O que fazer em Cartagena das Índias

o-que-fazer-em-cartagena-das-indias-colombia

Texto escrito para o Skyscanner

Descobrir Cartagena das Índias é uma experiência encantadora.  Casas coloridas, muita música e um povo vibrante e acolhedor fazem parte desse destino, que guarda raízes históricas e culturais que não se perderam com o tempo. O roteiro vai de belíssimos casarios antigos a praias cristalinas a pouco menos de 2 horas de distância. E para mergulhar ainda mais nessa atmosfera, delicie-se com as frutas vendidas nas ruas pelas palenqueras, que são uma atração a parte, ou jogue-se em uma noite embalada pelo ritmo latino da salsa e reggaeton. O que não faltam são opções.

O que ver no Centro histórico de Cartagena das Índias

Uma explosão de cores e flores. É isso que se encontra pelas estreitas ruas do bairro histórico de Cartagena. Cercado por uma muralha que a anos protegeu a cidade de ataques piratas, o charmoso e principal bairro é um dos locais mais visitados e apreciados pelos turistas. Em cada cruzamento, a arquitetura histórica revela a imponência e importância de Cartagena para a colônia espanhola, com diversas igrejas e museus, como por exemplo o Palácio da Inquisição e o Teatro Heredia. Você pode explorar os principais pontos a pé, mas é encantador alugar uma bike e aproveitar as ruelas mais escondidas e se deliciar com as fachadas coloridas. Que tal também dar uma passada pela frente da casa do escritor e jornalista Gabriel García Marquez? O prêmio Nobel de literatura era fascinado pela atmosfera de Cartagena, tanto que o cenário do livro “Amor nos tempos de Cólera” é o local. Não há visitação, mas é uma ótima oportunidade de vislumbrar o cenário que García tanto amava (aliás, pra iniciar as crianças no livros de Gabo, o autor tem um livro infanta-juvenil: A luz é como água. Vale à pena!).

A noite, as luzes tomam conta do cenário e os pequenos bares e restaurantes viram atração, com muita música e dança. Vale aproveitar a animação e tomar a deliciosa limonada de coco, bebida refrescante e tradicional da cidade. Outra dica de Cartagena é experimentar as tradicionais arepas, massa de milho frita e recheada com carne, frango ou ovos. Elas são vendidas em restaurantes, mas as mais tradicionais são as preparadas por nativos, que vendem em bancas espalhadas pelas ruas.

Outro lugar que vale a pena conhecer é o restaurante La Cevicheria, com uma arquitetura simples e bem clean, todo enfeitado com decoração marinha. A especialidade da casa é o ceviche, mas vale a pena experimentar o arroz de coco e a paella de frutos do mar.

O que fazer em Cartagena

O que fazer em Cartagena

Pontos de interesse: Castillo San Felipe de Barajas

Um dos pontos de interesse de Cartagena mais visitados está o Castelo de San Felipe de Barajas, conhecido também como “guárdian de Cartagena” (guardião de Cartagena) e fundado no século 17. Com mais de 850 metros de galerias subterrâneas, a fortaleza é um prato cheio para quem gosta de história. O bônus é a vista deslumbrante que se tem de Cartagena. Por ser um ponto alto e feito para guardar a orla da cidade, é possível ver o centro e também o bairro moderno de Boca Grande.

O castelo fica na parte leste de Cartagena, fora da muralha que cerca a cidade histórica, mas é possível chegar a pé, mas escolha um sapato confortável, roupas leves e abuse do protetor solar, pois o clima é quente em todo o ano e o sol é forte. A entrada custa $25.000 pesos, aproximadamente R$28,00.

O que fazer em Cartagena

O que fazer em Cartagena

Praias de Cartagena: Islas del Rosário 

Para aproveitar as cristalinas águas do mar caribenho é necessário se deslocar da cidade de Cartagena, já que as praias costeiras não possuem a mesma beleza paradisíaca. O destino é o Arquipélago do Rosário, composto por 27 ilhas, localizado a uma hora de lancha do centro. As mais famosas são a Isla Branca e a Isla Grande, entretanto, por ser um passeio comum aos turistas, as praias são cheias e há uma infinidade de vendedores ao redor das excursões.

