Fernando de Noronha- dia 4: praia do Atalaia

A praia do Atalaia é um berçário natural em Fernando de Noronha: uma imensa piscina que se forma entre as pedras e corais durante a maré baixa, e onde espécies “filhotes” de animais marinhos se concentram numa espécie de “escola”. O Rafael, instrutor do Ibama que fica de vigília na praia controlando a frequência dos visitantes, fez uma analogia que achamos a melhor de todas: lembram da escola que o Nemo ia com outros peixinhos no filme? É por aí…

Daí que pode ter essa importância biológica, o Atalaia tem a entrada super controlada. Podem entrar apenas 100 pessoas por dia, em grupos de, no máximo, 16 pessoas em cada mergulho. Segundo o Rafael, isso representa apenas um terço dos visitantes da ilha. Ou seja, é super restrito mesmo (e por isso é bom agendar a sua ida com antecedência, na sede do ICMbio).

Cada grupo pode ficar apenas 30 minutos dentro da água e depois tem que sair para dar lugar ao outro grupo, e não pode encostar o pé no chão nem dar braçada, só boiar (para não afetar o fundo da piscina natural, corais e outras espécies). O mergulho só acontece com maré baixa, e dá pra consultar a tábua de marés na bilheteria do ICMBio, que fica na sede do Tamar. O que você vai encontrar lá é imprevisível: pode ver apenas alguns peixes, ou até cações. Tudo vai depender da sorte, mas seja como for, é deslumbrante.

atalaia

atalaia1

atalaia2

atalaia3

atalaia4

atalaia6

COMO CHEGAR: Há duas trilhas até o Atalaia: uma grande, de cinco horas e que vai beirando a costa, e outra de 30 horas. Para reservar a sua visita, é preciso ir ao ICMBio, na sede do Tamar (Centro de Visitantes do Parque Marinho, na Alameda Boldró, esquina com a BR) e adquirir o ingresso de acesso ao Parque Marinho (ele tem validade de dez dias e custa R$ 75 para brasileiros. À venda na Praça Flamboyant).

COMO CHEGAR EM NORONHA: Gol e Azul têm voos para lá.

ONDE FICAR: Beijupirá Lodge Noronha

*****LEIA MAIS SOBRE FERNANDO DE NORONHA AQUI*****

O Juju na Trip viajou com apoio do Beijupirá e da Coordenadoria de Turismo de Fernando de Noronha

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.