O que fazer em Fernando de Noronha

Baía dos Porcos, uma das praias mais lindas de Noronha, com vista do Dois Irmãos no fundo
Baía dos Porcos, uma das praias mais lindas de Noronha, com vista do Dois Irmãos no fundo

Nesse post, separei minhas dicas do que fazer em Fernando de Noronha, um dos nossos lugares preferidos no mundo. No meio do Atlântico, Noronha é o destino de praia mais lindo do Brasil. Tem a praia do Sancho, eleita a mais linda do mundo, é meca de mergulho com mais de cem espécies de peixes, e um cenário de falésias e água azul cristalina. Sem falar que aqui fica a maior colônia de golfinhos do Atlântico. 

Onde ficar em Fernando de Noronha

Onde se hospedar em Noronha?

Das exclusivas, a que mais gosto é a Nannai Noronha. São poucos bangalôs, todos com vista para a praia do Leão, assim como a piscina. Adorei o café da manhã, e a proposta sustentável da pousada. Há energia alternativa, e conceito de uso sustentável da água.

Pousada da Morena é ótima. Além de ótimos quartos, tem uma vista de perder o fôlego do Morro do Pico. Além disso, tem piscina, um ótimo café da manhã e acesso por trilha até a Praia da Conceição.

Pousada do Vale também é deliciosa, com ótimos bangalôs, na Vila dos Remédios e pertinho da Praia do Cachorro. Eles também alugavam (quando fomos) pranchas de SUP.

Outro hotel muito bacana é Teju-Açu, que tem bangalôs com varanda, rede e ar-condicionado. É uma pousada de charme, e fica perto do acesso à pé para a Praia da Conceição.

Pousadas em Noronha: A maravilhosa Nannai
Pousadas em Noronha: adoramos a piscina do Nannai
Onde ficar em Noronha: a vista da Pousada da Morena
Onde ficar em Noronha: a vista da Pousada da Morena

Já para orçamentos medianos, mas com charme, indico a

E na faixa de hospedagens mais econômicas, porém confortável e com ambiente MUITO alto astral, tem Casa Swell Hostel. A Swell é um hostel, mas conta também com quartos privativos equipados com banheiro, teve, frigobar e split.

pousadas baratas em Noronha: a Casa Swell é um hostel super bonitinho
pousadas baratas em Noronha: a Casa Swell é um hostel super bonitinho

O que fazer em Fernando de Noronha: Ilha Tour vale  à pena?

Depende. Se você tiver muitos dias, não vale fazer o ilha tour. É melhor ir praia a praia por conta própria. Isso porque o ilha tour é um batidão onde se conhece os pontos e praias mais importantes, só que de um jeito bem corrido.

Entretanto, para quem nunca esteve no destino, e tem poucos dias, aí vale. Assim você pode conhecer todas as praias, e voltar depois com calma nas que tiver gostado mais.

Além das praias, o passeio também passa por pontos históricos (recheados de lendas e casos) e termina no Fortinho de São Pedro para ver o pôr-do-sol.

Para ilha tour, recomendo o Noronha Passeios, do Dejair (wpp 81 8765-40), que mora há quase 30 anos na ilha.

Dicas Fernando de Noronha: as melhores Praias

Baía do Sancho

Primeiramente, a Baía do Sancho é considerada a praia mais bonita do Brasil, e faz parte do Parque Nacional de Fernando de Noronha (Parnanoronha). Para entrar, é preciso pagar o ingresso do Parnanoronha (custa R$116 para brasileiros e R$232 para estrangeiros).

Vale dizer que o acesso à Baía do Sancho é feito por uma escada construída em uma fenda entre as pedras. Consulte o site do ICMBIO para saber o horário de subida e descida do Sancho, para não perder tempo esperando.

Além da praia, o Sancho possui uma trilha que leva para o ponto de observação de golfinhos e a mirantes.

Como chegar na Praia do Sancho: a escada na fenda das pedras
Como chegar na Praia do Sancho: a escada na fenda das pedras
Guia de Noronha: O Sancho visto do alto
Guia de Noronha: O Sancho visto do alto
 
Riqueza marinha da praia do Sancho, em Fernando de Noronha
Riqueza marinha da praia do Sancho, em Fernando de Noronha
A cor da água da praia
A cor da água da praia

Dicas Fernando de Noronha: Baía dos Porcos

A Baía dos Porcos é dos destaques do que fazer em Fernando de Noronha. Pequena e aconchegante, e com água cor de esmeralda.  É uma praia de águas tranquilas e onde é fácil encontrar raias e tartarugas. Da praia com o morro dos dois irmãos ao fundo.

