Bali com crianças: Dicas para ir com família – parte 1

IMG_4654

Bali, Tailândia… ou Grécia??? O que nos fazia estar na dúvida entre 3 viagens tão diferentes? Primeiro, a ideia de estar numa praia paradisíaca. Depois, a decisão entre dois destinos completamente exóticos, ou um punhado de ilhas européias luxuosas e muito desejáveis.

Sobre Bali, todo mundo com quem falávamos tinha amado ou detestado; as histórias eram sinistras ou maravilhosas; eram sempre extremos, não rolava meio termo.

Decidimos por Bali. Preparamos as energias e fomos sem saber o que íamos encontrar. Trinta e seis horas de voo e 2 oceanos, a gente desembarca em Bali e … é caótico. Engarrafamentos, gente andando no meio dos carros, motos, caminhão, cavalo, tudo tão confuso que a gente se pergunta se atravessou metade do planeta em busca de um paraíso perdido.

bali calos7

caos bali5

No segundo dia de viagem, e lá estávamos nós em Kuta catando um voo low cost para Mykonos. Mas aí, de repente, a poeira assenta, e a gente é abraçado por uma energia linda. Bali é muito mais que uma ilha com praias incríveis e ondas perfeitas quebrando no horizonte.

Existe um mood Bali, uma atmosfera particular e apaixonante. As ruas têm cheiro de incenso, as pessoas vivem sorrindo, todo mundo é gentil, e tudo tem uma luz especial. Bali é um caso de amor. De todos os lugares que já conhecemos, nenhum foi tão mágico, cheio de sentidos e emocionante. Ubud, Kuta, Seminuak, Ulwatu, Padang Padang, Lembongan, Lovina, cada lugar, cada região da ilha reserva uma experiência especial.

uluwatu bali onde ficar

gili-existe-farm

bali onde ficar uluwatu5907029616_0ff1552424_b417718612_7526c2dfe7_bbali onde ficar uluwatu vista de bingin

bali onde ficar ubud alam gili pousada

418551583_91b0efff41_bbali onde ficar tanah lotbali onde ficar

bali onde ficar uluwat

bali onde ficar ubud o que fazer templo dos macacos bali onde ficar balangan

bali onde ficar

bali onde ficar tanah lot

4436157316_20d350ba94_b bali onde ficar por do sol bali onde ficar uluwatu cerimonia sarong

bali onde ficar uluwatu

bali onde ficar cachoeira ubudbali onde ficar manta point

bali onde ficar melhores praias

bali onde ficar

Então a primeira dica é: preparem o espírito, abram o coração, e estejam prontos pra receber e transformar. Ninguém passa por Bali impunemente,  e esse é o ponto. A Indonésia é um país islâmico, e das mais de 17 mil ilhas que formam o arquipélago, Bali é a única hinduísta. 

O que muda tudo, embora seja difícil pra gente aqui do Ocidente entender o significado disso. Superficialmente, o hinduísmo é tolerante, os cultos são ligados às forças da natureza, aos ancestrais, e tudo está conectado ao Karma. Se eu te faço bem, eu fico bem e tudo e todos ficam bem. E pra ser feliz, é só se embalar nessa onda!

Pra ter uma ideia de como o Karma é levado a sério, compramos passagens pra Gili e o barco não era o combinado. Era mínimo, sem salva-vidas pra todos, e nesse dia o mar estava com ondulações por causa de um terremoto na Indonésia. A viagem foi um perrengue, e quando desembarcamos em Gili, pedimos o reembolso da passagem. A empresa não queria devolver, não importava o argumento. Então desisti, dizendo que não queria continuar porque estava ficando triste. Como assim TRISTE? Imediatamente eles deram o dinheiro!

Em Bali, há centenas e centenas de templos, e oferendas aos deuses nas portas das casas e pelas ruas. Os balineses fazem oferendas várias vezes ao dia. É uma ilha espiritualizada, e cheia de tradições, com rituais ligados ao plantio, aos deuses, à vida e à morte. As famílias moram juntas, e há tradições até mesmo no ar nomes aos filhos, que segue a ordem de nascimento. Assim, o primeiro filho se chama WayanPutu ou Gede. Já o segundo filho se chama Made ou Kadek. O terceiro filho recebe o nome de Nyoman ou Komang. O quarto, Ketuk. O quinto filho em diante? Basta recomeçar a contagem.

 

Continue lendo dicas de hoteis, destinos de Bali, compras, as melhores regiões para se hospedar pela ilha e outras dicas clique aqui.

 

 

8 Comments

  • ingrid queiroz disse:

    Olá Juju!!

