Dicas Estrasburgo: roteiro Alsácia

Estrasburgo é a representação mais perfeita da Alsácia. No meio do caminho entre a França e a Alemanha, entre o passado medieval e o futuro progressista, a cidade tem  tudo o que há de mais lindo e mais incrível dessa região tão peculiar. No post de hoje, a gente fez um guia de Estrasburgo, contando como foi nossa viagem.

_MG_2538

Dicas de Estrasburgo: um passeio pela cidade

Passando pela imensa e hipnotizante catedral gótica de Notre Dame (sim, aqui também há uma dela), você vai adentrar num labirinto de vielas tortuosas da cidade velha, com casas em estilo enxaimel tortas à la Grimm; tabernas, o mais tradicional mercado de Natal da França, lojas de restauração com vitrines entulhadas de bonecas e brinquedos do século XIX, e isso tudo numa cidade que concentra a segunda maior população estudantil da França, a sede do Parlamento Europeu, e que consegue reunir vários de festivais culturais num mesmo mês. Uma efervescência.

_MG_2727_MG_2760 _MG_2732

Dicas Estrasburgo: roteiro com crianças

E há mesmo muito o que ver e fazer em Estrasburgo. Ficamos cinco dias antes de seguir para Beaune, e foi paixão total. Para crianças, a cidade também é uma delícia. Primeiro, é fácil de caminhar; é aconchegante, e a parte mais antiga (chamada Petit France) parece um de conto de fadas (Alguém viu João e Maria por aí?), o que deixa os pequenos maravilhados, ainda mais levando em conta que, aqui, nada é cenário: tudo é muito real.  Juju dá cinco estrelinhas para Estrasburgo.

_MG_2722

_MG_2797_MG_2702

_MG_3046 _MG_3039

O bairro antigo merece ser explorado a pé, sem rumo, pelas ruas cercadas pelas casas típicas em estilo germânico, com madeirame à vista. E depois de explorar, ir e vir pelas ruas muitas vezes até jamais cansar de andar por elas, podemos passar para o próximo capítulo. A Petit France, situada na Grande Île. É um quarteirão super pitoresco, atravessado por vários canais, e com casas construídas no século XVI. Aqui, nos idos tempos, aglomeravam-se pescadores, curtidores e moleiros. É aqui também que fica as famosas Ponts Couverts.

Ponts Couverts estrasburgo

_MG_3076 _MG_3066_MG_3101 _MG_3062

Mini Guia de Estrasburgo: não deixe fora do roteiro

QUANDO CANSAR DE ANDAR A PÉ... Vá de barco, ou de bike. Há passeios guiados de batorama pelos canais de Estrasburgo. E pra quem curte uma magrela, há a opção de alugar uma bike pra circular pela cidade, e explorar outras regiões vizinhas. São mais de 500 km de ciclovia na cidade e arredores.  Aqui você encontra infos  sobre o serviço de bikes.

E COM MAIS DISPOSIÇÃO… você ainda pode chegar em Riquewihr ou Colmar, duas cidades alsacianas lindas de morrer a 70 km de Estrasburgo. Informe-se no lugar da locação de bike.

ONDE COMER: O Au Crocodile (10 Rue de l’Outre) é um dos resturante mais famosos de  toda a Alsácia, com uma estrela Michelin.  Outra instituição de Estrasburgo é o restaurante Maison des Tanneurs (42 Rue du Bain aux Plantes), endereço clássico para apreciar o melhor chucrute da cidade. Para explorar as especialidades regionais gastando um pouco menos, mas comendo tão bem quanto, o Chez Yvonne (10 Rue du Sanglier), no coração da zona histórica.

PARA CHOCÓLATRAS: Aqui em casa somos daqueles que acordam de madrugada para assaltar o armário de chocolates. Então vai por mim, o Jeff de Bruges tem uma coleção imperdíveis de trufas e bombons.  Merece uma suuuuper visita!

CULT: Os artistas e estudantes costumam se encontrar na Taverne Française. Fica na Avenue de la Marseillaise. Já no Laiterie, na Rue du Hohwald, rolam shows quase que diariamente.

COMO CHEGAR: A Air France tem voos diretos. Mas se o ponto de partida é Paris, pode-se ir de trem (4 horas aproximadamente) ou de carro (8 horas aproximadamente).

ONDE FICAR EM ESTRASBURGO: Para um estadia 5 estrelas, fique no Regent Petite France & Spa. Já o Hotel Beaucour é um 3 estrelas super bem localizado. O Kleber é um hotel 2 estrelas bem arrumadinho e central, localizado na Placê Kleber (FOI ONDE FICAMOS, E ADORAMOS).

Quer viajar mais e ficar por dentro de todas as dicas, novidades e promoções?

Deixe seu email aqui!

 

 

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.