 
A beleza da Baía dos Porcos
A beleza da Baía dos Porcos

O acesso à Baía dos Porcos é feito por ume pequena trilha que sai da Praia da Cacimba. Entretanto, recentemente, houve deslizamento da trilha, que por isso está com circulação controlado pelo ICMbio. Para saber dos horários de abertura e fechamento da trilha, consulte o perfil do ICMbio Noronha no Instagram.

De qualquer forma, é possível acessar a Baía pelo mar, nadando a partir da Cacimba. Mas não faça isso sozinho, e são atravesse se estiver equipado com máscara, snorkel e pé de pato.

Baía dos Porcos, uma das praias mais lindas de Noronha, com vista do Dois Irmãos no fundo
E Baía dos Porcos da areia, uma das praias mais lindas de Noronha, com vista do Dois Irmãos no fundo

O que fazer em Fernando de Noronha: Praia do Meio e da Conceição

São duas praias lindíssimas, de onde se avista o Morro do Pico. Água muito transparente, exceto quando é época de swell.  São duas praias mais vazias, que podem ser percorridas uma à outra a pé. Entre elas, fica o bar do Meio, onde é legal almoçar e passar um fim de tarde.

Dicas de Fernando de Noronha: O Morro do Pico visto da praia do Meio
Dicas de Fernando de Noronha: O Morro do Pico visto da praia do Meio

Praia do Cachorro

Fica pertinho da Vila dos Remédios, o centrinho de Noronha, então é uma praia mais cheia e com estrutura de barracas. Aqui fica o buraco do Galego, uma pequena piscina que se forma no meio das pedras. Se quiser, pode caminhar do Cachorro para a praia do Meio, e de lá para a Conceição.

Guia Fernando de Noronha: Piscina do Galego, na Praia do Cachorro
Guia Fernando de Noronha: Piscina do Galego, na Praia do Cachorro

Praia da Cacimba

É um dos cartões-postais de Noronha, porque é onde ficam os Dois Irmãos. A praia é a mais procurada em época de swell por suas formações tubulares perfeitas.
No canto esquerdo, depois dos Dois Irmãos, forma-se uma piscina.

A praia da Cacimba, com os Dois Irmãos. Linda!!
A praia da Cacimba, com os Dois Irmãos. Linda!!

Praia do Porto de Santo Antônio

Outra dica de Fernando de Noronha, agora pra quem gosta de ver raias, tartarugas e tubarões pequenos. Mesmo ficando no porto local, a praia é limpa e possui uma grande quantidade de vida marinha.

Para ter ideia, é aqui que os biólogos do Tamar costumam vir para monitorar as tartarugas. No canto esquerdo, fica uma laje conhecida como “condomínio dos tubarões”. Fique ligado: para ver os bichos, vá na maré alta.

Além raias, tubarões, e tartarugas, há ainda um naufrágio no local, o que torna esse um point muito interessante para snorkel.

Tartarugas na paria do porto, em Noronha
Tartarugas na paria do porto, em Noronha

Baía do Sueste

É muito comum encontrar tartarugas e tubarões na Baía do Sueste. Por isso, só é permitido entrar com guia. Da mesma forma, a praia fecha às 16h (de noite, é quando os tubarões se alimentam).

A praia do Sueste, em Noronha: morada de tartarugas
A praia do Sueste, em Noronha: morada de tartarugas
Um dos tubarões que passaram pela gente na Praia do Sueste
Um dos tubarões que passaram pela gente na Praia do Sueste

Dicas Fernando de Noronha: Praia do Atalaia

A praia tem entrada super controlada, por ser um “berçário” de várias espécies marinhas. Para chegar, é preciso andar cerca 40 minutos, acompanhado de um guia local, e cada grupo só pode permanecer na piscina por mais ou menos 30 minutos.

As visitas são feitas na maré baixa (faça aqui o agendamento da trilha do Atalaia).

Lembrando que, para acessar o Atalaia, é preciso pagar a taxa do Parnamar (veja no fim do post, em Perguntas Frequentes).

