais simples, com pasta e molhos prontos (de preferência orgânicos)

6) Programação gratuita

Fique de olho nos programas de graça. Muitos museus têm dias de visitação gratuita. Da mesma forma, há walking tours, passeios e atrações muito legais e não pagas. Pesquise sempre para descobrir quais são as atividades free nos destinos para onde você vai.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.