    Adorei o seu site, dei uam olhada por cima mas ainda vou “investigar” de cima a abaixo! Estou com uma dúvida e acho que você poderia me ajudar…
    Estou organziando com meu marido uma viagem para a Tailândia em janeiro. A idéia inicial era ir para Bali, mas como Janeiro é época de chuva meio que desistimos. AGora estamos pensando em talvez fazer Tailândia e Bali, temos apenas uns 16 dias (contando já com os dias de ida e volta), você acha que vale a pena ir até Bali ou ficamos somente pela Tailândia??

    Lindas as fotos e a sua família, parabéns!

    Abs, namastê

    • admin disse:

      Oi, Ingrid. Com 16 dias acho que não vale ir até Bali. Melhor você explorar bem a Tailândia e deixar Bali para uma próxima. Para se locomover de um lugar até outro na Tailândia leva um pouco de tempo, e vai ficar corrido pra vocês. Vai aproveitar e conhecer menos, no fim das contas.

      Em vez de Bali, porque você não dá um pulo em Luang Prabang? É do lado da Tailândia, fácil de chegar, e é um dos lugares mais astrais que já conhecemos! Super indico!

      Que lugares você pensa em ir na Tailândia?

      • ingrid queiroz disse:

        Então, decidimos ficar somente pela Tailândia mesmo. Chegaremos dia 14 de janeiro em Bangkok e voltamos dia 01 de fevereiro, um pouco mais que o planejado. Estamos super na dúvida de quais lugares visitar, até o momento os lugares que não queremos deixar de visitar são Bangkok, Koh tao e Koh phi phi. Daí não sabemos quais outras ilhas visitar, quantos dias dedicar a cada ilha… as que estão na lista são Railey beach, Koh Lanta, Similan islands, Koh phangan (essa vale a pena?)… também pensamos em talvez ir até Chiang mai…
        Temos preferências pelas praias, mas por outro lado penso que seria interessante conhecer um outro lado da Tailândia. Se fosse você, como faria a sua viagem?
        Nossa, estou quase enlouquecendo com tanta coisa, hahah.

        Muito obrigada pela atenção! abs

        • admin disse:

          Então vamos lá:
          Railey beach – linda, exótica, eu adorei. Mas seguinte: Ko Tao e Ko Phi Phi são ilhas com muitas praias lindas, centrinho, etc. Railay é UMA praia, com um mini centro beeeem roots. O incrível de lá é o visual, e o passeio para as quatro ilhas, onde você visita Hong Island e Pak Bi. Eu amei, e indicaria duas diárias lá. Vc chega e curte a praia local. No dia seguinte, faz os passeios. E no terceiro dia, parte bem cedo para outro lugar.
          Ko Tao – ficamos uns 4 dias por lá, e aproveitamos cada um deles.
          Phi Phi – pelo menos 5 dias
          Koh Lanta, Similan islands – não fui porque eram mais distantes, seria muito mar com a Juju. Talvez para uma viagem de 15, seja melhor vc descartar.
          Koh phangan – pularia (essa vale a pena?)…
          Chiang Mais – sinceramente, eu trocaria Chiang Mais por Luang Prabang. Luang é mega blaster charmosa, tem comida incrível, as Kuang Si Falls (imperdível), o mercado de artesanato mais lindo de todos, muita tradição, cerimônias budistas, montanhas… E o voo que vc pegaria para Chiang Mai, você pode pegar para Luang (ah, e preste atenção à questão de limite de peso das cias low cost! Fomos de Asian, estavamos over pesados, e foi um grande preju. Pela Bangkok Airlines, se você se cadastrar no fidelidade deles, tem direito a 30kg por pessoa)

    • admin disse:

      Ah, desculpe a demora na resposta, mas a gente estava viajando e o sinal em Torres del Paine estava ruim!

  • ingrid queiroz disse:

    Oie! Já havia esquecido que tinha escrevido por aqui quando comecei a procurar mais informações sobre a viagem e lembrei haha.

    Bom, ao final decidimos fazer Bangkok – Chiang Mai – Railay – Koh phi phi – Koh Tao. Estava super decidida até ler sobre Luang aqui no blog, me apaixonei e até me arrepiei com as fotos, troco na hora por Chiang Mai, só tenho que convencer meu marido! Muito obrigada pela atenção, você é uma fofa e seu blog ajudou bastante. Em bangkok vamos ficar no Chillax, gostamos da recomendação e em Koh Tao no Haad Tien, ainda vamos olhar o dos outros lugares.

    um beijo grande e logo contarei se vamos ou não à Luang!

  • luiz carlos disse:

    Quantos dias vcs ficaram em Bali e quantos dias em Gili??? quanto tempo de barco de Bali para Ilhas Gili???

    • admin disse:

      Ficamos 25 dias em Bali e 6 dias em Gili. De Bali para Gili são mais ou menos 3 horas de barco, Luiz. Gili é demais!!!! Incrível! E em Nusa Lembongan, uma outra ilha (mais perto de Bali), é onde tem um manta point. Lá, nadamos com mantas de 3 metros. Imperdível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Current ye@r *