A piscina que um berçário natural no Atalaia, em Noronha: cuidados são exigidos ao entrar na água para não alterar o habitat
A piscina que um berçário natural no Atalaia, em Noronha: cuidados são exigidos ao entrar na água para não alterar o habitat

O que fazer em Fernando de Noronha: piscinas naturais

Se quiser fazer algo diferente, Noronha tem várias de piscinas naturais escondidas entre as pedras do mar. De novo, você pode fazer todos essas trilhas e piscinas com o Noronha Passeios. Aliás, todas as atividades a gente fez com eles.

  • Morro de Fora: fica entre as praias do Meio e Conceição. Pode ir nadando ou, na maré baixa, andando.
  • Galego: a que mostrei acima, na praia do Cachorro.
  • Morro São José: perto do Porto e do Air France, já dentro do Parque Nacional Marinho Fernando de Noronha. Precisa de guia para acessá-la.
  • Caieira: fica atrás do posto de gasolina, também só pode entrar com um guia credenciado, e em grupos de até 6 pessoas.
    •  
Piscina naturais em Noronha: essa é a do morro da praia do meio
Piscina naturais em Noronha: essa é a do morro de Fora, entre as praias do Meio e Conceição.

Pôr do sol em Fernando de Noronha

Noronha é uma das ilhas mais cênicas para ver o fim do tarde, do pôr do sol no mirante do boldró ao fortinho de São Pedro. Listo aqui as mais lindas:

Fortinho São Pedro é um clássico. Rola uma música ao vivo e tem uma vista incrível. De lá você pode ver a praia do Bode, Americano e a Pedra dos Dois Irmãos
Bar do Meioutro lugar disputado para ver o pôr-do-sol de Noronha. Fica entre a praia de Conceição e a praia do Meio, tem vista para o Morro do Pico, e música (quase sempre ao vivo)
Forte Nossa Senhora dos Remédiostem vista para o Morro do Pico, Air France, porto, e Boldró. O acesso é pela vila dos remédios, e é um lugar mais calmo
Restaurante Mergulhãotem vista para o Morro do do lado do porto. Vista para o Morro do Pico, Air France, porto, e Boldró, e climinha animado com música, comes e bebes
Forte Santo AntonioAtrás do porto. Vista para o Morro do Pico, Air France, porto, e Boldró. Mais calmo e silencioso.
Praia do BodeTem uma vista linda do Dois Irmãos. Pode-se ver o visual a areia, ou de cima de uma rocha que tem na praia
pôr do sol no mirante do boldróChega nela através de uma trilha de 5 minutos na Praia do Bode
Onde ver o por do sol em Noronha: o fim de tarde no Fortinho de São Pedro é um Point clássico
Onde ver o por do sol em Noronha: o fim de tarde no Fortinho de São Pedro é um Point clássico
onde ver o por-do-sol em Noronha: a vista a partir da Praia do Bode
onde ver o por-do-sol em Noronha: a vista a partir da Praia do Bode

Como se Locomover em Noronha

Só existe uma rodovia por lá, que liga o norte e o sul da ilha. O transporte público funciona, com ônibus de 30m em 30m. Custa R$5, mas circula apenas nessa rodovia, e não vai até às praias. Da rodovia até o mar, é preciso caminhar bastante debaixo de sol forte.

A melhor opção é alugar um bugre ou um carro 4×4 para andar pela ilha (média de R$250- 350 dia). Mas fique atento às blitz lei seca (inclusive nos pontos de saída dos mirantes de fim de tarde). Minha cunhada foi parada e teve que pagar 3 mil de multa e ficou sem o bugre.

Par alugar os veículos, vá com o Dejair de novo, do Noronha Passeios (o wpp dele é 81 8765-4031)

Nosso buggy: melhor jeito de se locomover em Noronha
Nosso buggy: melhor jeito de se locomover em Noronha

Mergulho de cilindro em Noronha

Ir para Noronha e não mergulhar é como ir à Roma e não ver o Papa. A vida marinha é gigantesca e imperdível.

A ilha tem uma das maiores colônias de golfinhos do mundo, a maior colônia de tartarugas marinhas do Brasil, tubarões, raias chitas e pintadas e a visibilidade pode chegar a 50 metros.