Para evitar a muvuca, recomendamos a Isla Barú e  ilha particular Gente Del Mar. Charmosa e tranquila, ela só recebe 40 pessoas por dia, fora os hospedes do hotel da ilha, então é necessário comprar o passeio com antecedência. Os preços variam de 130 a 150 mil pesos por pessoa e está incluído o almoço, o translado do hotel até a Marina local e a ida e volta de lancha rápida.

O trajeto demora em torno de uma hora, e proporciona muita “emoção” aos visitantes, já que a viagem é feita em mar aberto e pode balançar bastante dependendo das ondas. Se você é sensível a esse tipo de embalo, o melhor é pegar um barco que faça a viagem em mais tempo, mas encurta a estadia na ilha.

Chegar lá é experimentar um pedacinho dos encantos caribenhos. A água tem a famosa cor turquesa, poucas ondas e muitas espreguiçadeiras espalhadas pela ilha. O almoço incluso no pacote é servido em um deck à sombra das árvores e oferece comida típica colombiana.

O que fazer em Cartagena

Passeio pelos Baluartes das muralhas

Outra dica do que fazer em Cartagena é ir à muralha,  que cerca 11 km da cidade antiga. Lá você pode aproveitar um passei a pé ou admirar o por do sol. Dela você pode ver tanto o mar, quanto a cidade histórica e se encantar com o pôr-do-sol no final do dia. O  “Café Del Mar” é o local mais conhecido e frequentado, pois fica em um ponto privilegiado da muralha, mas chegue cedo, pois lota perto do final do dia. Uma dia é fazer a reserva antes, evitando filas e incômodos.

O que fazer em Cartagena

O que fazer em Cartagena

Convento Santa Cruz de La Popa

No ponto mais alta de Cartagena fica o Mirante Santa Cruz de La Popa, que é visto de qualquer ponto da cidade. Ele fica a cerca de 20 minutos do centro e é indicado ir de táxi, mas negocie o preço antes de iniciar a corridas, pois alguns cobram valores mais do que o indicado, que é cerca de 10 mil pesos.

Ao entrar no Convento, você verá a riqueza da arquitetura espanhola, com arcos e grandes colunas, enfeitados com flores coloridas e um jardim maravilhoso. Alí acontece a Festa de La Candelaria de La Popa, em fevereiro, mas o lugar fica cheio de peregrinos e é muito difícil apreciar o local. A entrada custa $4.500, cerca de R$5,00.

Uma dica importante: Vá ao Convento logo cedo ou no final do dia para fugir dos ônibus com grandes excursões que vem dos cruzeiros que param diariamente na cidade.

Hoteis em Cartagena: onde ficar

A parte histórica da cidade tem as opções de hospedagem mais charmosas, com seus casarões com pátios centrais e pé-direito alto. Ali, tanto hotéis luxuosos quanto estabelecimentos mais simples estão instalados em construções históricas, o que significa que é possível ficar em um lugar bem representativo da arquitetura cartagenera sem gastar muito.

Nos bairros do Centro, dentro do Muro, boas opções de chame são o Hotel Quadrifoglio o Hotel Casa San Augustín e o Noi Cartagena. (veja outros hoteis no Centro Histórico de Cartagena)

Já em Getsemaní, estão a a maior parte das opções de hotel barato em Cartagena. Essa é a região é adjacente à cidadela e não faz parte da cidade murada mas está colada a ela e é a área mais em conta da parte histórica. Experimente o Simon Bolívar.

Quer viajar mais e ficar por dentro de todas as dicas, novidades e promoções?

Deixe seu email aqui!

O que fazer em Cartagena

O que fazer em Cartagena

Compras em Cartagena: Las Bovedas

Se sobrar um tempo, dê um passeio pelas lojas de artesanatos, galerias e bares da Las Bovedas. O prédio serviu como prisão no início da República Colombiana, mas hoje é um corredor cheio de artigos coloridos e souvenirs.

O que fazer em Cartagena

Cartagena das Índias com crianças

A dica aqui é aproveitar tudo com calma. Cartagena pode ser facilmente visitada com crianças, e é bom incluir os passeios das ilhas para elas darem uma refrescada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Current ye@r *