O post de hoje é sobre o Rancho do Peixe, na Praia do Preá, Ceará, um lugar bacanésimo pra quem curte mar, natureza e aventura com crianças. O Rancho fica num pedaço isolado de praia, cercado por dunas, lagoas e coqueiros, totalmente off. É um pé-na-areia chique, com pegada totalmente eco, onde o luxo maior é estar em contato com a natureza, e tudo aquele charme pé-na-areia do Nordeste: bangalôs de madeira, palha e chita voltados pro mar ou pra um jardim de coqueiros, janelões, redes e varandas (o projeto é do arquiteto Gui Mattos). Um detalhe é que os quartos não tem tevê, de propósito, pra gente desconectar e curtir a vida como deve ser.
O hotel foi construído na beira da praia, numa fazenda de coqueiros, sem que nenhuma árvore fosse derrubada. A praia é sempre vazia, não tem balada nem cidade em volta; só o Preá, que é um vilarejo sem muito charme. A onde lá é mesmo curtir o modo off, e o Rancho é o tipo de lugar que não dá vontade de sair.
O restaurante é ótimo, tem peixe sempre fresco, o Bar da Praia tem vista pro mar e espreguiçadeiras-camarote pro por-do-sol, e a piscina é uma delícia, com redes, sombra e água de coco. Mas, se mesmo assim você ainda quiser, dá pra dar uma esticada até Jeri, a 10 minutos de bugre do Rancho.
A gente ficou lá cinco dias, imersos no Rancho. Na costa do Ceará venta muito, durante sete meses por ano, e por isso o Rancho também é um lugar legal pra praticar e aprender kite. Dentro da pousada tem a escola Rancho do Kite, do Mosquito e da Vanessa, e eles dão aulas para todas as idades. Fizemos o inicial, e é super tranquilo. Mesmo pra quem tem nunca subiu numa prancha, dá pra fazer uma brincadeira. Quem deu aula pra Ju foi o instrutor Pintinho (todos lá são certificados), ela chegou até a fazer o bodydrag, técnica onde a pessoa é levada pela pipa dentro d’água sem subir na prancha.
De quebra, ainda rolou um SUP-SURF!
O RANCHO: Aqui tem o site do hotel!
QUANDO IR: De julho a outubro, venta menos. Depois, entra a temporada de ventos, que chegam a 30 nós.
COMO CHEGAR: O hotel providencia o transfer de Fortaleza até o Preá.