Dito isso, há duas formas de fazer o mergulho de cilindro: embarcado ou no porto (entra no mar pela praia)

mergulho embarcado

Acontece para os lados da ilha Rata e Gineta, e exige deslocamento por mar, que pode estar batido e causar enjoos. Além disso, é preciso esperar por todas as rodadas de mergulho de quem está no barco, o que acaba levando horas.

Nós fizemos o batismo com o pessoal do Noronha Divers e gostamos.

A Atlantis é uma operadora super bem-estruturada, que opera em outros destinos do Brasil e já está em Noronha desde 1994. Um ponto que vale ressaltar para quem enjoa como eu é que os barcos deles são catamarãs, e portanto mais estáveis. E todos os mergulhadores são certificados pela PADI.

mergulho no porto

Já o mergulho realizado no porto sai da areia, e tem horário agendado, de forma que não existe espera. Normalmente, é feito no naufrágio, onde a vida marinha é bem exuberante. Sem falar na quantidade de tartarugas que visitam essa praia. Quem faz é a Sea Paradise.

Mergulho livre e travessias pelo mar

Noronha também é um paraíso para o mergulho livre e travessias a nado, e essa é uma experiência que vale à pena.

Fizemos a travessia do Porto para o Cachorro com o Noronha Passeios, e vimos muitos golfinhos, que surgiram na nossa frente.

Mas atenção: a trilha tem um caminho certo e não é permitido sair dele e  ir atrás de golfinhos. Se os mamíferos aparecem, não persigam: apenas flutue e observe.

Travessia: um grupo de golfinhos passou na nossa frente
Travessia no mar: um grupo de golfinhos passou na nossa frente

Canoa Havaiana e caiaque de acrílico: vendo golfinhos de perto

A maior chance de ver um golfinho de perto, sem desrespeitar as regras de proteção do parque, é de caiaque transparente o canoa havaiana pela costa de Noronha. Ambos podem ser feitos também na hora do sol nascente (que é o mais legal)

  • De canoa, o melhor passeio é o do Noronha Canoe Clube, que são os mais antigos da ilha. A atividade dura 2h, pode ser em canoas de 2, 4 e 6 pessoas. O passeio tem uma parada na praia da Conceição para mergulho (onde não ha golfinhos). Custa R$180.
  • De caiaque transparente, consegue-se ver os animais passando por baixo da embarcação, porém não há parada para mergulho. Há apenas 2 caiaques na ilha, então é bom reservar com antecedência com o Noronha Passeios. Custa R$120 para 2 pessoas e R$150 para 1 pessoa com o guia. Sugiro fazer com o guia, porque ele vê golfinhos a quilômetros.
Golfinhos em Noronha: e na canoa havaiana
Golfinhos em Noronha: e na canoa havaiana(crédito Álvaro Avelar)

Palestras no Tamar

De segunda a domingo, às 19h e às 20 horas, biólogos e pesquisadores apresentam no centro de visitantes palestras sobre temas ligados à ilha. São interessantíssimas, e ensinam muito sobre os animais, vida e o ecossistema da ilha.

Além disso, há interações práticas, como participar da captura monitoramento das tartarugas marinhas ou da observarção dos golfinhos. Veja só no vídeo.

Passeios de barco: planas, lancha vip entardecer e tradicional

Por mar, há três passeios de barco em Noronha. Se tiver que escolher, o que gosto mais é o planasub privativo. Novamente, fiz todos com o Noronha Passeios (wpp 81 8765-4031)

  • Planasub: você segura numa pranchinha e é rebocado por uma lancha com snorkel e com a cabeça fica sempre dentro d’agua. Se surgir alguma coisa no fundo do mar, você empurra o plana e desce.  O passeio tem duração de duas horas, e vale o privativo. Se for no barco grande, vai fazer o acquaplana 1 ou 2 vezes apenas.
  • Lancha vip: começa 14h30 e termina com o por-do-sol, com, churrasquinho de peixe à bordo. Mas fiquem atentos que passa mais tempo no barco do que mergulhando.
  • Passeio tradicional: eu não curto muito. O passeio dura cerca de 3h a 4h, indo do Porto ao Sancho. A parada para mergulho dura cerca de 40 minutos apenas.
    •  
Planasub em Noronha: segurando a prancha e rebocados por uma lancha.
Planasub em Noronha: segurando a prancha e rebocados por uma lancha.

