Gili Islands, um roteiro imperdível na Indonésia.

gili existe farm

As Gili Islands são três ilhas tão pequenas que, na maior delas, duas horas são suficientes para se dar a volta de bicicleta. Ficam a três horas de Bali, acessíveis apenas de barco. Não existe carro aqui, nem moto, nem asfalto; as ruas são de areia, o transporte é a pé, de bike ou charrete, e sempre com a vista de Lombok e seus vulcões impressionantes no horizonte.  As construções seguem o estilo de Java, com sapê e madeira esculpida, tudo  muito charmoso. Parte do arquipélago da Indonésia, as Gili fazem parte da maioria islâmica, mas há muitos traços da cultura budista aqui, talvez pela proximidade com Bali. Se o lugar é lindo? É uma dos destinos que mais gostamos.

gili rico e juju

sol GILI ISLANDSGILI ISLANDS

DCIM100GOPRO giliT21 DCIM100GOPRO

Sobre as ilhas

Trawagan é a maior das três  GILI ISLANDS, e mesmo assim a gente leva só duas horas pra rodar tudo de bike. A primeira a ser descoberta pelo turismo, já tem um sinais de civilização. Há muitas pousadas , barzinhos e restaurantes.

Como todo destino de praia, Gili é uma delícia pra curtir com crianças. Sereno, com mar calmo, muitas tartarugas e atividades divertidas como SUP ou como o passeio que leva até à ilha de Komodo e seus lagartos gigantes pré-históricos.

O

u o barco com fundo de vidro, que faz um tour pelas ilhas enquanto a gente observa o oceano debaixo dos nossos pés. E como a visibilidade do mar aqui é absurdamente incrível, fica fácil avistar tartarugas e cardumes.

 

gilit14 IMG_2446

Já Gili Air é bem mais tranquila. Acho que Trawagan é como Bali devia ser há vinte anos. E Gili Air, o que Trawagan era há cinco anos. Essa foto aí debaixo é da única rua de Gili Air, e dá pra perceber como tudo é mais roots e integrado com a natureza.

gili a vila4

gili a vila GILI ISLANDS gili a praia

Onde ficar em Gili Islands

Trocando em miúdos, a nossa dica é: faça o contrário de todo mundo. Fique hospedado em Air, fique mais tempo por aqui e deixe Trawagan para visitar durante um passeio. Ou então, em Trawagan, opte por ficar do lado da ilha onde está o  Pondo Santi, O Jambuluwuk o Desa Dunia (nós ficamos no Desa Dunia e indicamos!) Essa parte da ilha é mais calma, como natureza mais intocada. Fica a 15 minutos a pé do buxixo, e você dorme ouvindo o mar. (Para outras opções em Trawagan clique aqui.)

E para hoteis em Gili Air vá aqui. hoteis em Gili Air vá aqui.

cafe-da-manha-gili

De resto, relaxe vendo aquele mar azul e curtindo esse fim de tarde maravilhoso. Afinal, quem precisa de mais nessa vida?  Simples assim!!!

GILI ISLANDS sol gili2

Como chegar em Gili

De Bali pras Gili, é preciso pegar um barco em Padang Bai. Para ir de Trawangan para Air, é preciso pegar outro barco.O Blue Water é uma boa pedida. Dica: o mar é um pouco revolto, então sente sempre na parte de trás. E garanta o seu colete salva-vidas.

 

Onde comer em Gili Air e Trawagan

Em Trawangan, tem o Night Market. Os moradores colocam barracas e mesas na rua e preparam pratos típicos, mas com crianças, melhor ir nos restaurantes. Peixe lá é sempre fresco! Pra comer na praia, o Café Gili é bem legal. E cinco estrelas, tem o Vila Ombak. Em Gili Air, qualquer bar da praia serve um peixe incrível. Um prato bem típico (e gostoso) é o sambal, servido na folha de bananeira.

Religião e Cultura

Gili faz parte da maioria islâmica da Indonésia, então não espere ver templos por todos os lados.  Mas a população, de forma geral, é muito gentil. Relaxe e aproveite para entender um pouco do Islã. Viajar é isso, afinal.

Compras

Esqueça. Gili é off consumo. Encontre-se com o mar.

 

Quer viajar mais e ficar por dentro de todas as dicas, novidades e promoções?

Deixe seu email aqui!

9 Comments

  • Camila disse:

    Estamos em Gili Air agora e é realmente especial. Tenho seguido bastante as dicas do seu Blog, estamos numa grande viagem entre sudeste asiático e austrália por 2,5 meses e está sendo fantástico!!!
    Quem me passou seu contato foi uma grande amiga minha, do @pequenospelomundo.
    Aproveitando as dicas, recomendo fortemente o hotel que a gente está em Gili Air. É uma vila LINDA de morrer, com piscina privativa e eles servem o café da manhã na mesinha da varanda, de frente pro nosso jardim privado (grande e lindo). Chama Slow Gili Air e é espetacular!!! Não é a opção mais barata, mas valeu cada centavo!

    • admin disse:

      Oi, Cami!!! Que legal!! Ficamos super felizes de saber que você está aí, e que de alguma forma ajudamos com essa experiência!! E boa a dica do hotel!! Mande outras, se tiver!!! Super obrigada!!!

  • Jonatas disse:

    De Bali para Gili qual o tempo total de viagem, fica puxado fazer bate e volta?

    • admin disse:

      Oi, Jonatas. Fica super puxado fazer bate-volta. São duas horas – duas hora e meia de barco, num mar que não é muito tranquilo dependendo do dia. Você não vai aproveitar nada em um dia só. Melhor ficar mais. Pelo menos uma noite. Se tiver mais tempo, recomendo ficar mais. Lá é muito lindo!

  • Camila Dias disse:

    Ainda estamos na dúvida de ir a Gilli ou não no final de novembro, porque dizem que chove muito. Será que vale a pena? 🙁

    • admin disse:

      Se chover, não vale ir, Camila. Porque Gili é basicamente praia, não tem muito o que fazer além disso. Talvez valha você ficar de olho na previsão do tempo e decidir em cima da hora.Você estará em Bali?

  • Ludmila disse:

    Olá, estou indo pra Bali no fim de março, estou em dúvidas se fico uns dias nas ilhas Gili ou se vou pra Labuan Bajo, pra conhecer komodo, monte Kelimutu…mas li no seu post que dá pra fazer passeio de Gili pra komodo. ..o passeio é bate volta? Vc sabe qto tempo demora a viagem e o preço? Obrigada.

    • admin disse:

      Oi, Ludmila. Me lembro de que tinham muitas agências em Gili que ofereciam o passeio para Komodo, e tenho a lembrança de ser passeio de mais de um dia. Mas não tenho certeza absoluta. Desculpe!!

  • Fernando disse:

    Quando fomos em 2015, ficamos em Trawagan pois, nas outras sempre acaba a energia e isso ocorreu quando estivemos lá.
    Ficamos hospedados no Jambuluwuk e recomendamos 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Current ye@r *