Los Roques em 10 lições

Los Roques

Nosso manual de Los Roques, depois de 14 dias de muito sol.  ;)

CÂMBIO – O oficial é algo em torno de 2,5 bolivares pra 1 dólar. No paralelo, o câmbio é 7 pra 1 (não aceite menos) no aeroporto, e 7,5 pra 1 em Los Roques (na Eurisal, única lojinha de internet da ilha). Troque no aeroporto (na loja de aluguel de carros, ao lado da banca de câmbio oficial) apenas o suficiente pra pagar as taxas de desembarque na Venezuela e entrada no parque (32,50 + 162,50 Bs). E guarde moeda local pra pagar a taxa de embarque pro Brasil (130Bs).

QUANTO LEVAR – Se você contratar um pacote com café, almoço e jantar, US$ 500 na carteira está mais que ok pra passar duas semanas na ilha. E esqueça o cartão de crédito. Ninguém trabalha com isso lá.

ONDE FICAR – Economizar nesse quesito pode estragar a sua viagem. Ficamos naMediterraneo, e ultra recomendamos. Mas vale ver também na Rosaleda, La GoteraGuaripete,Acquarela, Piano e Papaya e na La Cigala. Quem quiser se aventurar, pode acampar. Não paga taxas, mas precisa da autorização da administração do parque, que fica no aeroporto. Eles só deixam uma barraca por praia.

QUANTO CUSTA? – Um jantar ou almoço no Aquarena dá em média 100 Bs. Os passeios pras ilhas próximas (Madrisquí e Francisquí) custam 60 Bs. O refri vale 12 Bs, um chocolate custa 10 Bs, o mergulho sai a 700 Bs, e um protetor solar, uns 140 Bs.

PENSÃO COMPLETA – Vale, mas é legal contratar uns dias de meia pensão, pra almoçar numa praia ou jantar em Gran Roque, na areia e à luz de velas. Mas atenção: há duas ilhas com restaurantes, que são Crasquí e Francisquí. Nas outras, não há nada, e aí a tal cava que o hotel manda pro almoço é mais que providencial.

ESPORTES – O Elias, em Francisquí, aluga caiaques, equipamente pra wind, kite e stand up.

NÃO ESQUEÇA – Leve a sua farmacinha: protetor 70 de sobra, e repelente idem. Também vale levar snorkel e pé de pato. Se você não tem, compre, porque lá sempre falta pra alugar.

PASSAGENS – As empresas aéreas que fazem o trecho Maiquetia-Los Roques não têm vendaonline ou via telefone, mas as pousadas providenciam a compra (250 Bs, ida e volta). Já o voo Brasil-Venezuela é feito pela TAM e Gol (10 mil milhas cada perna). Na TAM pernoita-se em Maiquetia na volta, e pela GOL, na ida. As opções pro pernoite são o Marriot Eurobuilding eCatimar.

PROTOCOLOS DIPLOMÁTICOS – Brasileiros não precisam de visto, mas o passaporte é obrigatório.

VACINA CONTRA FEBRE AMARELA: A vacina pra febre amarela é obrigatória.

 

MAIS DE LOS ROQUES

– As ilhas e praias mais lindas do arquipélago
– Los Roques: o melhor do Caribe

2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Current ye@r *