Onde Comer em Fernando de Noronha

  • O Pico: gostamos tanto que fomos duas vezes lá. O Chef, Theo Chahinian, veio de Marseille e criou um menu Mediterrâneo com toques ilhéus. Adoramos o risoto de camarão com especiarias e a rabanada com doce de leite caseiro e sorvete.
  • Mergulhão – A comida é ótima, e tem uma vista que pega do Porto ao morro do Pico. Recomendo ir no pôr-do-sol. Não deixe de provar o tartar de salmão e queijo coalho com melaço e é claro os anéis de lula passados no coco.
  • Mesa da Ana – Um restaurante super aconchegante e gostoso, comandado por um casal super simpático. Tem uma mesa coletiva, e a ideia é confraternizar.
  • Cacimba Bistrô – Fica na vila dos remédios e é super localizado. O clima é mega aconchegante e tranquilo. Não deixe de pedir a Carne de Sol do Chico é uma delícia!
  • Jacaré: abre só para almoço, e é um baratão caseiro com buffet livre por R$45. Fica na Vila dos Remédios, e fecha 14h.
  • Almocinho a quilo: Para um almocinho leve entrepraias, o Empório São Miguel funciona. Uma salada fica mais ou menos R$15/R$20. À quilo até 15h
  • Crepe: só abre de noite, na praça dos Flamboyants, com música ao vivo. O crepe é uma delícia.
  • Museu do Tubarão: funciona só até 18h para pedidos, e achei que tem um ótimo custo benefício. Peça o escondidinho de camarão com um arroz, que inclusive dá para duas pessoas, e a isca de peixe com fritas.
  • Japa: Adorei o Manaka Sushi. Serve também japa com peixe fresco da ilha.
  • Onde comer barato em Noronha: os quiosques da praia do Porto servem PF.
      •  
Qual melhor época para viajar para Fernando de Noronha?


Dependendo da época do ano, tudo muda na ilha.

Para quem gosta de um mar calminho, a melhor época para viajar para Fernando de Noronha é de agosto a meados de outubro.

Em fim de outubro e começo de março quando entra o swell e as ondas sobem.

Já de março a julho chove. É uma chuva rápida, mas que deixa o mar turvo e com menos visibilidade .

Dica para o Swell: quando as ondas entram no mar de dentro, as praias do mar de fora ficam melhores para banho. E no canto direito das praias do Bode e Americano formam-se piscinas naturais.

o que fazer em Fernando de Noronha:

Quantos dias ficar em Fernando de Noronha?


Como mostramos aqui no post, há muito o que fazer em Noronha. O mínimo são 3 dias, mas ainda assim é muito pouco tempo.

Recomendamos, pelo menos, 5 dias inteiros na ilha. Mas o ideal são 7 dias.

Quais taxas precisa pagar em Fernando de Noronha?

O território de Noronha possui uma Área de Proteção Ambiental e um Parque Nacional Marinho. Portanto, são necessárias pagar duas taxas para circular na ilha:

Taxa de Preservação Ambiental – Para tudo permanecer belo e bem protegido, o governo do estado de Pernambuco cobra uma taxa de preservação diária (TPA). Ela é cobrada de acordo com os dias que você passar na ilha. Você pode consultar os valores e pagarpelo internet, através do Governo de Pernambuco

Carteirinha de Entrada do Parque Marinho – Obrigatória para acessar o Parque Nacional Marinho. A praia do Sancho, Leão, Atalaia,  Baía Sudeste, ilhas Gineta, Rasa e do Mei fazem parte do Parnamar. A carteirinha dura 10 dias e custa R$ 70 para os brasileiros, R$ 150 para os gringos. Você obtê-la na sede do IBAMA/ICM-BIO, na ilha mesmo.

Precisa levar dinheiro para Noronha?

O ideal é levar dinheiro em espécie para Fernando de Noronha. A ilha tem Santander e Banco do Brasil em Noronha, além de um caixa 24h no aeroporto para os outros bancos. Mas nem sempre estão funcionando.

Noronha onde fica:

O arquipélago de Fernando de Noronha pertence ao estado de Pernambuco e fica a 1 hora de avião de Recife. A forma mais fácil de chegar em Noronha é de avião. Atualmente, apenas Voepass e Azul estão voado o trecho.

