Patrimônios mundiais: viagens de história e aventura com crianças

De uma forma geral, pais não costumam levar em conta que o olhar das crianças sobre viagens do tipo cultural pode ser bem diferente do nosso, e que muitos museus incríveis na nossa  opinião, para nossos filhos são o mais entediante dos programas.

Então o que fazer? Mude o foco.

As ruínas de Angkor, a Muralha da China, a Calçada do Gigante ou a Era do Gelo. Em vez de salas fechadas, por que não transformar a viagem numa incrível descoberta sobre a história do homem e do planeta, e visitar lugares que fazem parte do Patrimônio Mundial histórico ou imaterial da Humanidade?

Vasculhamos uma lista de tesouros que fazem são Patrimônio da UNESCO e separamos alguns que achamos mais legais para conhecer. Aqui estão os “cinco mais” desse nosso garimpo. É so ler, juntar a família e colocar o pé na estrada pelos lugares mais notáveis do planeta.

1- CALÇADA DO GIGANTE – IRLANDA

giants-causeway-northern-ireland-family_55260_600x450

A calçada do gigante, condado Antrim, na Irlanda do NorteForças vulcânicas antigas esculpiram esse  playground espetacular. É o lugar perfeito para se embaralhar com a família num destino que agrega história natural e lendas antigas através de uma paisagem mítica.

As calçadas são formadas por colunas hexagonais provenientes de formações vulcânicas de 60 milhões de anos (segundo a lenda). Esta maravilha geológica é interpretada na lenda como tendo sido a obra de guerreiro mítico Fionn MacCumhaill (Finn McCool, em Inglês), que conjurou sua força heróica e construiu uma ponte sobre o Mar da Irlanda para atacar inimigos em Ilhas Hébridas escocesas.

2 – PARQUE NACIONAL DOS VULCÕES -HAVAÍ

Parque Nacional dos Vulcões do Havaí, no Havaí

Parque Nacional dos Vulcões do Havaí, no Havaí_ Segundo a mitologia havaiana, a caldeira Halema’uma’u de Kilauea foi a casa de fogo de Pele, a deusa do fogo, raios, vento e vulcões. Este caldeirão fervente em cima de um dos cinco vulcões que formam a Grande Ilha do Havaí inspirou o ritual e a reverência para com as gerações. O parque, que abrange cerca de 333.000 hectares, é um foco de atividade familiar. Entre suas atividades estão caminhadas e plataformas de observação das florestas tropicais, paisagens áridas e altas vistas vulcânicas.

 

 OS GLACIARES DA ARGENTINA – PATAGÔNIA

_MG_1744 _MG_2224 _MG_2373

Uma expedição pelos mares gelados do Sul do Planeta, e a sensação de explorar uma área que remonta à idade pré-histórica ae Era do Gelo.  Não tem nada mais incrível que ver os glaciares, aquela imensidão branca, com paredes que se erguem sobre um lago azul gélido.

Visitamos a Patagônia pela primeira vez quando Juju tinha 8 anos. Passamos  uma tarde inteira hipnotizadas vendo aquela paisagem, e escutando cair na água os pedaços de gelo que desprendiam do Perito Moreno (eram sons de trovão, sério). No outro dia, fizemos um passeio de 7 horas pelo lago, vendo outros glaciares e icebergs gigantescos de várias cores (rosado, azul, branco). E ainda dá pra fazer o trekking em cima do Glaciar (precisa ter 10 anos, pelo menos).

Ah, sim, só pra constar: são vários glaciares, com quilômetros e quilômetros de extensão. O mais conhecido é o glaciar Perito Moreno, mas há vários outros por ali, como glaciar Spegazzini, o glaciar Upsala, ou o glaciar Onelli.

 

ALHAMBRA – GRANADA, ANDALUZIA

Spain Set 2005 (202)

Spain Set 2005 (352) Spain Set 2005 (386) Spain Set 2005 (378)

Mil e uma noites? Aladim? Ali Baba e os quarenta ladrões? Sultões, califas e todo esse universo que povoa o imaginário das histórias infantis ganham vida real aqui na Alhambra, que foi califado árabe. Aqui, estão ruínas super ultra preservadas do palácio, da cidadela e fortaleza que serviu de moradia para os sultões.

Para quem está se perguntando a partir de que idade crianças podem se interessar por esse lugar: Juju visitou a Alhambra quando tinha 2 anos, e ficou adorou as cores, jardins e  as histórias que a gente contava sobre o lugar.

FONTAINEBLEAU -FRANÇA

fontainebleau franca paris

Lendas e histórias reais de reis, rainhas e princesas de misturam em Fontainebleau, um dos maiores castelos franceses, com nada mais nada menos que 1500 quartos!!!!! As crianças vão sonhar com os filmes de Dartagnan e muitos outros!!  Aqui, estivemos em 2008, quando Juju tinha 4 anos. Foi magia pura!

 

ANGKOR – CAMBOJA

ANGKOR CAMBOJA1 ANGKOR CAMBOJA

Angkor Wat, no Camboja, o maior dos templos da Ásia, é sim um lugar para crianças! Ruínas em forma de labirinto,  raízes de árvores gigatescas se alastrando pelas portas, janelas e muros,  e toda a atmosfera de mistério afloram a imaginação de qualquer criança. Foi uma experiência incrível para nós três visitar esse lugar, que deixou a Juju enloquecida (leia mais aqui sobre Agkor).

BAIA DE HA LONG

Olhe bem para essa imagem e …

 

narnia-1

… prepare-se para se sentir em Nárnia com as crianças. Ha Long Bay fica no Vietnam, e tem um dos cenários mais impressionates. São mais de três mil ilhas espalhadas pelas serenas águas verde-esmeralda do golfo, cobertas por vegetação, algumas vezes névoa, e com inúmeras grutas formadas pela ação de ventos e ondas.

halongbay1 Halong-Bay-in-Vietnam

Boa parte dos passeios em Ha Long de um dia são feitos a partir de Hanói, mas para se ter uma experiência mais autêntica, a dica é comprar um tour com dois pernoites em um junk, uma silenciosa embarcação com velas inspirada em antigos barcos chineses, que serpenteia pelas diversas ilhas.

STRASBOURG – FRANÇA

estrasburgo o que fazer e onde ficar estrasburgo

Ficamos por lá cinco dias, e foi paixão total. Para crianças, a cidade também é uma delícia. Primeiro, é fácil de caminhar; é aconchegante, e a parte mais antiga (chamada Petit France) tem casinhas em estilo enchamel e parece um de conto de fadas (Alguém viu João e Maria por aí?). Isso deixa as crianças maravilhadas, ainda mais levando em conta que, aqui, nada é cenário: tudo é muito real.  Juju dá cinco estrelinhas para Estrasburgo (leia mais aqui).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.