Quais as melhores praias de Fernando de Noronha

Todas as praias de Noronha são lindas, mas as praias do mar de dentro têm águas mais calmas. As que gostamos mais são:

  • Praia do Sancho
  • Praia da Cacimba
  • Baía dos Porcos
  • Praia do Cachorro com o buraco do galego
  • Praia da Conceição
 
Veja todos as informações no post.
Join the Conversation

42 Comments

  1. says: Mariana

    Que lugar maravilhoso! Vocês arrasam! Sempre acompanho os lugares legais que vocês vão para programar minhas férias. Noronha já entrou na wishlist.

  2. says: SABINO CORREIA FILHO

    olááá!!
    Vou com a minha família (Eu, Esposa e minha Filha), no dia 11/07 e retorno dia 17/07, já paguei todas as taxas, agendei o Ilhatour, o passeio de Barco. Quero saber quantos minutos levam da BR até a praia, qualquer praia, e quero saber também se o taxí vai até bem proximo a praia.
    Att
    SABINO CORREIA FILHO

    1. says: admin

      Sabino, a BR atravessa a ilha, que é pequena. tem 7-10 km mais ou menos.
      Agora, para as praias, depende. tem umas coladinhos na BR, outras um pouquinho mais distantes.

  3. says: Juliana Rocha

    Olá! Adorei o post de Noronha e suas dicas. Tenho 2 dúvidas e se vc puder me ajudar vou amar. O passei lancha vip vc contratou o Noronha passeios? E quais praias precisa de guia?? Vou ficar 5 dias. Feliz 2020 e mais viagem! Obrigada
    Juliana

    1. says: gabiviajatg

      Oi, isso, contratei com o Passeios Noronha!
      Não precisa de guia para nenhuma praia, Ju. Só para as trilhas dentro do parque, como a do atalaia, por exemplo (as que eu menciono no post).
      Existe o ilha tour, mas se vc tem 5 dias, não precisa. Melhor ir por você mesma, sem guia.

  4. says: Mário Eugênio Pavani

    As praias continuam lindas mas a sujeira está por todo lado
    Restos de materiais de construção por todo lado
    A ilha está infestada de gatos
    Minha filha pegou uma bactéria perigosíssima lá

    1. says: gabiviajatg

      Nossa, Mario, que relato triste. Estimo melhoras para sua filha. Mas isso foi agora no ano novo? Se sim, está aí a explicação: a ilha não comporta todo esse movimento, as pessoas não têm conciência e educação e, para piorar, há uma pressão de cias aéreas e de alguns hotéis para aumentar a frequência de voos para lá (inclusive, noturnos).

      E para piorar, o novo governo federal está desmontando do ICmbio, e deslocou de Noronha justamente um dos pesquisadores que tentava frear esse movimento, colocando em seu lugar um militar…

      Porém, em outubro, quando fomos, apesar de notar o impacto do turismo com o aumento de hotéis, obras e gente com caixa de som, na praia, não vi lixo.

      Quer dizer, na praia do sueste tinha muito plástico na água, mas isso vem da África e da Ásia, pelas correntes oceânicas. Não que isso sirva de desculpa, pelo contrário, mas não é uma questão local: o mundo todo está dessa forma, e é preciso reduzir urgentemente o consumo de plástico.

      Sobre gatos, tb vi muitos, e em estado de sofrimento. Mas infestado não acho o termo correto, porque os bichos não são uma peste, nem uma praga: eu mesma tenho 7 em casa que adotei das ruas. Há, sim, que castrá-los e cuidá-los. Eles são as vítimas, e não a peste <3

  5. says: Anônimo

    FERNANDO DE NORONHA

    Esse paraíso em alto-mar
    nasceu com a missão de encantar,
    no dia que a terra emergiu para respirar,
    e nunca mais voltou a mergulhar.

    Essa complacente mãe natureza
    arriada sobre um manto azul-turquesa,
    acariciada pelo Sol que impera sua realeza
    e beijada pelas ondas em correnteza.

    Nessa ilha de Nossa Senhora dos Remédios,
    Você cura e liberta de todos os tédios.
    A vida marinha, as praias e a paz são os assédios,
    onde o Morro do Pico é o mais alto dos prédios.

    Os Dois Irmãos simboliza esse lugar,
    que de Novo Éden eu vou chamar.
    Abusar da felicidade pode até pecar,
    mas esse santuário você precisa salvar.

    Autor: Sebastião Santos Silva da Bahia

Leave a comment
Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *